RAQUEL BARBOSA RIBEIRO

ACTIVIDADES PROFISSIONAIS
Co-fundadora da AGEIRA – Associação de Gestão Empresarial e Inovação da Região de Alenquer, 2020-
CEO da Querer Além – Estratégia, Marketing e Comunicação, 2019-
Sócia e co-fundadora da TravelTailors Portugal, 2010 – 2020.
CEO e Directora de Marketing e Comunicação na TravelTailors Portugal, 2015 – 2019.
Coordenadora de research na Sumolis Gestão de Marcas, 2004-2008.
Técnica de estudos de mercado na Edimpresa Editora, Grupo Impresa, 2000-2004.
Ver mais:

FORMAÇÃO ACADÉMICA
2009: Doutora em Ciências Sociais, na especialidade de Sociologia, pelo ISCSP-UTL. Tema da dissertação: “Consumo e distinção social contemporânea. Os casos de Lisboa e Leiria: um estudo qualitativo”.
2002: Mestre em Sociologia, pelo ISCSP-UTL. Tema da dissertação: “Expectativas Socioprofissionais e Consumos Juvenis”.
1997: Licenciada em Comunicação Social, na especialização de Marketing, Publicidade e Relações Públicas, pelo ISCSP-UTL. Tema da dissertação: “A publicidade dirigida aos jovens”.

DOCÊNCIA E INVESTIGAÇÃO
Docência no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (Março de 1998 – ). Actualmente: Professora Auxiliar Convidada.

Coordenação e investigação na Secção Temática Classes e Desigualdades da Associação Portuguesa de Sociologia (2009-2015).
Mentoria do projecto INCOMUM, sobre trabalhos, alunos e profissionais de Marketing e Comunicação (2009-).
Membro do grupo de trabalho para a avaliação A3ES do 1º, 2º e 3º Ciclos de Ciências da Comunicação / Comunicação Social do ISCSP-UTL (2012).
Membro do grupo de trabalho para a análise comparativa e revisão dos planos de estudos em Ciências da Comunicação/Comunicação Social do 1º, 2º e 3º Ciclos do ISCSP-UTL e dos seus principais concorrentes (2010-2011).
Membro do grupo de trabalho para a adequação da Licenciatura e Mestrado em Comunicação Social ao Processo de Bolonha (2006).

PUBLICAÇÕES E EVENTOS

Artigos

Livros e capítulos de livros

Comunicações

Organização de eventos científicos   

Moderação de eventos científicos   

Encontros científicos e profissionais

PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO        

2020

2013

The main objective in this proposal is to develop a theoretical and political model of the emerging Social Innovations taken place in Europe, and beyond.

2012

Inclusive innovations in consumer societies. Reducing socio-economic inequality and enhancing consumer competences among children and young people in Europe.

2010-2011

2009

ORIENTAÇÕES E JÚRIS   

Orientações de teses e trabalhos

Teses de Mestrado:

Seminários de Licenciatura:

2022

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

Júris de provas académicas

Outras actividades   

Associações profissionais

Entrevistas e referências nos média     

Entrevista “Luzes de Natal

Entrevista “O dinheiro também exige educação

Entrevista “O fenómeno do consumismo

Entrevista “No litoral estão os empregos de topo

Entrevista “Comprar um Ferrari não tem nada de condenável

Reportagem “Consumo privado e atividade económica voltam a recuperar”, de Sónia Santos Silva, disponível em http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3431411 .

Reportagem “A sociedade de consumo portuguesa ainda é bastante imatura”, de Graça Menitra, disponível em http://www.jornaldeleiria.pt/files/_Ed_1500_51659978a5d8a.pdf .

Reportagem “Levar para casa as sobras”, de Sónia Calheiros, disponível em http://visao.sapo.pt/levar-para-casa-as-sobras=f709004 .

Reportagem “A moda da segunda mão. Usado é chique”, de Sónia Calheiros.

Reportagem “Hábitos de consumo: o que está a mudar”, de Sílvia Júlio, disponível em http://www.familiacrista.com/noticias/familia/1506-o-que-esta-a-mudar.php .

Reportagem “No país das trocas”, de Luísa Oliveira, disponível em http://visao.sapo.pt/no-pais-das-trocas=f657794 .

Reportagem “Era uma vez a geração da abundância”, de Lúcia Crespo, disponível em http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/weekend/detalhe/era_uma_vez_a_geraccedilatildeo_da_abundacircncia.html .

Reportagem “No poupar é que está o ganho”, de Olívia Santos.

Reportagem “Uma velha forma de vida”, de Lúcia Crespo, disponível em http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/weekend/detalhe/uma_velha_forma_de_vida.html .

Reportagem “Comida para cão vende mais do que a de bebé” de Hugo Franco.

Reportagem “Depois das férias, o divã” de Hugo Franco.

Reportagem “Viagem ao mundo dos super descontos na Internet” de João Santos Duarte, disponível em http://rr.sapo.pt/multimedia_video.aspx?fid=167&fileid=316279.

Reportagem “O impacto da crise na vida das pessoas”, de Sónia Santos Dias, disponível em http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-videos-2/#id=291.

Reportagem “Tudo começou com o “leva agora, paga depois” ”, de Ricardo Marques, disponível em http://www.cpee.pt/media/uploads/pages/Expresso_7_5_2011.pdf .

Reportagem “Um presente sem preço”, de Sílvia Júlio.

Reportagem “Leiria é o distrito com mais carros por pessoa”, de Raquel de Sousa Silva.

Reportagem “Ser ou parecer: leirienses valorizam riqueza”, de João Paulo Silva.