O virar de Maio traz consigo uma série de jantares de final de ano, apesar de o ano ainda ir a meio. Mas, entre filhos, cônjuges, animais de estimação carentes e outras responsabilidades, conseguir combinar uma data pode ser um autêntico pesadelo. Será que conseguimos adaptar boas práticas de Marketing para resolver este intrincado problema?
Conseguimos, sim. Ora veja só:
Responder depressa e bem

Como vimos, os clientes levam vidas extraordinariamente ocupadas, de fazer inveja a qualquer Presidente da República. Por isso, qualquer contacto encetado pelo cliente deverá ter uma resposta rápida, sob pena de se perder na multitude de assuntos de Estado que lhe tomam a atenção. Aqui não se aplica a norma tantas vezes usada em contactos de cariz romântico – responder depressa não é sinal de desespero, é sinal de profissionalismo.
E que deve constar nestas respostas? Em primeiro lugar, um agradecimento. O cliente abençoou-o com o seu contacto e é bom que o faça sentir isso. Depois, há que recapitular o que foi dito ou combinado – é uma última oportunidade para o cliente se aperceber de que não se expressou bem, ou não entendeu bem, ou pura e simplesmente mudar de ideias. Os clientes fazem muito isso.
Quem também faz isso é aquele colega chato que só se lembra que não come leitão quando o restaurante já está marcado e os bilhetes para a Mealhada já estão comprados. Por isso, é importante ir recapitulando tudo tintim-por-tintim a cada passo.
Oferecer datas alternativas

Os clientes têm a vida ocupada. Mesmo que não tenham, fica-nos bem fingir que sim. Por isso, sempre que precisamos de marcar uma data com um cliente, seja para uma reunião, uma venda ou uma protocolar massagem nas costas, devemos oferecer várias opções – evita-se aquele fastidioso pingue-pongue de emails:
“Nesse dia não posso“,
“E se for no outro?“,
“Nesse tenho Reiki“,
“E se for no dia a seguir?”,
“Fico cansado do Reiki“.
Nada como propor várias datas e vários horários para que o azafamado cliente possa escolher a que mais lhe convém. Da mesma forma, se o objectivo é juntar a malta para comer leitão, uma data não vai chegar. O melhor é reservar o mês todo e rezar.
Combater perguntas com perguntas

Há pedidos e perguntas de clientes que nos levam algum tempo a responder. No entanto, como aprendemos, demorar a responder é um luxo ao qual não nos podemos dar. É aqui que entra o Método Socrático corporativo. O cliente pediu-lhe um orçamento para um bolo de aniversário? Com certeza. O bolo é para quantos? Deverá ter alguma mensagem personalizada? Queremos com recheio de chocolate ou chantilly? É para consumo humano?
Este tipo de perguntas, além de serem muitas vezes necessárias para que possa fazer o seu trabalho devidamente, têm também o condão de colocar a bola do lado do cliente. E, enquanto o cliente pensa, a sua empresa ganhou tempo precioso para ir comprar farinha.
Por isso, quando o Vascão da Continuidade vier perguntar onde é a jantarada, já sabe o que responder: “Grande Vasco, depende, tens alguma alergia alimentar? O estagiário vegan sempre vem? Vais apanhar um pifo e partir tudo como da outra vez? Só para sabermos.”
Se precisa de melhorar a sua comunicação ou de organizar um jantar sem espinhas: