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Redes Sociais Online: vantagens e desvantagens de cada uma

Fazer o que nunca foi (muito) feito nas Redes Sociais Online

Convencionou-se a crença, entre os empresários e os profissionais de Marketing e Comunicação, de que quem não intervém nas Redes Sociais Online não “existe” para o mundo. Mas será realmente assim? Aqui na QA, fazemos um pouco de “Grilo do Pinóquio” sobre este assunto! A nossa resposta é… depende!

Se quer o resumo da história, os dois factores que pode realmente controlar para fazer algo de bom nas Redes Sociais Online são: 1) usar redes diferentes para fins e públicos diferentes; 2) personalizar conteúdos para vencer a indiferença dos públicos de “massas”. Por algum motivo nos chamamos “especialistas em relações pessoais”, não? É porque resultam sempre, até em Redes Sociais Online. Veja as explicações um pouco mais adiante!

Facebook

Esta é a rede social talhada para chegar a muita gente, mas note que está mais em voga entre os adultos do que entre os jovens. É adequada a negócios com produtos de “massas” consensuais, baratos, que agradem um pouco a todos em geral – e não a nichos de mercado. Definitivamente não é a rede social para produtos exclusivos, de luxo ou tecnicamente complexos.
Se está num negócio B2B, use o Facebook para chegar a empresários de negócios pequenos, geralmente locais, que usem o Facebook indiferenciadamente para fins pessoais ou profissionais.
O que funciona melhor no Facebook é mostrar pessoas e falar de pessoas. Na brincadeira (ou nem tanto), aqui na QA dizemos que é a rede social das “coscuvilhices”: no Facebook, as pessoas interessam-se pela vida das outras pessoas.
Se vai comunicar nesta rede, lembre-se disto! Evite textos longos e maçadores, falar exclusivamente de produtos e preços, fazer pedagogia ou moral…
Fale e mostre algo sobre si, os seus amigos, a sua família, os seus colaboradores e clientes, “tagge” e vá “metendo conversa” com pessoas concretas. É o que este público quer ver e ouvir. Se não é a sua praia…há mais redes sociais – continue a ler!

Instagram

Esta é a rede social da “moda”, ideal para alcançar públicos jovens (até aos 35 anos). Aqui, encontrará utilizadores mais qualificados do que no Facebook, com interesses nas tendências em voga (por exemplo, a sustentabilidade, ou o veganismo).
É uma plataforma fortemente visual. Se o seu negócio proporciona imagens apelativas e coloridas, vai sair-se lindamente no Instagram. Se a fotografia não é o forte do seu negócio, dedique-se à criação de peças gráficas bonitas e informativas!
A nossa experiência diz-nos que imagens impactantes, vivas e com informação relevante sobre o conteúdo que estamos a comunicar resultam especialmente bem no Instagram. Além de atrairem muito mais visualizações, a probabilidade de os nossos seguidores “guardarem” o post para o reverem mais tarde é muito maior. As hashtags # funcionam muito bem para atrair visualizações.
Por ser uma rede mais “aspiracional”, anunciar no Instagram é consideravelmente mais caro do que no Facebook. Se pretender fazer anúncios para o público do Instagram, não utilize o recurso “distribuição automática” que vem por defeito no Centro de Anúncios do Facebook: tendencialmente, os seus anúncios sairão no Facebook, por ser mais barato e ter maior alcance. Mas isso pode não ser o melhor para o seu negócio.

LinkedIn

Se o seu negócio vive de clientes empresariais, esta é A rede social para si. O LinkedIn assenta no networking: quem conhece-quem. Por isso, faça o maior número de contactos que puder, para aumentar a possibilidade de ligar-se a alguém que não está ainda ligado a si, mas a quem os seus contactos já estão ligados. Como esta é uma rede para empresas e empresários, a probabilidade de encontrar os clientes que pretende atingir é muito maior no LinkedIn do que noutras plataformas.
O LinkedIn tem várias vantagens sobre outras redes sociais: os utilizadores são mais qualificados, logo, mais interessados em conteúdos especializados. Se alguém seguir a sua página no LinkedIn, é porque realmente se interessa pelo seu negócio e pelos conteúdos que publica. Por isso, os utilizadores do LinkedIn interagem muito mais do que os das restantes redes sociais. E a probabilidade de responderem a mensagens é muito maior.
Quando alguém interage com um conteúdo no LinkedIn (mesmo que seja só a colocar “gosto”), esse conteúdo irá aparecer no feed da sua rede de contactos! Assim, poderá alcançar toda a rede de contactos da pessoa que interagiu e, eventualmente, conseguir novos seguidores para a sua página.
No LinkedIn, o que funciona melhor é conteúdo informativo. Tem um blog? Divulgue os seus artigos no LinkedIn. Os seus produtos passam por um conjunto de processos técnicos até chegarem ao resultado final? Explique-os e ilustre os no LinkedIn. Recebeu um prémio ou uma distinção? Conte aos seus seguidores! Eles, certamente, irão interagir consigo e servir como seus “embaixadores”.

Tiktok

O TikTok é uma rede social na qual podemos partilhar vídeos curtos, aos quais chamamos TikToks (15-30 segundos) e que funciona principalmente com vídeos que são populares entre os utilizadores. Esta rede social atrai sobretudo jovens até aos 24 anos que, além de visualizarem os TikToks, podem criar novos ou replicar os vídeos que viram. No TikTok, os utilizadores criam desafios, reproduzem coreografias, imitam pessoas famosas, informam e ensinam pequenos truques e curiosidades. Se está no negócio B2C e os jovens são o seu alvo, então o TikTok pode ajudar a chegar até ao seu público.
O boom do TikTok, que começou em 2019 e que se estende até aos dias de hoje, evidenciou duas tendências: não basta ter uma marca, é preciso ter pessoas nos vídeos e essas pessoas devem representar o nosso negócio, porque as pessoas precisam de pessoas. E pequenos vídeos (15-30 segundos), que se sucedem uns a seguir aos outros, retêm os utilizadores durante mais tempo nas redes, não só no TikTok mas também no Instagram (através dos Reels, vídeos que se assemelham aos TikToks). O TikTok é uma rede que continua a crescer e a alcançar novos segmentos. Gradualmente, os utilizadores do TikTok deixam de ser apenas jovens. Portanto, se o seu negócio se adequa a esta rede, tire o máximo proveito da sua popularidade.
Se vai entrar no TikTok, use estes conselhos para ter maior alcance.
1 – Tenha um anfitrião nos seus vídeos e interaja com os seus seguidores. Como dissemos, o TikTok é uma rede de desafios, por isso, desafie o seu público a replicar vídeos seus ou a realizarem vídeos que se relacionem com os seus produtos ou serviços.
2 – Utilize hashtags (#). O algoritmo do TikTok privilegia os vídeos com hashtags que estejam nas tendências. Portanto, para chegar ao seu público, para seguir as tendências e aparecer no feed do seu alvo, utilize hashtags.
3 – Faça vídeos simples. Mesmo que opte por não seguir as tendências, não precisa de usar recursos avançados para realizar os TikToks, basta que utilize o seu smartphone (até porque o formato dos TikToks é precisamente o do écran
do telemóvel).
4 – Divulgue com frequência, se possível de 3 em 3 dias – é importante que divulgue, quer para manter os seus seguidores interessados, quer para alcançar novos seguidores, quer para se manter nas tendências.

Twitter

O Twitter é uma rede de “escrita” e não tanto de imagens ou vídeos (embora estes venham a aumentar). Nesta rede, publicam-se tweets (frases com um limite máximo de 280 caracteres) sobre qualquer tema. Esta é a rede sobre a actualidade e oferece aos seus utilizadores o top das tendências (“trends”), para mantê-los a par do que está a passar se no mundo. As tendências do Twitter são compostas pelos temas e polémicas mais recentes, que se mantêm no top mediante o número de vezes em que são referidos nos tweets dos utilizadores.
Notará que, no Twitter, é mais fácil interagir com celebridades do que noutras redes. A generalidade das pessoas está nesta rede social de uma forma descontraída e a verdade é que a abertura para partilhar e responder a outras pessoas (que não são celebridades) é muito maior e comum.
Esta rede social funciona para negócios B2C e B2B. Para tirar o melhor proveito desta rede, deve começar por determinar qual será o seu público. Por exemplo, se deseja chegar a CEO’s, deve investigar quem seguem e o que partilham, para depois moldar os seus tweets em conformidade. Através do Twitter, pode começar por promover gratuitamente o seu negócio, tweetando e interagindo com os seus seguidores. Depois, pode começar a anunciar o seu negócio nesta rede; a principal vantagem de anunciar no Twitter é que os anúncios se assemelham aos tweets normais, tornando-os melhor recebidos pelos utilizadores.
Convém que os seus tweets sejam directos e tenham uma linguagem descontraída. Deve interagir com os seus seguidores e com quem segue, respondendo aos seus tweets, partilhando o que tweetam (o chamado retweet) e falando dos temas de que eles falam. Não se esqueça: pessoas precisam de pessoas, mesmo em 280 caracteres. Segundo o estudo “Nielsen Brand Effect”, quando as empresas criam um perfil no Twitter e tweetam, conseguem aumentar em 3% a intenção de compra dos seus produtos, aumentam o reconhecimento da empresa em 8% e aumentam em 18% a associação à mensagem da empresa.

Youtube

O Youtube é uma rede social muito especial! Os utilizadores do Youtube vão para esta plataforma com objectivos muito específicos: ou querem aprender algo, ou querem entretenimento. O seu negócio pode proporcionar alguma destas opções (ou ambas)? Então comece a preparar pequenos vídeos para o Youtube!
Atenção: a qualidade dos vídeos é cada vez mais valorizada nesta plataforma; por isso, certifique-se de que os seus vídeos ficarão com boa qualidade de imagem e de áudio. Além disso, a cadência no Youtube é essencial. Se vai publicar, publique regularmente. Caso contrário, a probabilidade de os seus subscritores começarem a “des subscrever” o seu canal é muito maior.
Uma óptima forma de alavancar a sua página do Youtube é começar a colaborar com influenciadores! Pode fazer um apuramento de possíveis Youtubers que tenham já bases de seguidores estabelecidas e contactá-los para que eles divulgem a sua marca às respectivas audiências.
Aqui, a dinâmica dos seguidores é muito diferente das restantes redes sociais. Se tem um conta no Youtube, provavelmente não subscreve centenas de canais diferentes (mesmo que o faça, por exemplo, no Instagram). Talvez um utilizador até tenha gostado de um dos seus vídeos, mas só irá subscrever o seu canal se, quando for ver a sua página, se identificar com os restantes conteúdos. Não é assim tão fácil conseguir subscritores, mesmo que as visualizações pareçam muitas.

Porque é que as redes sociais não resultam em todos os casos?

Em primeiro lugar, o sucesso ou fracasso da sua utilização das Redes Sociais Online depende da natureza do que está a vender e de quem pode comprá-lo. Aquilo que expõe nas Redes Sociais Online “convence” só com texto, fotografias e vídeo, ou precisa de demonstração presencial e explicações profissionais? É suficientemente barato, na moda e/ou conhecido, para que alguém que não conhece a marca arrisque comprar sem outras referências? O seu público de seguidores nas redes sociais online é quem realmente lhe interessa ter como cliente, ou é constituído pelos amigos e familiares, que estão a fazer de corpo presente, mais uns curiosos, que muitas vezes não têm dinheiro nem interesse no que tem à venda?

Em segundo lugar, assumindo o “sim” a várias das questões acima, a vantagem que colhe das Redes Sociais Online depende da sua capacidade para investir nelas o tempo e o dinheiro necessários. Planeia e diversifica os seus conteúdos de forma estratégica? Tem fotografias e vídeos MUITO bonitos? Publica com regularidade? Usa a regra entreteter/informar/vender em doses equilibradas? Estimula a interacção e a partilha? Dá-se ao trabalho de diferenciar conteúdos para públicos diferentes, em platafomas diferentes? Complementa a divulgação de “massas” com a comunicação personalizada?

Tem consciência de que a eficácia dos conteúdos “orgânicos” ou seja, não-pagos, foi chão que já deu uvas e que as Redes Sociais Online ganham dinheiro com anúncios, desvalorizando as publicações que não forem pagas para se distinguir? Se a sua resposta a estas perguntas é “não”, saiba que as Redes Sociais Online não vão salvar a sua vida, nem o seu negócio.

Esqueça a ideia de que pode agir de forma amadora nas Redes Sociais Online e ter resultados de nível profissional! As Redes Sociais Online não são dádivas da democracia, são negócios. As Redes Sociais Online podem parecer acessíveis a todos os empresários, mas só como o hall de entrada de um hotel é acessível a todos os visitantes. Tudo o que (lhe) interessará conseguir nas Redes Sociais Online será pago – não se iluda.

Mesmo que os “gurus”, os tutoriais, os centros de ajuda das próprias redes e a opinião comum insistam em contrário, vá por nós: às vezes, gastar tempo e dinheiro em Redes Sociais Online não é o melhor para si. Há produtos e serviços que nunca encontrarão interessados nem compradores nas Redes Sociais Online mais populares, como em muitos negócios B2B ou com produtos altamente específicos e exclusivos. Nestes casos, mais vale comunicar bem através de Venda Directa / Força de Vendas, Passa-a-Palavra, Feiras Profissionais e outros recursos. Por outro lado, mesmo que o seu produto ou serviço tenha todo o perfil para ser ter o interesse dos públicos das Redes Sociais Online, se não o fizer regular e profissionalmente, se não investir dinheiro para “escalar” a divulgação, não irá ganhar nada.


OPINIÃO QA: RAQUEL RIBEIRO

“O LinkedIn é a mais social das redes sociais online”

“O LinkedIn é muito diferente das outras redes sociais online e é sem dúvida a minha preferida, por três motivos: é eficaz para os negócios que trabalho, porque as pessoas nesta rede estão mesmo focadas nos objectivos profissionais do networking; é agradável de utilizar, porque está bem organizada, sem grandes distracções e permite pesquisar e encontrar recursos de aprendizagem com facilidade; por fim, não menos importante, as pessoas são interessadas, educadas e respondem quase sempre! A probabilidade de fazer negócios através de contactos no LinkedIn é muito superior ao que acontece nas outras plataformas. Mas funciona melhor com abordagens personalizadas – e é aqui que nós entramos!”.

OPINIÃO QA: EVA MARQUES

“O futuro está no vídeo… e o vídeo está no Youtube”

“Sabia que o Youtube é a rede social mais utilizada em Portugal (por 92,1% dos portugueses entre os 16 e os 64 anos!)? E sabia que a Geração Z passa, em média, 3.4h por dia a ver vídeos? Não pense que os jovens e a população no geral só vão ao Youtube para ouvir música e ver tutoriais: cada vez mais pessoas estão a substituir a televisão tradicional pelo consumo de vídeos no Youtube (e por mim falo!). Esta plataforma é uma verdadeira “mina de ouro” para alcançar os públicos jovens! Se o seu target são Millenials ou a Geração Z, tem de estar presente no Youtube! E não fique apenas pela produção de conteúdo – aproveite para fazer anúncios e colaborar com influenciadores. O seu negócio agradece-lhe.”.

OPINIÃO QA: MADALENA SANTOS

“Actualidade e debate? É no Twitter!”

“”O Twitter é uma rede intrigante e também é a minha preferida. No Twitter, o público é bastante diverso. Nesta rede social, a comunicação é mais fluida e há uma clara facilidade em interagir com qualquer pessoa. Confesso que esta é a minha parte preferida: a facilidade que temos em interagir com diferentes pessoas, de diferentes sítios e com diferentes opiniões, através de um tweet. Se tivesse de indicar o grande ponto forte do Twitter, diria que é: a facilidade que temos em estar ao corrente do que está a acontecer no exacto momento. Por isso, sempre que quero saber o que está acontecer no momento, recorro ao Twitter.”

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Além de poder alcançar novos clientes, as redes sociais permitem que os clientes que já tem sigam o seu negócio, ficando a par de quaisquer novidades que deseje partilhar com eles: de promoções a eventos, passando por mudanças de horário ou lançamento de novos produtos. Mas têm os seus segredos! Vá por nós.

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Para se manter na recordação e apreço dos seus contactos, é boa ideia enviar-lhes Newsletters, ou Boletins Informativos. Estes são publicações regulares com conteúdos atractivos, que detalham o que há de novo e o que está para vir no seu negócio. Se as newsletters são das ferramentas de comunicação mais eficazes em pequenos negócios, imagine em grandes.

SEO

Já alguma vez pesquisou por um negócio na Internet e teve dificuldade em encontrá-lo? É sinal de que o que procurava não estava optimizado para motores de busca. Não queremos que isso lhe aconteça! Os conteúdos e a estrutura do seu website serão criados para garantir a sua melhor posição nos resultados dos motores de busca – ajudando clientes que já o conhecem a encontrá-lo facilmente, e novos clientes a descobri-lo pela primeira vez.

Website

Hoje em dia, se quer saber algo sobre um dado negócio, o primeiro instinto é procurá-lo na Internet. Com o nosso apoio, sabe que terá um website à sua medida, que represente o seu negócio devidamente para quem o pesquise e que faça chegar os clientes aquilo que desejar transmitir-lhes.

Conteúdos

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Atendimento e Imagem

O profissionalismo no atendimento ao cliente é essencial, mas ninguém nasce ensinado. O nosso trabalho vai permitir-lhe a definição clara de objetivos, o estabelecimento de procedimentos para que as suas equipas lidem com as situações e a selecção, formação e motivação dos seus comerciais. Nem todos os clientes vão ser simpáticos e afáveis; alguns não estão para conversas e outros gostam de “reclamar”. Um profissional de atendimento ao cliente treinado por nós saberá como apelar aos primeiros e como acalmar os segundos.

Relações Públicas

Um diálogo tem dois sentidos. Escutar o que clientes, órgãos de comunicação, parceiros e poderes públicos e privados têm para dizer, compreendêlos, dar-lhes atenção e aceitar as suas recomendações pode abrilhantar a sua empresa e até reconquistar quem parecia perdido. Por isto, vamos garantir que as linhas de comunicação com os seus stakeholders nunca se fecham.

Publicidade

É a comunicação paga, nos media, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo de promover bens, serviços, ideias, princípios, iniciativas ou instituições. A criatividade é nossa, os louros são seus.

Design

Um visual criativo e apelativo torna qualquer mensagem mais eficaz. Tudo comunica, portanto nunca descuremos o factor estético: no escritório, na loja, no logotipo, nas brochuras e flyers, no website, nos produtos, nas embalagens… e nos sorrisos dos que gostam de ver tudo isto.

Vídeo

Há momentos, frases e testemunhos que só um vídeo consegue traduzir. É mais credível, próximo e eficaz do que quase tudo. Connosco, pode contar para a redacção dos guiões, a gravação, produção, edição, processamento e reprodução de vídeos, que vão ajudar a mostrar aos outros tudo o que o seu negócio tem para contar.

Fotografia

Será muito mais fácil escolher um restaurante com fotografias do espaço e da comida, certo? E quanto mais atractivas as fotografias, maior a nossa vontade de experimentar. Com isso em mente, a nossa equipa vai captar em imagem os momentos únicos do seu negócio – com um toque de aperfeiçoamento digital, quando necessário.

Alvos e Posicionamento

Os alvos são os nossos compradores potenciais prioritários, bem definidos por critérios geográficos, demográficos, socioeconómicos e psico-comportamentais, entre outros. O posicionamento é o conjunto de traços principais e distintivos da imagem da organização e do produto, serviço e/ou marca, que permitem ao público identificá-lo, situá-lo e diferenciá-lo dos outros no mercado (por exemplo: o mais caro, o de melhor qualidade, o mais afável, etc.). Se só pudesse dizer uma coisa sobre a sua oferta ao seu público-alvo, o que seria? Nós saberemos ajudar nesta escolha!