
ACTIVIDADES PROFISSIONAIS
Co-fundadora da AGEIRA – Associação de Gestão Empresarial e Inovação da Região de Alenquer, 2020-
CEO da Querer Além – Estratégia, Marketing e Comunicação, 2019-
Sócia e co-fundadora da TravelTailors Portugal, 2010 – 2020.
CEO e Directora de Marketing e Comunicação na TravelTailors Portugal, 2015 – 2019.
Coordenadora de research na Sumolis Gestão de Marcas, 2004-2008.
Técnica de estudos de mercado na Edimpresa Editora, Grupo Impresa, 2000-2004.
Ver mais:
FORMAÇÃO ACADÉMICA
2009: Doutora em Ciências Sociais, na especialidade de Sociologia, pelo ISCSP-UTL. Tema da dissertação: “Consumo e distinção social contemporânea. Os casos de Lisboa e Leiria: um estudo qualitativo”.
2002: Mestre em Sociologia, pelo ISCSP-UTL. Tema da dissertação: “Expectativas Socioprofissionais e Consumos Juvenis”.
1997: Licenciada em Comunicação Social, na especialização de Marketing, Publicidade e Relações Públicas, pelo ISCSP-UTL. Tema da dissertação: “A publicidade dirigida aos jovens”.
DOCÊNCIA E INVESTIGAÇÃO
Docência no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (Março de 1998 – ). Actualmente: Professora Auxiliar Convidada.
- Docência das disciplinas “Marketing” (1998-), “Pesquisa de Marketing” (1998-), “Publicidade e Relações Públicas” (1999-2009), “Comunicação nas Organizações” (2009-2011), “Projecto” (2007-2017) e “Seminário” (2008-2017) da Licenciatura em Ciências da Comunicação.
- Docência das disciplinas “Sociologia do Consumo” (2007-2017), “Auditoria de Marketing e Comunicação” (2008-2014) / “Pesquisa e Avaliação em Comunicação Estratégica” (2015-2018), “Seminário Intensivo” (2012-2014), “Estudos de Comunicação Contemporânea” (2014-2017) e “Métodos de Investigação” (2017-) do Mestrado em Comunicação Social.
- Docência do módulo “Informação, Comunicação e Marketing” da Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde (2016-).
- Docência do módulo “Marketing, Relações Comerciais e Internacionais” da Pós-Graduação em Diplomacia Comercial (2014-2016).
- Docência do módulo “A Nova Ideia e o seu Posicionamento no Mercado” no Curso Avançado de Empreendedorismo Local, Escola de Liderança e Inovação do ISCSP (2014/2015).
- Docência do módulo “Branding” (2011) na Pós-Graduação em Marketing Musical.
- Membro integrado do CAPP (Centro de Administração e Políticas Públicas), na linha de investigação em Comunicação e Media / Grupo Sociedade, Cultura e Comunicação (2010-).
- Secretariado da Unidade de Coordenação Pedagógica em Ciências da Comunicação, para o II Ciclo de estudos (Janeiro 2014-).
Coordenação e investigação na Secção Temática Classes e Desigualdades da Associação Portuguesa de Sociologia (2009-2015).
Mentoria do projecto INCOMUM, sobre trabalhos, alunos e profissionais de Marketing e Comunicação (2009-).
Membro do grupo de trabalho para a avaliação A3ES do 1º, 2º e 3º Ciclos de Ciências da Comunicação / Comunicação Social do ISCSP-UTL (2012).
Membro do grupo de trabalho para a análise comparativa e revisão dos planos de estudos em Ciências da Comunicação/Comunicação Social do 1º, 2º e 3º Ciclos do ISCSP-UTL e dos seus principais concorrentes (2010-2011).
Membro do grupo de trabalho para a adequação da Licenciatura e Mestrado em Comunicação Social ao Processo de Bolonha (2006).
PUBLICAÇÕES E EVENTOS
Artigos
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Fernandes, Filipa (2020), A comunicação omnicanal em turismo, Comunicação Pública, 15 (28). DOI: 10.4000/cp.7597.
- Filipe, Laura Filipe; Ribeiro, Raquel Barbosa; Fernandes, Filipa (2020), A comunicação omnicanal das agências de viagens com os seus consumidores, Comunicação Pública, 15 (28). DOI: 10.4000/cp.6928.
- Ferreira, Thaís Yamanari; Ribeiro, Raquel Barbosa; Belim, Célia (2020), Ícones culturais vintage na comunicação turística de Lisboa, Comunicação Pública, 15 (28). DOI: 10.4000/cp.6747.
- Viçoso, Tiago; Ribeiro, Raquel Barbosa; Trindade, Alice (2019), Criação de conteúdos online: blogging, youtubing e livestreaming em análise, Estudos em Comunicação, 1 (29). DOI: 10.25768/fal.ec.n29.a13.
- Bilro, Marcos; Ribeiro, Raquel Barbosa; Trindade, Alice (2019), “Free to Play“: a comunicação de marketing dos videojogos gratuitos. Comunicação Pública, 14 (26). DOI: 10.4000/cp.4115.
- Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Alexandra; Lima, Louisienne (2019), A promoção turística de Cabo Verde no mercado português, Pasos, 17 (3), 509-526. DOI: 0.25145/j.pasos.2019.17.036. VENCEDOR DO PRÉMIO DE MÉRITO CIENTÍFICO INVESTIGAÇÃO AVANÇADA CGD-ISCSP EM ESTUDOS AFRICANOS, EM 2018.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Fonseca, Jaime Raul Seixas; Soares, Isabel (2018), Spend as I say, not as I do: Children, Families and Household Consumption in Different Socio-Economic Contexts, International Journal of Consumer Studies, 42(5), 566-582. DOI: 10.1111/ijcs.12476. VENCEDOR DO PRÉMIO DE MÉRITO CIENTÍFICO INVESTIGAÇÃO AVANÇADA CGD-ISCSP EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, EM 2018.
- Quaresma, Catarina; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Barbosa (2017). A utilização da web na promoção do Enoturismo na região Oeste de Portugal, Revista Turismo & Desenvolvimento, 27/28, 1489-1499.
- Miguéis, Inês Gascon; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Barbosa (2017). Place Branding – Óbidos e os eventos culturais, Revista Turismo & Desenvolvimento, 27/28, 691-702.
- Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Barbosa; Ferreira, Ana Carolina (2017). A comunicação de Portugal como destino de Surf: análise exploratória, Revista Turismo & Desenvolvimento, 27/28, 703-712.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Soares, Isabel (2016), “Insights and directions for sociological approaches to saving: The case of a Financial Education Programme for children in Portugal“, Journal of Consumer Culture, 17(3), 845-863. DOI:10.1177/1469540516634411. VENCEDOR DO PRÉMIO ISCSP-INVESTIGAÇÃO (CATEGORIA “INVESTIGADORES DO CAPP”) E MENÇÃO HONROSA DO PRÉMIO DE MÉRITO FUNDAÇÃO D. PEDRO IV, EM 2017.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Alves, Sofia Branquinho; Alves, Tânia (2014), “Tendências de consumo: Recommerce e DYI”, in 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. ISBN: 978-989-97981-2-0.
- Pires, Carlos; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014) “O consumidor e a comunicação do sector bancário em Portugal: contextos e tendências”, in 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. ISBN: 978-989-97981-2-0.
- Marques, Pedro; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Jogos Sérios: Ferramentas do Novo Jornalismo”, in 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. ISBN: 978-989-97981-2-0.
- Bolaños, Inês; Ribeiro, Raquel Barbosa; Ramos, Bruno Alexandre Cipriano Rapaz (2014), “O poder do word-of-mouth e do conteúdo gerado por utilizadores na comunicação turística. O caso de uma agência de viagens à medida.”, Revista Turismo & Desenvolvimento, 21/22, pp. 13-22.
- Ramos, Bruno Alexandre Cipriano Rapaz; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Aldeias do Xisto: a estratégia de marketing e comunicação de uma marca territorial”, Revista Turismo & Desenvolvimento, 21/22, pp. 13-23.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Lourenço, Joana (2013), “Valores e comunicação para a responsabilidade. Análise de campanhas dirigidas a crianças”, Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Número temático: Lógicas de desenvolvimento social inclusivo e sustentável, 61-84.
- Foà, Caterina; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “Responsabilidade social e integração através da música. Estudos de caso em Itália e Portugal.”, Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Número temático: Lógicas de desenvolvimento social inclusivo e sustentável, 109-132.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Susana Albuquerque, Jaime Raúl Seixas Fonseca, Carlos Bicho Pires e Diana Rodrigues Quintino (2013), “A procura do consumo financeiramente sustentável. Socialização e representações sociais do consumo, crédito e poupança.”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 101, 65-88.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “Crianças, consumo e poupança: um estudo em duas escolas primárias”, Observatório Português da Juventude.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2012), “Consumo e poupança infantil: diferenças por contexto socioeconómico” in Atas do VII Congresso Português de Sociologia, Lisboa: APS. ISBN: 978-989-97981-0-6.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2011), “A educação financeira das crianças: aprender a gastar e a poupar”, in Hernâni Veloso Neto (Coord.) et al. – Plataforma Barómetro Social – Ano de 2011 em revista, Vila do Conde: Civeri Publishing, 407, pp. 1-3. ISSN 2182-1879.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2011), “Consumo e distinção contemporânea: os casos de Lisboa e Leiria”, Sociologia Online, 4, 35-60, ISSN: 1647-3337.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2011), “Poupança e consumo em Portugal: desafios ao equilíbrio”, in Hernâni Veloso Neto (Coord.) et al. – Plataforma Barómetro Social – Ano de 2011 em revista, Vila do Conde: Civeri Publishing, 217, pp. 1.2. ISSN 2182-1879.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2008), “O consumo: uma perspectiva sociológica” in Actas do VI Congresso Português de Sociologia. Lisboa: Mundos Sociais, Saberes e Práticas, ISBN: 978-972-95945-4-0.
- Ribeiro, Raquel Barbosa e Capaz, Beatriz (2008), “A Sociologia do Consumo: correntes e reflexões” na revista Marketeer, nº 143, Junho, Lisboa.
- Ribeiro, Raquel Barbosa e Capaz, Beatriz (2006), “Saúde e bem-estar: tendência no consumidor português”, Marketeer, nº 114, Janeiro, Lisboa.
Livros e capítulos de livros
- Ribeiro, Raquel Barbosa, coord. (2023). Marketing: do conhecimento à decisão. Lisboa: Causa das Regras. 4ª edição.
- Ribeiro, Raquel Barbosa, coord. (2016). Marketing: do conhecimento à decisão. Lisboa: Causa das Regras.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2016), Os mercados da CPLP: caraterização e perspetivas, in Sónia Pedro Sebastião (coord.), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A afirmação global das culturas de expressão portuguesa, Lisboa, ISCSP, pp. 101-135. Mais informação em http://capp.iscsp.ulisboa.pt/pt/cplp-a-afirmacao-global-das-culturas-de-expressao-portuguesa.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Soares, Isabel (2015), “Marketing / Marketing Science”, in Cook, Daniel e Ryan, J. Michael (eds.), The Wiley-Blackwell Encyclopedia of Consumption and Consumer Studies, John Wiley & Sons Ltd., pp. 389-393. DOI: 10.1002/9781118989463.wbeccs160.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Soares, Isabel (2015), “B2B Marketing”, in Cook, Dan (ed.), in Cook, Daniel e Ryan, J. Michael (eds.), The Wiley-Blackwell Encyclopedia of Consumption and Consumer Studies, John Wiley & Sons Ltd., pp. 27-28. DOI: 10.1002/9781118989463.wbeccs013.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Quintino, Diana; Romano, Guilherme (2014), “Programas de educação para o consumo em Portugal: análise e reflexões críticas”, in Hernâni Veloso Neto e Sandra Lima Coelho (Eds), Responsabilidade Social, Respeito e Ética na Vida em Sociedade, Coleção Cive Morum, Vila do Conde, Civeri Publishing, pp. 323-344. ISBN 978-989-97762-7-2. Disponível em http://civemorum.com.pt/PT/edicao.php.
- Figueiredo, Filipa Frazão; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Mudança nas práticas de consumo e nas estratégias de comunicação: frugalidade, preços e descontos”, in Hernâni Veloso Neto e Sandra Lima Coelho (Eds), Responsabilidade Social, Respeito e Ética na Vida em Sociedade, Coleção Cive Morum, Vila do Conde, Civeri Publishing, pp. 300-322. ISBN 978-989-97762-7-2. Disponível em http://civemorum.com.pt/PT/edicao.php.
- Ribeiro, Raquel Barbosa, coord. (2013), Marketing para Estudantes de Comunicação; Pesquisa, Estratégia e Avaliação. 2ª Edição. Lisboa, Causa das Regras, ISBN: 978-989-98256-2-8. Disponível em https://marketingiscsp.wordpress.com/2013/09/06/livro-marketing-para-estudantes-de-comunicacao/.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Lourenço, Joana (2013), “A comunicação para a responsabilidade. Análise de campanhas de responsabilidade financeira, ambiental e social dirigidas às crianças”, in Hernâni Veloso Neto e Sandra Lima Coelho (Eds), Proceedings Cive Morum 2013 International Congress. Vila do Conde: Civeri Publishing, pp. 13-17. ISBN: 978-989-97762-4-1.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Quintino, Diana (2013), “A educação para o consumo em Portugal: uma análise crítica de programas públicos e privados”, in Hernâni Veloso Neto e Sandra Lima Coelho (Eds), Proceedings Cive Morum 2013 International Congress. Vila do Conde: Civeri Publishing, pp. 147-150. ISBN: 978-989-97762-4-1.
- Foa´, Caterina; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “Da responsabilidade social das organizações ao consumo responsável. Projectos sociais e produtos culturais gratuitos”, in Hernâni Veloso Neto e Sandra Lima Coelho (Eds), Proceedings Cive Morum 2013 International Congress. Vila do Conde: Civeri Publishing, pp. 151-155. ISBN: 978-989-97762-4-1.
- Figueiredo, Filipa Frazão; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “Do premium ao preço: mudança nas práticas de consumo e nas estratégias de comunicação”, in Hernâni Veloso Neto e Sandra Lima Coelho (Eds), Proceedings Cive Morum 2013 International Congress. Vila do Conde: Civeri Publishing, pp. 167-173. ISBN: 978-989-97762-4-1.
- Ribeiro, Raquel Barbosa e Dias, Vanessa Vieira (2012), “Videojogo, disse ela: uma análise ao consumo de videojogos no feminino”. In: Cátia Ferreira e Roger Tavares (eds). Jogar, Jogo e Sociedade, Videogames 2012, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, pp. 179-189. ISBN: 978-989-98248-0-5.
- Sebastião, Sónia Pedro e Ribeiro, Raquel Barbosa (eds) (2012), Portugal: Destino a Comunicar. A Comunicação no Turismo Português. Lisboa: ISCSP-CAPP (versão e-book), ISBN: 978-989-646-078-5.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2012), “Viajar: necessidade social e identidade nacional”. In: Sebastião, Sónia Pedro e Ribeiro, Raquel Barbosa (eds). Portugal: Destino a Comunicar. A Comunicação no Turismo Português. Lisboa: ISCSP-CAPP, pp. 18-23. ISBN: 978-989-646-078-5.
- Ribeiro, Raquel Barbosa, coord. (2012), Marketing para Estudantes de Comunicação; Pesquisa, Estratégia e Avaliação. Lisboa, Causa das Regras, ISBN: 978-989-96364-6-0.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2011), Consumo e classes sociais em Portugal: auto-retratos. Lisboa, Causa das Regras, ISBN: 978-989-96364-3-9.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2010), Sociologia do Consumo aplicada ao Marketing e à Comunicação, Lisboa, Colecção Manuais Pedagógicos do ISCSP-UTL, ISBN: 978-989-646-046-4.
Comunicações
- Ribeiro, Maria Helena & Ribeiro, Raquel Barbosa (2018). Ação coletiva, espaço público e participação cidadã. O caso IAC – Iniciativa de Auditoria Cidadã à dívida em Portugal. X Congresso Português de Sociologia, 11 de Julho, Universidade da Beira Interior.
- Quaresma, Catarina; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Barbosa (2017). “A utilização da web na promoção do Enoturismo na região Oeste de Portugal”. Conferência Internacional INVTUR 2017, 17 a 19 de Maio, Universidade de Aveiro.
- Miguéis, Inês Gascon; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Barbosa (2017); “Place Branding – Óbidos e os eventos culturais: Estudo de caso sobre a Óbidos Vila Natal e o Festival do Chocolate”. Conferência Internacional INVTUR 2017, 17 a 19 de Maio, Universidade de Aveiro.
- Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Barbosa; Ferreira, Ana Carolina (2017); “A comunicação de Portugal como destino de Surf: análise exploratória”. Conferência Internacional INVTUR 2017, 17 a 19 de Maio, Universidade de Aveiro.
- Lima, Louisiene; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel (2016),“A comunicação e promoção turística de Cabo Verde”, XII Congresso da Lusocom / III Congresso da Mediacom 19-21 Outubro, Praia, Cabo Verde.
- Gonçalves, Rafaela; Lima, Louisiene; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel (2016),”Nation branding: o marketing turístico do Brasil em Portugal”, XII Congresso da Lusocom / III Congresso da Mediacom 19-21 Outubro, Praia, Cabo Verde.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Soares, Isabel (2015), “New patterns of consumption among Portuguese-speaking African countries”, 12th ESA Conference, 26 de Agosto, Praga, República Checa.
- Cruz, Vanessa; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “From premium-chic to premium-cheap. Consumption in group buying & discount sites”, ESA Consumption Research Network Midterm Conference, 4 de Setembro, Universidade do Porto.
- Nascimento, Petra Santana do; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Angolan Consumer”, ESA Consumption Research Network Midterm Conference, 4 de Setembro, Universidade do Porto.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Soares, Isabel (2014), “Spend It As I Tell You, NOT As I Do: Children, Families and Money In Different Socio-Economic Contexts”, XVIII ISA World Congress of Sociology, 19 de Julho, Yokohama, Japão.
- Bolaños, Inês; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “O poder do word-of-mouth e do conteúdo gerado por utilizadores na comunicação turística. O caso de uma agência de viagens à medida.”, Conferência Internacional INVTUR 2014, 7 a 10 de Maio, Universidade de Aveiro.
- Ramos, Bruno Alexandre Cipriano Rapaz; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Aldeias do Xisto: a estratégia de marketing e comunicação de uma marca territorial”, Conferência Internacional INVTUR 2014, 7 a 10 de Maio, Universidade de Aveiro.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Alves, Sofia Branquinho; Alves, Tânia (2014), “Tendências de consumo: Recommerce e DYI”, VIII Congresso Português de Sociologia, 14 a 16 de Abril, Universidade de Évora.
- Pires, Carlos; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014) “O consumidor e a comunicação do sector bancário em Portugal: contextos e tendências”, VIII Congresso Português de Sociologia, 14 a 16 de Abril, Universidade de Évora.
- Marques, Pedro; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Jogos Sérios: Ferramentas do Novo Jornalismo”, VIII Congresso Português de Sociologia, 14 a 16 de Abril, Universidade de Évora.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), Palestras “1) Social classes revisited and new status; 2) Consumer empowerment and co-creation; 3) Audit in marketing and communication: A Portugal public case”, 2 e 3 de Outubro, Vytautas Magnus University, Kaunas, Lituânia (ao abrigo do protocolo ERASMUS de intercâmbio de docentes).
- Figueiredo, Filipa Frazão; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “A importância do preço na comunicação das marcas”, 8º Congresso da SOPCOM, 17 a 19 de Outubro, ESCS, Lisboa.
- Figueiredo, Filipa Frazão; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “O smart-shopper. A importância do preço nas práticas de consumo”, I Encontro Internacional da Secção de Sociologia do Consumo da APS, 6 de Junho, FLUP, Porto.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “Educating children for consumption”, International Seminar Consumption, Children and Families, 15 de Maio, ICS, Lisboa.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Lourenço, Joana (2013), “A comunicação para a responsabilidade. Análise de campanhas de responsabilidade financeira, ambiental e social dirigidas às crianças”, Cive Morum 2013 International Congress, 25 de Março, FLUP, Porto.
- Ribeiro, Raquel Barbosa; Quintino, Diana (2013), “A educação para o consumo em Portugal: uma análise crítica de programas públicos e privados”, Cive Morum 2013 International Congress, 26 de Março, FLUP, Porto.
- Foa´, Caterina; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “Da responsabilidade social das organizaçoes ao consumo responsável. Projectos sociais e produtos culturais gratuitos”, Cive Morum 2013 International Congress, 26 de Março, FLUP, Porto.
- Figueiredo, Filipa Frazão; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “Do premium ao preço: mudança nas práticas de consumo e nas estratégias de comunicação”, Cive Morum 2013 International Congress, 26 de Março, FLUP, Porto.
- Ribeiro, Raquel Barbosa e Dias, Vanessa Vieira (2012), “Videojogo, disse ela: uma análise ao consumo de videojogos no feminino”, Videogames Conference 2012, 14 de Dezembro, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2012), “Live on, dream on: media, consumo e status”, X Congresso da Lusocom, 28 de Setembro, ISCSP-UTL, Lisboa.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2012), “Do children need education for consumption? Ethical reflections inspired by a Program in Portugal”, ESA Consumption Research Network Interim Meeting, 6 de Setembro, Berlim, Alemanha.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2012), “Consumo e poupança infantil: diferenças por contexto socioeconómico”, VII Congresso Português de Sociologia, 22 de Junho, Porto.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2012), Palestras “Sociology of Consumption: 1) Social classes revisited and new status; 2) Children as consumers; 3) Is consumer education a concern for sociologists of consumption?”, 2, 3 e 4 de Maio, Universitá degli Studi di Milano, Milão, Itália (ao abrigo do protocolo ERASMUS de intercâmbio de docentes).
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2011), “Children spend, children save”, 10th ESA Conference, 8 de Setembro, Genève, Suíça.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2011), “Consuming Better. A Partnership between Sociology and Social Work”, Sociology and Social Work Seminar, 27 de Maio, ISCSP-UTL, Lisboa.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2011), “Para além da crise: adaptações e potencialidades do consumidor do século XXI”, I Encontro Consumo, Cultura e Sociedade, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 9 de Abril.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2010), “Consumo e distinção contemporânea: os casos de Lisboa e Leiria”, Fórum “Consumos e Desigualdades” da Secção Classes e Desigualdades da Associação Portuguesa de Sociologia, 15 de Outubro, ISCSP-UTL, Lisboa.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2010), Palestras “Strategic Marketing Opportunities: 1) Social classes revisited and new status; 2) Consumer empowerment; 3) Saving behaviour”, 21 e 22 de Outubro, Arteveldehogeschool, Gent, Bélgica (ao abrigo do protocolo ERASMUS de intercâmbio de docentes).
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2010), “The impact of economic downturn on “distinctive” consumption choices”, ESA Consumption Research Network Interim Meeting, 27 de Agosto, Tartu, Estónia.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2009), “Consumption and contemporary distinction”, 9th ESA Conference, 5 de Setembro, Lisboa.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2008), “O consumo: uma perspectiva sociológica”, no VI Congresso Português de Sociologia, 26 de Junho, Lisboa.
- Ribeiro, Raquel Barbosa (2007), “Seguindo a pista dos sentidos” no Simpósio de Inovação e Segurança Alimentar da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, 28 de Novembro.
- Ribeiro, Raquel Barbosa e Capaz, Beatriz (2005), “Think outside the lab – o consumidor no seu labirinto”, 2º Seminário de Estudos Qualitativos da Associação Portuguesa de Estudos de Mercado e Opinião (APODEMO), 10 de Novembro, Lisboa.
Organização de eventos científicos
- Organização do VIII Congresso Português de Sociologia, em representação da Secção de Classes e Desigualdades da Associação Portuguesa de Sociologia, 14 a 16 de Abril de 2014, Universidade de Évora, Évora.
- Organização do VII Congresso Português de Sociologia, em representação da Secção de Classes e Desigualdades da Associação Portuguesa de Sociologia, 20 a 23 de Junho de 2012, UP, Porto.
- Organização da Conferência “Portugal: Destino a Comunicar” do Grupo de Comunicação e Media (GCM) do CAPP, 16 de Março de 2012, ISCSP-UTL, Lisboa.
- Organização de aulas abertas em 2011:
Estudos de Audiências, com a Dra. Nathalie Costa (27 de Outubro).
As profissões da Publicidade, com os Drs. Ana Coelho e Sérgio Costa (27 de Outubro).
Relações Públicas e Assessoria Mediática, com a Dra. Edite Coelho (3 de Novembro).
Pesquisa Qualitativa em Comunicação e Marketing, com as Dras. Ana Freire e Madalena Lupi (8.11.2011).
O jornalismo e o emprego, com a Mestre Maribela Freitas (10 de Novembro).
Estudos de Tendências – “Trendspotting”, com a Dra. Ana Luísa Reis e a Dra. Sofia Alves (27 de Novembro). - Organização do Fórum “Consumos e Desigualdades” da Secção Classes e Desigualdades da APS, 15 de Outubro de 2010, ISCSP-UTL, Lisboa.
- Participação na organização do Congresso Internacional “Pós-rádio: R@dio como social media?”, coordenado por Paula Cordeiro, 25 e 26 de Março de 2010, ISCSP-UTL, Lisboa.
- Organização das conferências “Marketing Turístico” e “O Marketing ao serviço dos produtos de Luxo”, pela Prof. Dra. Naïade Freire, da ESC Paris, 3 de Março de 2010, ISCSP-UTL, Lisboa.
Moderação de eventos científicos
- Moderação da Sessão 7 do GT “ Rádio, Televisão” do X Congresso da Lusocom, 28 de Setembro de 2012, ISCSP-UTL, Lisboa.
- Moderação da Mesa 5 – “Consumo, risco e regulação”, da Secção Temática Sociologia do Consumo, VII Congresso Português de Sociologia, 22 de Junho de 2012, Porto.
- Moderação do Painel “A atractividade do destino Portugal: factores e estratégias”, Conferência “Portugal: Destino a Comunicar”, 16 de Maio de 2012, ISCSP-UTL, Lisboa.
- Moderação da Mesa Redonda “Livros sobre comunicação e media (como publicar: temas e estratégias)”, Congresso Internacional “Pós-rádio: R@dio como social media?”, 25 de Março de 2010, ISCSP-UTL, Lisboa.
Encontros científicos e profissionais
- Participação no programa ‘Connect to Success‘ da Embaixada dos Estados Unidos com o apoio da FLAD , 11 de Março de 2017, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.
- Presença na 1.ª Conferência Internacional do Plano Nacional de Formação Financeira, 12 de Julho de 2013, Banco de Portugal, Lisboa.
- Presença na Conferência do Dia da Formação Financeira, 31 de Outubro de 2012, Pátio da Galé, Lisboa.
- Presença no Congresso Internacional de Marketing da APPM, 19 de Abril de 2012, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.
- Presença na Conferência do Dia da Formação Financeira, 31 de Outubro de 2011, Centro Cultural de Belém, Lisboa.
- Presença na conferência “30 Years after Distinction”, 4 a 6 de Novembro de 2010, INHA, Paris, França.
- Presença no Congresso Internacional de Marketing da APPM, 20 de Maio de 2010, Lisboa.
- Participação no Encontro Anual de Delegados do BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), 21 de Junho de 2008, Lisboa.
- Presença no 13º Congresso da APODEMO: “O novo despertar do consumidor”, 29 de Maio de 2008, Lisboa.
- Presença na 13ª Conferência Internacional de Soft Drinks da Canadean, 28 de Maio de 2008, Lisboa.
- Presença no 12º Congresso da APODEMO: “Dormindo com o consumidor”, 30 e 31 de Maio de 2007, Lisboa.
- Presença no Congresso Internacional de Marketing da APPM, 25 a 31 de Outubro de 2007, Lisboa.
- Presença no Research Summit 2006, da GFK, 22 e 23 de Junho de 2006, Londres.
- Presença no 11º Congresso da APODEMO: “Inovação em Marketing: o papel dos Estudos de Mercado”, 18 e 19 de Maio de 2005, Lisboa.
- Presença no Research Summit 2004, da GFK, 3 e 4 de Junho de 2004, Milão.
- Presença no 9º Congresso da APODEMO: “A Crise, o Marketing e o Research”, 21 e 22 de Maio de 2003, Lisboa.
- Presença na 2ª Conferência “Excellence in Consumer Insights” da ESOMAR, 30 de Março a 1 de Abril de 2003, Madrid.
PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO
2020
- Consumo e classes sociais em Portugal (desde 2007)
- Consumo sustentável, poupança e literacia financeira (CAPP, ISCSP-ULISBOA)
- Tendências de Marketing e Comunicação nas organizações e nos países da CPLP (CAPP, ISCSP-ULISBOA)
- Marketing e Comunicação do Turismo (CAPP, ISCSP-ULISBOA)
2013
- SIMWEST – SSH.2013.3.2-1 (candidatura)
The main objective in this proposal is to develop a theoretical and political model of the emerging Social Innovations taken place in Europe, and beyond.
2012
- INYOUTH – FP7-SSH-2012-2 (candidatura; classificação final: 12/15)
Inclusive innovations in consumer societies. Reducing socio-economic inequality and enhancing consumer competences among children and young people in Europe.
2010-2011
- “Generations and online media“, em colaboração com Paula Cordeiro e Sónia Sebastião.
2009
- “Gestão de sonhos: a poupança numa perspectiva psicossociológica“, candidatura ao Prémio Inovação Reforma da Caixa Geral de Depósitos.
ORIENTAÇÕES E JÚRIS
Orientações de teses e trabalhos
Teses de Mestrado:
- Orientação do Mestrado em Ciências da Comunicação de Inês Margarida Reis Ferreira: “Comunicação integrada de marketing do enoturismo. Práticas empresariais e perceções dos consumidores da região vitivinícola de Lisboa”, ISCSP-ULISBOA, defendida a 7 de Dezembro de 2022 com a classificação de 10 valores – “Suficiente”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Thais Tiemi Yamanari Ferreira: “Os ícones culturais vintage na comunicação do turismo de Lisboa“, ISCSP-ULISBOA, defendida a 21 de Janeiro de 2020 com a classificação de 15 valores – “Bom” (com co-orientação de Célia Belim).
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Laura Ribeiro Ferreira dos Santos Filipe: “A comunicação interpessoal no atendimento turístico das agências de viagens”, ISCSP-ULISBOA, defendida a 2 de Dezembro de 2019 com a classificação de 17 valores – “Muito Bom” (com co-orientação de Filipa Fernandes).
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Joana Mafalda da Cruz Zagalo: “A Comunicação Integrada de Marketing na era do Marketing Omnicanal. Casos do setor automóvel português.”, ISCSP-ULISBOA, defendida a 8 de Abril de 2019 com a classificação de 15 valores – “Bom”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de João Ivo Ramos: “Capital social online e comunicação digital: contributos para o estudo dos estilos de vida alimentares e desportivos”, ISCSP-ULISBOA, defendida a 20 de Fevereiro de 2019 com a classificação de 15 valores – “Bom”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Palmira Augusta Paulino dos Santos de Sousa Santos: “O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas em Angola: contributos sobre o mercado de vestuário infantil”, ISCSP-ULISBOA, defendida a 2 de Maio de 2017 com a classificação de 13 valores- “Suficiente”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Alexandra Sofia Carvalho Guerreiro: “Séries Televisivas de Culto em Portugal: espectadores e estilos de vida“, ISCSP-ULISBOA, defendida a 6 de Dezembro de 2016 com a classificação de 15 valores – “Bom”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Joana Maria Abreu Oliveira Lourenço: “A Comunicação para a Responsabilidade – Influência dos Programas Televisivos Infantis nos Valores das Crianças“, ISCSP-ULISBOA, defendida a 14 de Dezembro de 2016 com a classificação de 15 valores – “Bom”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Carolina Rosa Tavares: “A comunicação personalizada na grande distribuição: a percepção do consumidor“, ISCSP-ULISBOA, defendida a 2 de Dezembro de 2016 com a classificação de 14 valores – “Bom”.
- Co-orientação do Mestrado em Comunicação Social de Louisiene Kristel Santos Lima: “A comunicação e promoção turística de Cabo Verde“, ISCSP-ULISBOA, defendida a 14 de Março de 2016 com a classificação de 13 valores – “Suficiente”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Natacha Neto Cerdeira: “A comunicação interpessoal no atendimento turístico“, ISCSP-ULISBOA, defendida a 1 de Dezembro de 2015 com a classificação de 18 valores – “Excelente”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Vanessa Alexandra Crespo Cruz: “Websites de compras coletivas e descontos: estratégias de comunicação e marketing em debate”, ISCSP-ULISBOA, defendida a 4 de Dezembro de 2015, com a classificação de 16 valores – “Muito Bom”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Petra Lukidia Santana do Nascimento: “Comunicação das marcas em Angola: os casos da Salsa e da Seaside“, ISCSP-ULISBOA, defendida a 24 de Novembro de 2014 , com classificação de 13 valores – “Suficiente”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Paulo Farias Rodrigues: “O papel da comunicação persuasiva na liderança: bases para um modelo prático“, ISCSP-ULISBOA, defendida a 20 de Novembro de 2014, com a classificação de 16 valores – “Muito Bom”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Filipa Frazão Figueiredo: “Do premium ao preço. Mudança nas Estratégias de Comunicação das Marcas“, defendido a 21 de Novembro de 2013 ISCSP-ULISBOA com a classificação de 16 valores – “Muito Bom”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Carlos Bicho Pires: “O consumidor e a comunicação do sector bancário em Portugal: contextos e tendências“, ISCSP-UTL, defendida a 18 de Outubro de 2013 no ISCSP-ULISBOA com a classificação de 16 valores – “Muito Bom”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Pedro Dias Marques: “Jogos Sérios: Ferramentas do Novo Jornalismo“, ISCSP-UTL, defendida a 14 de Maio de 2013 no ISCSP-UTL, com a classificação de 17 valores – “Muito Bom”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Tânia Lima Alves: “Novos paradigmas de comunicação e consumo: o DYI e o poder ao consumidor“, defendida a 9 de Maio de 2013 no ISCSP-UTL, com a classificação de 16 valores – “Muito Bom”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Sofia Branquinho Alves: “(Re)Commerce: Trocar para Melhorar – Estratégia de Marketing e Comunicação em tempos de Crise”, defendida a 19 de Dezembro de 2012 no ISCSP-UTL, com a classificação de 16 valores – “Muito Bom”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Joana Correia Alves: “A importância da Comunicação Interna numa organização e as Actividades de Team Building. O caso Vodafone“, defendida a 19 de Dezembro de 2012 no ISCSP-UTL, com a classificação de 12 valores – “Suficiente”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Daniela Moreira: ““Consumo de Adrenalina: Plano de Comunicação para o Parque Aventura Sniper”, ISCSP-UTL, defendida a 31 de Outubro de 2012 no ISCSP-UTL, com a classificação de 16 valores – “Muito Bom”.
- Co-orientação do Mestrado em Comunicazione Politica e Sociale de Caterina Foà: “Musica, comunicazione e responsabilità sociale. Analisi comparativa di due progetti educativi per l’integrazione sociale in Italia e in Portogallo.”, defendida a 25 de Março de 2011 na Universitá degli Studi di Milano, com a classificação “Cum summa lauda”.
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Andreia Sofia Nogueira: “A Comunicação no Marketing Pessoal: Aplicações Estratégicas do Capital Social”, ISCSP-ULISBOA (em elaboração).
- Co-orientação do Mestrado em Sociologia de Emily Saturnino: “O consumo das elites: uma abordagem sociológica aos processos de decisão dos clientes da Novabase”, ISCTE (em elaboração).
- Orientação do Mestrado em Comunicação Social de Ana Lúcia Pereira Fétal: “O Self-Scanning como Evolução nos Hábitos de Consumo”, ISCSP-ULISBOA (em elaboração).
- Co-orientação do Mestrado em Comunicação Social de Marta Rodrigues Faca: “Estudo sobre os factores que influenciam a compra online em Portugal”, ISCSP-ULISBOA (em elaboração).
Seminários de Licenciatura:
2022
- Catarina Marques Ribeiro: “A Comunicação de Marketing dos Restaurantes antes e durante a pandemia Covid-19”. 16 valores.
- Maria Madalena Carlos Carvalho Falé dos Santos: “Atendimento e imagem em turismo. Criação de um Manual para os colaboradores da unidade de ecoturismo em “glamping” Sóis Montejunto Eco Lodge”. 17 valores.
- Sofia Condesso Pinto: “A valorização da comunicação com os consumidores no ramo da Saúde Estudo comparativo entre o Hospital Lusíadas Lisboa e o Hospital da Luz”. 16 valores.
2021
- Eva Rodrigues de Sousa Marques: “Perceções sobre a contratação de serviços profissionais de comunicação de marketing: Estudo aos empresários de Alenquer”. 19 valores
- Maria João dos Santos Monteiro: “A comunicação da Cereja do Fundão: estudo de caso de Comunicação e Marketing Territorial para o desenvolvimento regional” (co-orientação com Maria João Cunha). 17 valores.
2020
- Ana Carolina de Sousa Epifânio: “Plano de comunicação do Arrábida Walking Festival“. 16 valores.
- Danilo dos Santos Belo Mota: “Estratégia de comunicação de marketing para a marca Praia do Norte” (co-orientação com Jaime Fonseca). 15 valores.
- Elisa Lamy Vaz: “Comunicar o Empreendedorismo Jovem em contexto universitário: os casos ISCTE Junior Consulting, Base IPAM e JUNISCAP” (co-orientação com Patrícia Palma). 16 valores.
- Joana Raquel Fernandes Pinto: “Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste: A Quinta dos Plátanos, Quinta do Carneiro e a Quinta de Monte d’ Oiro” (co-orientação com Isabel Soares). 17 valores.
- João Pedro Rodrigues Rego: “Plano de Comunicação para CDC Consulting Partners. Relatório de Estágio na Querer Além“. 15 valores.
- Letícia Cardoso de Lima: “Plano de comunicação online da No Olho da Rua Produções. Relatório de Estágio” (co-orientação com Carla Cruz). 15 valores.
- Maria Luísa Rainho Barreto Teles: “Plano de CRM para uma PME tecnológica: O caso da STARTSYS. Relatório de Estágio“. 14 valores.
2019
- Glória Morais Alves: “A importância da comunicação em eventos de turismo: o caso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT)“. 16 valores.
- Joana Araújo: “Aroanne: Plano de comunicação online para redes sociais e CRM“. 17 valores.
2018
- Daniela Sofia Belchior Costa: “A comunicação digital com o consumidor turístico: a expansão dos chatbots” (co-orientação com Filipa Fernandes). 16 valores.
- Francisco Banha e Silva: “Preferências de comunicação por consumidores de diferentes gerações. Contributos para o estudo do CRM das empresas de telecomunicações móveis.” 14 valores.
- Joana Venceslau de Sousa: “Abordagem à comunicação sensorial com o consumidor numa estratégia de marketing relacional. Relatório de Estágio na TravelTailors Portugal“. 15 valores.
- Luísa Merícia Caires Teles: ““Places to study”: Plano de comunicação online para um website e aplicação móvel.” 17 valores.
- Mariana Neto Carmo: “A Importância da Comunicação Não-Verbal no Turismo. Relatório de Estágio no Hotel Penha Longa Golf Resort” (co-orientação com Filipa Fernandes). 17 valores.
- Sofía Chiquinquira Drumond Comina: “A comunicação dos restaurantes com os seus consumidores na era do Marketing 4.0. Estudo a empresas de fast-food em Portugal.“. 16 valores.
- Tomás Desidério Paulino de Oliveira: “Criação de uma estratégia de Google AdWords numa agência de viagens. Relatório de Estágio na TravelTailors Portugal.“. 10 valores.
- Vera Correia da Silva: “A escolha das palavras-chave na comunicação internacional online da Boca do Lobo.“. 16 valores.
2017
- Cátia Maria Batista Rosa: “A abordagem digital e o contacto pessoal com os consumidores na Comunicação Relacional. Relatório de Estágio na TravelTailors Portugal”. 17 valores (submetido para publicação).
- Dayanne Mayara Silva Rodrigues: “O Atendimento Pessoal ao Cliente: o caso Holmes Place“. 12 valores.
- Duarte Alexandre Ricardo Alves: “As tendências de marketing na comunicação para os consumidores“. 15 valores.
- Gonçalo Rios Ferreira: “A importância da comunicação presencial para as vendas de serviços“. 17 valores.
- João Miguel Moteiro Braz: “A comunicação na liderança jovem“. 16 valores.
- Marcio Natchati Tavares Pereira: “A sustentabilidade alimentar na estratégia de comunicação nas organizações“. 13 valores.
- Margarida Valente Gonçalves: “Estratégias de comunicação relacional. Estudo comparativo entre uma multinacional e uma microempresa“. 14 valores.
2016
- Catarina Caeiro Ferreira: “A aposta internacional da Cooperativa Agrícola da Vidigueira. Contributos para a estratégia de comunicação e marketing internacional“. 14 valores.
- Christina Katharina Bruhl: “From concept to publication: The design of an advergame for TravelTailors Portugal”. 18 valores. Submetido para publicação.
- Dayanne Mayara Silva Rodrigues: “O Atendimento Pessoal ao Cliente: o caso Holmes Place” (não concluído).
- Marcos André da Silva Esberard Bilro: ““Free to Play”: contributos dos videojogos para a Comunicação de Marketing”. 14 valores (submetido para publicação).
- Mauro da Costa Marques: “O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas: a plataforma online by-PT“. 16 valores.
- Raquel da Cruz Lopes: “Estratégias de comunicação no turismo de Fornos de Algodres“. 14 valores.
2015
- Beatriz Mota Esteves: “A comunicação dos websites de alojamento com os seus consumidores”. 16 valores.
- Eduardo Fernandes Gomes: “A importância da comunicação num plano de CRM: projecto para uma agência de viagens”. 16 valores.
- Mariana de Sousa Amor: “O CRM nas PME: o papel das newsletter numa agência de viagens à medida”. 15 valores.
- Tiago Andrade Viçoso: “Criadores de conteúdos: a transformação de um hobby numa profissão através da comunicação online”. 17 valores (submetido para publicação).
2014
- Ana Rosário Dias: “Comunicação e Educação Financeira. Análise de mensagens de comunicação financeira transmitidas em diferentes países.”. 14 valores.
- Bernardo Laranjeira Bento: “A angariação de patrocínios desportivos num clube de futebol menos mediático – Estoril Praia”. 16 valores.
- Carolina Batista Anjos: “Análise de media e desempenho da comunicação do Turismo de Portugal no estrangeiro. Os casos do Reino Unido, França e Espanha”. Relatório de estágio no Turismo de Portugal. 15 valores.
- Catarina Salreu e Salteiro: “Activações de Marca – Canais FOX”. Relatório de estágio na Fox Internacional Channels. 19 valores.
- Inês Bolaños Pais: “O poder do WOM e do CGU na comunicação turística”. Relatório de estágio na TravelTailors. 19 valores.
- Inês Alves Adão: “A Razão e a Emoção do Customer Relationship Management. A comunicação do Continente e do Pingo Doce”. 18 valores.
- Laura dos Santos Filipe: “Atendimento ao público: critérios e percepções”. 19 valores.
- Luís dos Santos Lima: “Tendências de Tendências de Design Aplicadas ao Marketing e à Comunicação”. 19 valores.
- Marina de Carvalho Ramos: “Brand research numa agência de publicidade: a análise concorrencial de anúncios publicitários”. Relatório de estágio na Draftfcb. 19 valores.
- Rita Cipriano Martins: “Marketing Pessoal”. 13 valores.
- Sara Alfaro Ferreira: “A importância da comunicação do “made in Portugal””. 15 valores.
2013
- Alexandra Guerreiro: A importância dos promotores na divulgação e desenvolvimento de uma marca. Relatório de estágio na Toxinn. 18 valores.
- Ana Frade Sim Sim: A promoção turística internacional: a importância da relação com os media. Relatório de estágio no Turismo de Portugal. 18 valores.
- André Matoso Calado: Estudos de mercado: como se desenvolvem e quais as etapas até à decisão final? Relatório de estágio na Consumer Channel. 17 valores.
- Bruno Rapaz Ramos: Estratégia de Marketing e Comunicação das Aldeias do Xisto. 19 valores.
- Diana Rodrigues Quintino: O discurso da crise: da educação para o consumo ao incumprimento financeiro. Percepções dos consumidores. 18 valores.
- Guilherme Pereira Romano: A Comunicação da Educação Financeira para Crianças e Jovens. Análise de Programas em Portugal. 15 valores.
- Inês Jorge Mesquita: Fidelização de Clientes em Hotelaria. Relatório de estágio no grupo Altis Hotels. 16 valores.
- Isabel de Melo Palma: A cor e a Publicidade – estudo de caso BPI. Relatório de estágio na MSF Partners. 17 valores.
- Maria Rodrigues Ferreira: Comunicação no mercado livreiro: o caso do grupo LeYa. Relatório de estágio na LeYa. 17 valores.
- Matilde Sampaio Pinho: Marketing e comunicação no turismo. Relatório de estágio na TravelTailors. 16 valores.
- Paulo Caetano: Faia Brava – Um Plano de Comunicação para a Primeira Reserva Natural Privada. 16 valores.
- Sara Afonso Montes: Estratégia de Comunicação na Indústria Tabaqueira – Caso da Philip Morris em Portugal. 14 valores.
2012
- Ana Patrícia Alves: Lenços dos namorados. Estratégias de comunicação no folclore português. 15 valores.
- Ana Coito da Costa: Os tweens e o cinema. Práticas de consumo e a influência da publicidade. 16 valores.
- Ana Arriaga de Jesus: O plano de lançamento de uma loja online: da criação à comunicação. Relatório de estágio na Inédito. 17 valores.
- Ana Vanessa Nunes: O evento: planear, organizar e avaliar. Relatório de estágio na Hill & Knowlton Strategies. 18 valores.
- Carlos Brinca Couceiro: Aproximar à distância: a fidelização no e-commerce. Relatório de estágio na Pixmania em Paris. 16 valores.
- Daniela Matinho: Comunicação corporativa. O Programa ERASMUS nas Universidades ISCSP-UTL e ISC Paris. 15 valores.
- Fábio Gonçalves: Estratégias de comunicação do Vinho do Douro. O caso da Casa da Quinta de Santa Eufémia. 11 valores.
- Joana Oliveira Lourenço: Comunicação para a responsabilidade: as crianças e os valores responsáveis. 18 valores.
- Marta Miranda: O poder persuasivo do product placement no cinema infantil. 18 valores.
- Ruben Carvalho: O noticiário p€rfeito: o marketing no jornalismo televisivo. 18 valores.
- Tatiana Marques: A criação online: visão do publicitário. Relatório de estágio na Edic. 16 valores.
- Vanessa Vieira Dias: Videojogo, disse ela – uma análise ao consumo e comunicação de videojogos no feminino. 19 valores.
2011
- Ana Tavares Lourenço: IKEA: Comunicação interna e externa. Percepções dos colaboradores e dos consumidores. 18 valores.
- Ana Rita Santos: A estratégia de marketing e comunicação na microempresa. O caso da mercearia Santos&Lima Lda. 18 valores.
- Ana Santos Coelho: A contribuição dos consumer insights para o sucesso do marketing e da comunicação. 17 valores.
- André Nero de Oliveira: O Neuromarketing aplicado à comunicação. 15 valores.
- Joana Bruno: Marketing e comunicação das artes: o caso da galeria Zé dos Bois. 10 valores.
- Marisa Garanhel: O mercado e o consumidor das agências de viagens online: o caso eDreams. 17 valores.
- Sofia Pereira Victor: Zara online: o mercado, a loja e os hábitos de consumo. 18 valores.
- Steffany Casanova: Marketing de edição de livros: como as editoras escolhem os livros. 14 valores.
2010
- Ágata Marinho: Linguagem Visual: A Imagem na Cultura Organizacional. Estudo de Caso Portugal Telecom, S.A. 18 valores.
- Alda Pinto: Estudo sobre marcas brancas e marcas do distribuidor. Comparação entre Pingo Doce e Minipreço em Lisboa e São Brás de Alportel. 11 valores.
- Ana Frazão Vieira: Vitrinismo no mercado do pronto-a-vestir. 17 valores.
- Bruno Valinhas: Marketing do desporto: modalidades menos mediáticas. Estudo de caso Voleibol Sport Lisboa e Benfica. 17 valores.
- Catarina Porfírio de Oliveira: Empowerment do consumidor: customização de produtos. Exemplos da indústria do calçado. 18 valores.
- Daniela Moreira: Marketing nas Pequenas e Médias Empresas: estudo de caso do grupo Amo.te. 13 valores.
- Henrique Santos: Embalagens vintage vs. embalagens massificadas. 17 valores.
- Joana Ribeiro: Evolução de imagem visual das empresas e percepção do consumidor. Os casos BANIF, TAP e Limiano. 16 valores.
- Marta Sousa: Product placement: o uso desta técnica em filmes. 18 valores.
- Pedro Marques: Videojogos: narrativa, história e personagens. 18 valores.
- Raquel Alves: Marketing sensorial. 17 valores.
- Raquel Póvoas: Saturação de Estímulos Publicitários: TV e Internet. 18 valores.
- Sara Paulino: Estratégias para nichos de mercado. O caso das águas gourmet. 14 valores.
- Vanessa Domingos: Marketing cultural: estratégias aplicadas ao teatro. Os casos do Politeama e do Trindade. 18 valores.
2009
- Ana Plancha: A imprensa feminina numa das grandes “cidades da moda” e numa cidade portuguesa: análise comparada da revista ELLE portuguesa e italiana
- Daniela Inácio: Google Adwords: o Google em suporte publicitário.
- Filipe Sousa: Marketing Ambiental: estratégias empresariais e percepções do consumidor – os casos Apple e HP.
- João Anjos: A inovação na criação publicitária.
- João Santiago: A Depressão.com. Um estudo sobre a influência da Internet na Depressão.
- José Almeida: O cinema documental como fonte de informação – a percepção dos espectadores.
Júris de provas académicas
- Vogal do júri de Mestrado em Sociologia de Bruno Manuel de Jesus Nunes e Roldão Marques: “Estudo sobre os utilizadores do mercado e-commerce”, FCSH-UNL, 24 de Novembro de 2016.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de André Morais Bettencourt da Câmara Correia: “A importância dos desportos náuticos na promoção do destino turístico Portugal. O caso do remo”, ISCSP-ULISBOA, 23 de Novembro de 2016.
- Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Anaísa do Nascimento Gonçalves: “Relacionamentos interpessoais no trabalho e desempenho profissional: a relevância da inteligência emocional numa grande empresa de media”, FCH-UCP, 4 de Julho de 2016.
- Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Inês Haussen Filgueiras Brito: “O impacto da liberalização do mercado de energia na tomada de decisão do consumidor: fatores de influência na escolha da marca no caso EDP”, FCH-UCP, 19 de Abril de 2016.
- Presidente do júri de Mestrado em Comunicação Social de Cheila Saquina Macaba: “Gestão da comunicação organizacional: caso Aeroportos de Moçambique, E.P.”, ISCSP-ULISBOA, 25 de Fevereiro de 2016.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Isabel da Silva Vieira: “Comunicação para todos: um imperativo da comunicação nas autarquias. O exemplo de Palmela (2010-2014)”, ISCSP-ULISBOA, 17 de Dezembro de 2015.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Natacha Neto Cerdeira: “A comunicação interpessoal no atendimento turístico”, ISCSP-ULISBOA, 1 de Dezembro de 2015.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Vanessa Alexandra Crespo Cruz: “Websites de compras coletivas e descontos: estratégias de comunicação e marketing em debate”, ISCSP-ULISBOA, 4 de Dezembro de 2015.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Sofia Ferreira Vicente Coelho: “Plano estratégico de comunicação para uma PME portuguesa: Diamantino, Coelho & Filho S.A.”, ISCSP-ULISBOA, 19 de Novembro de 2015.
- Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Ana Mafalda Ponte Cardoso Ribeiro, 8 de Julho de 2015: “Patrocínio e comunicação: o patrocínio como instrumento de responsabilidade social na banca”, FCH-UCP.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Petra Lukidia Santana do Nascimento, 24 de Novembro de 2014: “Comunicação das marcas em Angola: os casos da Salsa e da Seaside”, ISCSP-ULISBOA.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Paulo Farias Rodrigues, 20 de Novembro de 2014: “O papel da comunicação persuasiva na liderança: bases para um modelo prático”, ISCSP-ULISBOA.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Hélder José Dias da Silva, 2 de Junho de 2014: ” Gerações online na Europa. Estudo de caso do consumo de música e rádio na Internet em Portugal”, ISCSP-ULISBOA.
- Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Maria Catarina de Albuquerque Franco Bastos, 29 de Maio de 2014: “Marketing 3.0: aplicação no mercado. Estudo de caso da Nissan”, FCH-UCP.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Joana Filipa Duarte Semedo, 28 de Novembro de 2013: “O logótipo como elemento de comunicação: estudo de caso dos museus em Portugal “, ISCSP-ULISBOA.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Luísa Ferreira de Pinho, 25 de Novembro de 2013: ” O Estudo dos Media na Comunicação B2B – influências e desafios”, FCSH-UNL.
- Vogal do júri de Mestrado de Mestrado em Comunicação Social de Filipa Frazão Figueiredo, 21 de Novembro de 2013: “Do premium ao preço. Mudança nas estratégias de comunicação das marcas”, ISCSP-ULISBOA.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Andreia Filipa da Silva Rodrigues, 31 de Outubro de 2013: “Comunicação Organizacional: o relacionamento com os media”, ISCSP-ULISBOA.
- Presidente do júri de Mestrado em Comunicação Social de Carlos Bicho Pires, 18 de Outubro de 2013: “O consumidor e a comunicação do sector bancário em Portugal: contextos e tendências”, ISCSP-ULISBOA.
- Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Tânia Sofia Robalo Rodrigues, 13 de Setembro de 2013: “Plano de construção de marca Sentyo: marca de experiências românticas”, FCH-UCP.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Luísa Costa, 10 de Julho de 2013: “Projecto de criação de uma empresa na área do Turismo Musical. Viagens pela Música: A ideia.”, ISCSP-UTL.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Cátia Alexandra Silva Azevedo, 24 de Abril de 2013: “A consultoria de Relações Públicas em Portugal: cenários e tendências”, ISCSP-UTL.
- Presidente do júri de Mestrado em Comunicação Social de Pedro Dias Marques, 14 de Maio de 2013: “Jogos Sérios: Ferramentas do Novo Jornalismo”, ISCSP-UTL.
- Vogal do júri de Mestrado de Mestrado em Comunicação Social de Tânia Lima Alves, 9 de Maio de 2013: “Novos paradigmas de comunicação e consumo: o DYI e o poder ao consumidor”, ISCSP-UTL.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Sofia Branquinho Alves, 19 de Dezembro de 2012: “(Re)Commerce: Trocar para Melhorar – Estratégia de Marketing e Comunicação em tempos de Crise”, ISCSP-UTL.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Joana Correia Alves, 19 de Dezembro de 2012: “A importância da Comunicação Interna numa organização e as Actividades de Team Building. O caso Vodafone”, ISCSP-UTL.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Daniela Lopes Moreira, 31 de Outubro de 2012: “Consumo de Adrenalina. Plano de Comunicação para o Parque Aventura Sniper”, ISCSP-UTL.
- Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Joanna Paraízo Garcia, 9 de Julho de 2012: “A liderança de equipes heterogéneas. Uma investigação na Microsoft Portugal”, FCH-UC.
- Júri no processo de recrutamento para Chefe da Divisão de Remunerações e Cadastro da Câmara Municipal da Amadora, a 12.10.2011.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Inês Margarida Botinas Vaz, 16 de Maio de 2011: “Consumo retro e heritage no reforço da identidade cultural dos jovens portugueses”, ISCSP-UTL.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Rita Ferreira Gonçalves Cardoso Maçanita, 16 de Maio de 2011: “O homebanking como ferramenta de Marketing Relacional: o caso Banif“, ISCSP-UTL.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Lúcia Maurício Nobre, 16 de Junho de 2011: “O Mundo da Criança – Análise da Publicidade Televisiva a Brinquedos“, ISCSP-UTL.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Rita Lourenço Viegas, 20 de Junho de 2011: “O papel da comunicação na fidelização de clientes na empresa seguradora: o caso da Axa Portugal“, ISCSP-UTL.
- Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Sara Alves Domingues Pereira de Almeida, 15 de Abril de 2011: “A influência cultural da IKEA em território português”, FCH-UC.
- Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Isabel de Campos Apolinário Simões, 8 de Junho de 2010: “Licenciamento e Merchandising de Marcas Televisivas”.
Outras actividades
Associações profissionais
- Membro da International Sociological Association desde Maio de 2009.
- Membro da European Sociological Association desde Maio de 2009.
- Membro da Associação Portuguesa de Sociologia desde Maio de 2008.
- Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa desde Dezembro de 2011.
- Membro da Account Planning Group em Portugal (dedicando-se à promoção, à formação e ao desenvolvimento do Planeamento Estratégico, enquanto disciplina fundamental no conhecimento do consumidor, das suas percepções e insights), desde Dezembro de 2010.
Entrevistas e referências nos média
- Entrevista ao Expresso, 7 de Dezembro de 2016
Entrevista “Luzes de Natal”
- Entrevista ao Expresso, 13 de Janeiro de 2016
Entrevista “O dinheiro também exige educação”
- Entrevista à Revista Cais, Janeiro de 2016
Entrevista “O fenómeno do consumismo”
- Entrevista ao Diário de Notícias, 10 de Novembro de 2015
Entrevista “No litoral estão os empregos de topo”
- Entrevista ao Expresso, 22 de Novembro de 2014
Entrevista “Comprar um Ferrari não tem nada de condenável”
- Entrevista à TSF, 20 de Setembro de 2013
Reportagem “Consumo privado e atividade económica voltam a recuperar”, de Sónia Santos Silva, disponível em http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3431411 .
- Entrevista ao Jornal de Leiria, 11 de Abril de 2013
Reportagem “A sociedade de consumo portuguesa ainda é bastante imatura”, de Graça Menitra, disponível em http://www.jornaldeleiria.pt/files/_Ed_1500_51659978a5d8a.pdf .
- Entrevista à Visão, 24 de Janeiro de 2013
Reportagem “Levar para casa as sobras”, de Sónia Calheiros, disponível em http://visao.sapo.pt/levar-para-casa-as-sobras=f709004 .
- Entrevista à Visão, 13 de Dezembro de 2012
Reportagem “A moda da segunda mão. Usado é chique”, de Sónia Calheiros.
- Entrevista à Família Cristã, 12 de Outubro de 2012
Reportagem “Hábitos de consumo: o que está a mudar”, de Sílvia Júlio, disponível em http://www.familiacrista.com/noticias/familia/1506-o-que-esta-a-mudar.php .
- Entrevista à Visão, 9 de Abril de 2012
Reportagem “No país das trocas”, de Luísa Oliveira, disponível em http://visao.sapo.pt/no-pais-das-trocas=f657794 .
- Entrevista ao Jornal de Negócios, 30 de Março de 2012
Reportagem “Era uma vez a geração da abundância”, de Lúcia Crespo, disponível em http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/weekend/detalhe/era_uma_vez_a_geraccedilatildeo_da_abundacircncia.html .
- Entrevista à Antena 1, 17 de Março de 2012
Reportagem “No poupar é que está o ganho”, de Olívia Santos.
- Entrevista ao Jornal de Negócios, 2 de Dezembro de 2011
Reportagem “Uma velha forma de vida”, de Lúcia Crespo, disponível em http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/weekend/detalhe/uma_velha_forma_de_vida.html .
- Entrevista ao Expresso, 15 de Outubro de 2011
Reportagem “Comida para cão vende mais do que a de bebé” de Hugo Franco.
- Entrevista ao Expresso, 3 de Setembro de 2011
Reportagem “Depois das férias, o divã” de Hugo Franco.
- Entrevista à Rádio Renascença, 1 de Julho de 2011
Reportagem “Viagem ao mundo dos super descontos na Internet” de João Santos Duarte, disponível em http://rr.sapo.pt/multimedia_video.aspx?fid=167&fileid=316279.
- Entrevista à Sapo Mulher, Junho de 2011-07-27
Reportagem “O impacto da crise na vida das pessoas”, de Sónia Santos Dias, disponível em http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-videos-2/#id=291.
- Entrevista ao Expresso, 7 de Maio de 2011
Reportagem “Tudo começou com o “leva agora, paga depois” ”, de Ricardo Marques, disponível em http://www.cpee.pt/media/uploads/pages/Expresso_7_5_2011.pdf .
- Entrevista à revista Família Cristã, edição de Dezembro de 2010
Reportagem “Um presente sem preço”, de Sílvia Júlio.
- Entrevista ao Jornal de Leiria, 18 de Março de 2010
Reportagem “Leiria é o distrito com mais carros por pessoa”, de Raquel de Sousa Silva.
- Entrevista ao Região de Leiria, 19 de Fevereiro de 2010
Reportagem “Ser ou parecer: leirienses valorizam riqueza”, de João Paulo Silva.