Rico serviço

Rico serviço!

Nós não gostamos de ser polícias, mas às vezes os Clientes não dão hipótese. A pessoa farta-se de repetir as coisas, mas parece que entra a 100 e sai a 200. 

A quem se portou bem e fez tudo como nós aconselhamos, infelizmente vai ter de ouvir tudo outra vez por causa dos vossos colegas. A quem se portou mal e agora se queixa que não tem resultados, peçam desculpa aos vossos colegas que vão ter de levar um sermão quando não fizeram nada de mal. Por causa de uns, pagam os outros. 

Vamos lá então recapitular as asneiras que andamos a ver alguns de vós a fazer:

Não querer ver

Não estamos já carecas de dizer-vos que, para gerar competitividade e valor, é fundamental estimular as equipas internas a adoptar mentalidades empreendedoras e profissionais? Dos “Marketing Blind Spots”, que são aspectos ineficientes da empresa relacionados com os pontos de ligação ao mercado e aos clientes, este é um dos mais perigosos.

Então, porque diacho é que estamos a ver-vos impávidos e serenos de braços cruzados? O mercado é dinâmico, caramba! Não podem ficar só sossegadinhos, agarrados às práticas que resultaram no passado. Mexam-se, formem e sensibilizem as vossas pessoas!

Departamentalizar à bruta

Se tornamos a ouvir-vos dizer que não sabem, porque quem trata disso é o vosso colega, levam uma admoestação que nem sabem de que terra são.

Para já, mesmo que isso seja verdade, fica feio dizê-lo aos vossos clientes. Depois, a ser facto, é sinal de que há pouca comunicação entre departamentos. Se há uma nova promoção magnífica na empresa para o lançamento de um produto, mas os telefonistas não sabem sequer o que esse produto é, o que acham que vai acontecer quando as pessoas telefonarem com perguntas? Acham que tem algum jeito?

Ponham os olhos nos vossos colegas que garantem que os canais de comunicação interdepartamentais se mantêm bem-oleados. Nas empresas deles, os funcionários não andam aos papéis a fazer figura de urso à frente dos clientes. Quando chegar ao fim do ano, vão ter resultados positivos, enquanto vocês tentam esconder o Relatório e Contas para os vossos pais não verem a vergonha que apresentaram…

Desumanizar a empresa e os clientes

Alguns de vós aqui, realmente, parece que vieram da selva. Nem bom-dia nem boa-tarde, olham para as pessoas e parece que as querem comer. A vontade que dá é mandar toda a gente sair e tornar a entrar como deve ser. Custa-vos alguma coisa garantir que as vossas equipas cumprimentam as pessoas? Que são cordiais no trato com o cliente, que não falam por cima, que não são condescendentes? É pedir muito?

Não vos vai cair nenhuma perna por terem consideração com as pessoas. Olhem os vossos colegas: as equipas deles chegam a horasatendem as pessoas com consideração e respeito, preocupam-se com as necessidades dos clientes fomentam o bom ambiente na empresa. É assim que deve ser. E depois acabam prejudicados porque têm de nos estar a ouvir dizer a mesma coisa constantemente – e a culpa é toda vossa. Esperamos genuinamente não ter de tornar a repetir estas coisas.

Agora, para quem se portou bem e quer avançar mais na matéria, e não adianta referir aqui nomes, já sabem:

P.S. A inspiração para este texto foi colhida dos “Marketing Blind Spots” do novo livro “Entrepreneurial Marketing: Beyond Professionalism to Creativity, Leadership, and Sustainability” de Kotler, Kartajaya, Huan e Mussry. 


Artigos Recentes