Era a primeira vez que a Rita estava com o grupo de amigos do Samuel.
O Rui, já com três nódoas de vinho na camisa, adiantou a pergunta que todos queriam fazer ao casal mais recente:
– Mas, afinal, Rita, como é que conheceste o Samuel?
Será que se conheceram numa app e encontros?
Mas a Rita sorriu e disse apenas:
– Nós conhecemo-nos num evento empresarial sobre o futuro das energias.
O Samuel acrescentou:
– Sim, a Rita estava perdida à procura do local do workshop sobre energia eólica – não havia sinalização nenhuma! – até que esbarrou em mim. Como não havia ninguém da Organização a ajudar, ela achou que eu tinha ar de quem sabia. E pediu-me socorro!
A história é muito bonita, mas… onde é que já se viu deixar os participantes perdidos num evento? Se fosse pela qualidade do Marketing, este match poderia nem ter acontecido.
(Quase) tudo o que pode acontecer num evento corporativo
Saiba o(a) estimado(a) leitor(a) que, além de uma eventualidade romântica destas, corre outros tremendos riscos ao organizar ou participar num evento corporativo – como um Team Building, uma Festa de Natal, a celebração do aniversário da empresa ou um Open Day para os seus Clientes! Ora veja:
Está estudado que os eventos corporativos presenciais fazem mexer as emoções dos participantes e permanecem na sua memória, devido à experiência sensorial rica que proporcionam.
Caras, vozes, música, decoração, comida e bebida, situações novas, humor – são alguns dos estímulos que contribuem para criar associações memoráveis. E a partilha de experiências entre os participantes gera memórias coletivas duradouras. O ambiente mais concentrado e envolvente ajuda à absorção eficaz de informações e, consequentemente, consolida uma melhor recordação dos momentos passados.
Serão os eventos os casamentos do mundo corporate?
Os eventos são dispendiosos, reúnem um grande conjunto de pessoas, estendem-se por várias horas, exigem preparação antecipada e um planeamento rigoroso, pressupõem boa comida e momentos de animação – mas, quando correm bem, são inesquecíveis.
Pode dizer ao seu chefe que fomos nós que dissemos!
Agora, só para si:
Quer garantir um final feliz? Anote estas dicas:
1. Saiba receber bem:
Esteja lá quando os participantes chegarem! Cumprimente-os, dê-lhes as boas-vindas e as principais orientações para que fiquem familiarizados com o espaço e as atracções.
2. Não deixe as pessoas sozinhas:
Apresente-as a outras pessoas com interesses afins, para que possam fazer conversa e sentir-se integradas. Preste atenção regularmente a quem estiver sozinho com ar infeliz – e vá fazer um bocadinho de conversa.
3. Esteja lá durante todo o tempo (ou coloque um sósia no seu lugar!):
Mantenha-se visível e disponível durante todo o evento, para responder a perguntas e ajudar os participantes a sentirem-se confortáveis. Esteja atento às suas necessidades e preocupações.
4. Telefone ou escreva no dia seguinte:
Tal como faria se quisesse continuar a sair com alguém de quem gostou numa festa, mantenha o contacto. Agradeça, peça feedback e… adiante um pretexto para um próximo encontro. Não se lembra do nome de todos os convidados? Não se preocupe, há agências de Marketing que sabem personalizar as mensagens por si, sem risco de trocas!
Para o epílogo certo: