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Quanto custa contratar Marketing e Comunicação?

Quanto custa contratar Marketing e Comunicação?

Sabemos que esta é uma pergunta de um milhão de euros – mesmo que a maioria dos serviços de Marketing e Comunicação não chegue a custar tanto! Embora o conhecimento do valor destes serviços ajude a planear os nossos negócios e a estabelecer metas de crescimento, a oferta é múltipla, díspar e também o são os valores praticados.

Recentemente, tivemos necessidade de pedir orçamentos para um cliente e constatámos que serviços semelhantes vinham orçamentados com dígitos e múltiplos de diferença (em simultâneo!), consoante os fornecedores. Como compreender, distinguir, avaliar e escolher de entre estas diferentes propostas de valor?

Aqui ficam algumas pistas para reflexão.
“If you pay peanuts, you get monkeys” [Se queres pagar amendoins (trocos), recebes macacos”], dizia, com graça, uma das nossas clientes há pouco tempo, comentando este tema.
Ou, como nos ditados de antigamente: o que é barato sai caro; quando a esmola é muita, o pobre desconfia; quem tudo quer, tudo perde.

Esta é a nossa opinião de experiência feita. São critérios justos para construir preços dos serviços de Marketing e Comunicação:

  1. Resultados esperados por objectivo;
  2. Horas de trabalho despendidas no projecto;
  3. Experiência e formação especializada;
  4. Custos fixos de ter uma empresa aberta a funcionar na legalidade.

Explicando:

1. Marketing e Comunicação servem para aumentar as vendas.
Podem servir para outras coisas intermédias e instrumentais, também – mas, se não servem para aumentar vendas, não servem para nada.

Por isso costumo dizer, sem meias-palavras: se não tem dinheiro para Marketing e Comunicação, não tem dinheiro para nada no seu negócio. Vai trabalhar para aquecer e não vai conseguir escoar o que preparou com tanto cuidado. E é uma pena.

Se Marketing e Comunicação servem para aumentar as vendas, pergunte a quem está a dar-lhe orçamento quais são os resultados esperados para o investimento que vai fazer. Perceberá logo a preparação de quem está do outro lado para lidar com esta pergunta. E conseguirá calcular se o que vai gastar será compensado pelo que vai ganhar.

Como frisava um Administrador de uma empresa onde trabalhei, ao falar com o patrão: “ouça, não é caro, é só muito dinheiro”. Há uma grande diferença!

2. Ao contrário do que acontece em Medicina, ou em Direito, que pagamos principescamente à hora sem regatear, tem-se pouca noção e pouca disponibilidade para pagar o tempo real de trabalho dos profissionais de Marketing e Comunicação.

Sabe aquela reuniãozinha que não estava prevista? Aqueles telefonemas que, somados, se prolongam por horas? As revisões à imagem que ficava melhor de pernas para o ar? A súbita ideia de que o texto devia ir também em inglês, apesar disso não estar no acordado inicialmente? Pois é.

Um orçamento justo para ambas as partes deve explicitar o número de horas de trabalho nele contempladas, como fazem quase todos os profissionais liberais com auto-estima.

Há uma cultura de transparência a construir, do lado de quem vende e do lado de quem compra Marketing e Comunicação. Se o seu fornecedor é transparente consigo a respeito das horas de trabalho que estima investir no projecto, provavelmente trabalhará com mais eficácia.

3. Começando com a mesma lógica do ponto anterior: enquanto um cliente dificilmente se vira para o médico ou o advogado a dizer “isso também eu fazia” ou “tenho um primo que me desenrasca e não preciso de contratar ninguém”, generalizou-se a crença de que Marketing e Comunicação é algo que “qualquer um faz”.

Graças a isso, vemos hecatombes escritas, gráficas e audiovisuais diariamente. E quantas dessas coisas feitas “em casa” chegam a ter resultados? Lá vem a velha piada do carrossel: “menina bonita não paga, mas também não anda”. Não é proveitoso pensar assim.

Quem percebe do assunto terá por certo exemplos anteriores de sucesso compatíveis com o seu nível de experiência, que irão dar-lhe alguma segurança na hora de contratar.

Se vai contratar barato, não espere essas qualidades (ou então o seu fornecedor ficou rico na Bolsa e vai trabalhar para si só para se entreter; se assim for, apresente-mo!).

4. O assunto de que todos os fornecedores têm vergonha de falar e que quase todos os compradores preferem fingir que não sabem.

Já experimentou somar todos os custos fixos da sua empresa num ano e dividi-lo pelo número de horas úteis de um ano (por simples exemplo: 8h por dia x 5 dias por semana x 22 dias por mês, menos os feriados que calham em dias de semana)?

Então experimente. E verá que, com todos os encargos que uma empresa tem e com os impostos em vigor em Portugal, é absolutamente impraticável cobrar 5, 8 ou 10 Euros à hora, como muitas vezes se vê. “If you pay peanuts…”.


Resumindo e concretizando, com alguns exemplos:

1. Precisa de uma newsletter mensal.

Considere umas 2h para as primeiras conversas com o profissional, para estabelecer objectivos e preferências.
Se o profissional for bom, vai percorrer o seu histórico de comunicação anterior para identificar os seus temas-chave, o seu estilo de comunicação, a sua audiência. Vai também comparar os seus conteúdos com os da sua concorrência. Facilmente investirá 5h neste trabalho.
Todos os meses, terá que perguntar-lhe a si o que há de novo, o que quer destacar – reuniãozinha de 1h pelo menos, não?
Precisará de encontrar fotografias de cabeçalho e de conteúdos, editá-los e personalizá-los ao seu gosto (e revê-los, porque raramente o cliente gosta da primeira proposta). Bote umas 2h por mês nisso.
Irá escrever, editar, corrigir – outras tantas. Se calhar vai surgir a ideia de fazer um videozinho (aquela coisa inofensiva que só dura 2 min. ao espectador e levou uns pares de horas a filmar, cortar, melhorar, divulgar…).
E terá que gerir a plataforma da qual fará o envio, importar emails para as audiências, personalizar os destinatários para os conteúdos não irem parar ao Spam…truques e coisas; digamos 1h por mês para uma base de dados tranquila.
Analisará os resultados e dar-lhe-á conta disso: outra hora por mês.
São perto de 90h-100h anuais, 7,5h por mês pelo menos.

Se há empresas a cobrar €100/mês, outras a pedir €180, outras a levar €370…é fazer as contas. Posto em perspectiva, mesmo o valor mais elevado de €37 à hora (que não é o nosso!) nem parece assim tão ganancioso, pois não?

2. Quer contratar a gestão das suas redes sociais online.

Pronto(a)? Então comece a contar.
No arranque do projecto, ou de cada nova etapa, há que: conhecer objectivos da marca, fazer análise SWOT com monitorização do histórico da marca e da concorrência, delinear grandes temas para o ano, criar um calendário semanal–tipo, para definir os temas por dia da semana e por plataforma; criar os templates de publicação para cada plataforma; criar os templates de ocasiões especiais, efemérides, calls to action; criar páginas de redes sociais que se calhar ainda não existiam e templates de cabeçalhos que ainda não existiam; definir hashtags a usar; criar cargos de página; criar uma conta Hootsuite ou similar para gerir os agendamentos; configurar Gestor de Negócio e Gestor de Anúncios no Facebook (quando possível e aplicável); definir os indicadores estatísticos a monitorizar e o formato do relatório mensal de estatísticas.
De modo nenhum isto demora menos de 10-15h.

As tarefas regulares são: reunião semanal com cliente para pedir aprovação para as semanas seguintes e receber mais pedidos e ideias (muitos), análise dos temas para o mês; escolha dos materiais audiovisuais a distribuir pelo mês, na mancha total das plataformas: fotos, vídeos, materiais de divulgação da marca; criação de novos materiais audiovisuais a distribuir pelo mês: fotos, vídeos, etc.; alocação de cada material audiovisual a cada dia do mês, no calendário; criar rotinas de divulgação de certas rubricas regulares; edição do material audiovisual a usar (fotos, vídeos – com thumbnail, frame de abertura, legendagem, upload directo em cada plataforma para o algoritmo não se zangar); colocação do material visual nos templates; escrita do copy para cada post (se for em várias línguas, aumenta o trabalho), esclarecimento de dúvidas técnicas com o cliente; preparação de stories; planeamento de anúncios; pedido de aprovação ao cliente; ajustes, muitos ajustes; agendamentos; verificação de que o post foi publicado; republicação dos posts nos grupos online a que a marca tiver aderido; análise diária da caixa de mensagens e resposta directa (se fácil) ou reencaminhamento ao cliente.
Sabe aquela ideia de “com 1h por dia faço eu isto”? Nós por aqui levamos umas 4/5h por dia – por cliente, claro.

Mensalmente, o seu profissional deverá ainda fazer: levantamento das estatísticas em todos estes sítios: Facebook “normal”, Facebook Business Suite, Facebook Gestor de Anúncios, Facebook Estúdio de Criação (e ainda há um Facebook Analytics), Instagram post-a-post (que dá cá um jeito…), Instagram estatísticas, LinkedIn análises (é o único que tem tudo no mesmo sítio) e escrita do relatório estatístico mensal. Não é coisa que se faça bem numa hora, garanto.
Se o cliente quiser uma ajudinha para criar a Loja no Facebook ou no Instagram, vá mais um parzito ou 2 de horas para começar, fora o tempo da manutenção.

Há quem diga que faz isto por 100 e poucos Euros por mês. Pagará o quê? 5 posts às três pancadas? Uma escrita que chumbaria no exame da 4ª classe? Imagens copiadas da net que, ou farão o cliente arriscar uma multa por plágio, ou serão iguais a todas as outras imagens de stock que por aí andam? Também nos passaram por aqui orçamentos de €3.500 por mês para isto. Nunca experimentámos (mas ficámos com curiosidade).

Agora pense: no seu próprio negócio, 5h por dia valem quanto? Talvez ajude.

3. Está na hora de renovar a imagem visual.

Por isso, vai pedir orçamento uma nova apresentação, um novo logotipo, um estacionário de cara lavada.
Eu não faço design, mas contrato bastante. Já contratei dos €50 aos €500 para o “mesmo” trabalho. O que concluí?
Que o barato que pago me saiu caro em propostas desequilibradas, com falta de bom-senso, com desatenções (gralhas, erros ortográficos, falta de respeito pelos códigos de imagem dos clientes), que vão obrigar-me a mim e ao cliente a perder tempo a rever, criticar, mandar alterar, a corrigir em cima das correcções – e a ficarmos aborrecidos que nem uns perus, para falar francamente.
Com uma proposta mais cara, a explicação que obtive do meu fornecedor foi que ia fazer o trabalho de analisar o histórico do cliente e a pesquisa de propostas da concorrência, garantir que não entrava em imitação ou plágio, escolher cuidadosamente cores e tipos de letra que reflectissem o espírito da marca, etc.

Em conversa, parecia lírico. Mas à vista, saiu mais bonito. E não era isso que se queria?


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Marketing Sensorial

Invoca o poder de todos os sentidos (tacto, visão, audição, olfacto, paladar) que os negócios podem despertar e estimular (através da beleza da decoração, do aroma agradável em loja, da textura dos produtos em exposição, de uma degustação cuidada, da melodia da música no local ou em suportes online) para agradar aos seus consumidores e clientes e levá-los, assim, à compra. Se já ouviu falar na importância do “ambiente em loja”, saiba que este assenta num bom Marketing Sensorial e faz toda a diferença.

Análise SWOT

As melhores decisões são tomadas quando sabemos todos os factos – sobre nós e sobre os outros. SWOT é um acrónimo curto que representa uma grande quantidade de informação que vai ser-lhe muito útil: as suas Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses), bem como as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que tem de enfrentar no ambiente que o rodeia.

Reuniões

Quando a prospecção corre de feição, o resultado desejado é a marcação das primeiras reuniões com os potenciais clientes. E há muitos cuidados a ter para preparar estas reuniões: como começar a conversa, o que dizer sobre nós, com que vestuário e aparência pessoal, em que situação (presencial, telefónica, por vídeo), que conteúdos informativos mostrar, que argumentos ter em carteira, como fazer a gestão da conversa e como cativar a outra parte até ao momento que interessa: o primeiro pedido de proposta. Deixe estes detalhes com quem sabe e gosta: nós!

Apresentações

Já sabe que não há uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Resumir em poucas palavras, imagens, sons e vídeos a excelência da sua proposta é uma mais-valia. Uma boa Apresentação Digital vai transmitir a quem a vir uma imagem de profissionalismo e criatividade que torna o seu negócio apelativo e memorável.

Prospecção

Quais poderão ser os seus futuros clientes? A prospecção assenta numa análise do mercado e da concorrência para listar nomes de empresas, cargos e contactos de pessoas concretas – que serão abordadas uma-a-uma, seja presencialmente, através de contactos comuns, por email, telefone, nas redes sociais online ou através de outras plataformas. Nessa abordagem, procura-se compreender necessidades por atender e oferecer soluções à medida. É difícil, é demorado, exige diplomacia, tacto e resistência – mas a boa notícia é que podemos fazê-lo por si.

Networking

A arte de conhecer pessoas relevantes para o seu negócio pede mais do que uma personalidade extrovertida. É preciso sentido de missão, uma pesquisa cuidadosa e os argumentos certos para identificar os melhores interlocutores. Este é o primeiro passo do caminho para fechar vendas: ter uma boa rede de contactos – algo que cultivamos constantemente.

Plano de Negócio

Não se parte para uma viagem sem uma rota em mente; por isso, não se começa um negócio sem um Plano de Negócio. Neste Plano apresentamos os cálculos de todos os custos envolvidos e fazemos uma estimativa das receitas, com prazos e prioridades associados ao seu negócio, para saber quanto e quando vai ganhar com as escolhas que fizer.

Fixação de Objectivos

Para orientar as decisões, é fundamental a formulação explícita e quantificada dos objectivos, para que se possa aferir, ao longo do tempo, se estão a ser atingidos, que desvios existem e como podem ser corrigidos. Dos tipos de objectivos de Marketing mais comuns, temos: objectivos quantitativos (volume de vendas, valor de vendas, número de consumidores e/ou clientes, quota de mercado, rentabilidade) e objectivos qualitativos (imagem de marca, satisfação dos clientes, reputação, serviço).

Posição Competitiva

Como é que a sua empresa vai responder às decisões dos concorrentes? Vai tentar apresentar um produto mais barato? Vai apostar num serviço de maior qualidade? Vai oferecer brindes, ou vai investir fortemente em publicidade?
Tudo isto depende da Posição Competitiva da sua empresa. Juntos, vamos defini-la para que o seu negócio ganhe vantagem face aos concorrentes.

Storytelling

Vamos supor que a sua empresa surgiu ao fim de mais de 20 anos de trabalho intenso na área. Vamos supor que, antes de começar a trabalhar com clientes, a sua preocupação foi aprender o máximo possível com os melhores do ramo, acumulando uma série de conhecimentos e experiências que fazem de si uma referência na área. Com muitas aventuras pelo meio! Não acha que o cliente poderá ter interesse em saber disso? Partilharmos a sua história, da forma certa ajuda criar uma conexão com os seus clientes, aproximando-os de si e – por acréscimo – dos seus produtos.

Estudo do Consumidor

Por consumo, entende-se o acto de apropriação e utilização (geralmente de carácter aquisitivo, implicando uma troca) de bens materiais ou serviços, por indivíduos ou organizações, com vista à satisfação de necessidades ou desejos. Chamamos “consumidor” ao indivíduo particular ou ao agregado familiar – que, na gíria profissional, constituem o “mercado B2C (business-to-consumer”). O estudo do consumidor é um micro-cosmos dentro do Estudo do Mercado, porque, diferentemente das organizações, os particulares compram de forma mais emotiva, exigindo uma atenção aprofundada às suas crenças, atitudes, valores, motivações e comportamentos – que podemos investigar com técnicas de pesquisa quanti e/ou qualitativas.

Estudo de Mercado

Quando falamos em “saber se há mercado para” preocupamo-nos com: quantos são, ou podem vir a ser, os indivíduos ou organizações que constituem a procura? Onde estão e como se caracterizam? Enquadram-se nos nossos interesses? Têm, por sua vez, interesse naquilo que queremos oferecer-lhes? Conhecem e utilizam os nossos concorrentes? Se sim, quais e que opinião têm deles, em comparação connosco? Que outros factores macro e microambientais afectam a sua procura? É a estas perguntas que o Estudo do Mercado procurará dar resposta.

Portfólio

Já fez trabalhos relevantes para o seu negócio, que demonstram a sua perícia e conhecimento da área? Então podemos ajudá-lo a compilá-los e expô-los – são uma óptima forma de divulgar o seu trabalho e conquistar novos clientes.

Marketing-Mix

Trata-se, sucintamente, do conjunto de decisões em torno dos chamados 4 P clássicos do Marketing: Produto, Preço, Praça (Distribuição) e Promoção (Comunicação) + os 3 P do Marketing de Serviços: Pessoas, Processos e Evidências Físicas. Em conjunto, estas variáveis vão ajudar a cumprir os seus objectivos, satisfazendo os seus clientes.

Plano de Marketing

Tomar decisões “no calor do momento” pode resultar para pilotos de Fórmula 1, mas não tanto para um negócio. Todas as actividades de marketing da sua empresa vão constar de um rigoroso Plano de Marketing, com prazos e orçamentos por objetivo e resultados esperados por acção, feito a pensar no melhor para o seu negócio.

Proposta USP

O que há no seu negócio que o torna diferente dos demais? Porque deve um cliente escolhê-lo a si em vez de optar por um concorrente? Vamos trabalhar consigo para descobrir o que torna o seu negócio único, e garantir que não passa despercebido. A isto chamamos USP (unique selling proposition, ou proposta única de valor).

Negociação

Em qualquer relação de troca de valor, todas as partes devem ficar a ganhar. Com uma boa negociação, todas as partes sentem que ficaram a ganhar. Feita por nós, a negociação irá garantir que o processo de troca de valor com a outra parte continuará a salvaguardar os interesses e objectivos do seu negócio…e ainda deixar a outra parte contente com isso.

Copywriting

Já alguma vez leu a descrição de um produto e ficou a achá-la maçuda, pouco apelativa, e até incorrecta em termos de português? Pois é, faltou um bom copywriter. O copywriting consiste num conjunto de técnicas usadas para escrever textos persuasivos para marketing e vendas. A ideia é que o consumidor leia conteúdos que o façam querer tomar uma acção especifica, como pesquisar sobre o seu produto ou registar-se para receber uma newsletter.

E-commerce

Na era em que a venda online é indispensável e integra a experiência “omnicanal”, ajudamos a escolher entre as diversas soluções, a ser encontrado nas pesquisas dos clientes, a canalizar tráfego e visitas para os locais pretendidos e a optimizar a experiência do cliente nas suas plataformas digitais – para que a compra seja memorável e se repita por muitos, longos e bons!

Blog

Trata-se de uma plataforma inspirada nos antigos diários, em que pode publicar informação mais detalhada, vídeos, imagens e links relacionados com o seu negócio, que vão tornar a sua empresa mais humana e aumentar as visualizações do seu website.

Trade Marketing

Vender bem não é só ter o melhor produto. Fisicamente ou online, os pontos de contacto com os consumidores devem ser profissionais. A sua equipa está preparada para atender os seus clientes? Sabe sorrir, escutar, falar de forma cortês e persuasiva? Tem argumentos prontos e eficazes? A sua loja é bonita, apelativa para os consumidores? A relação com os fornecedores, parceiros e distribuidores funciona? Estamos aqui para garantir que sim.

Branding

Uma marca forte e diferenciadora é o que lhe permite ter clientes fiéis, dispostos a pagar mais do que a média. Quanto mais o cliente souber associar o seu negócio a palavras, imagens, símbolos e sons que o cativem, mais se sentirá envolvido com a sua marca. Mas não pense que uma boa marca se constrói facilmente – criar uma marca tem muito que se lhe diga, e nós sabemos bem o que dizer.

CRM

Pense na sua relação com os clientes como qualquer outra relação que mantém com uma pessoa. Se essa pessoa sentir que não é importante para si, a relação arrisca-se a acabar. O CRM consiste numa estratégia que vai ajudar a conhecer, entender e antecipar as necessidades dos seus clientes, para fidelizá-los e gerar mais oportunidades de lucro – alimentando a relação. A personalização do atendimento e da comunicação é fulcral para o sucesso destes objectivos, e acontece através de um relacionamento a médio e longo prazo com o consumidor ou cliente.

Redes Sociais

Além de poder alcançar novos clientes, as redes sociais permitem que os clientes que já tem sigam o seu negócio, ficando a par de quaisquer novidades que deseje partilhar com eles: de promoções a eventos, passando por mudanças de horário ou lançamento de novos produtos. Mas têm os seus segredos! Vá por nós.

Newsletter

Para se manter na recordação e apreço dos seus contactos, é boa ideia enviar-lhes Newsletters, ou Boletins Informativos. Estes são publicações regulares com conteúdos atractivos, que detalham o que há de novo e o que está para vir no seu negócio. Se as newsletters são das ferramentas de comunicação mais eficazes em pequenos negócios, imagine em grandes.

SEO

Já alguma vez pesquisou por um negócio na Internet e teve dificuldade em encontrá-lo? É sinal de que o que procurava não estava optimizado para motores de busca. Não queremos que isso lhe aconteça! Os conteúdos e a estrutura do seu website serão criados para garantir a sua melhor posição nos resultados dos motores de busca – ajudando clientes que já o conhecem a encontrá-lo facilmente, e novos clientes a descobri-lo pela primeira vez.

Website

Hoje em dia, se quer saber algo sobre um dado negócio, o primeiro instinto é procurá-lo na Internet. Com o nosso apoio, sabe que terá um website à sua medida, que represente o seu negócio devidamente para quem o pesquise e que faça chegar os clientes aquilo que desejar transmitir-lhes.

Conteúdos

Nem só de produto vive o consumidor. Prova disso é haver tantos fãs a declarar publicamente o seu amor a marcas. Ora, não há valor emocional para o consumidor ou cliente sem conteúdos – sobre pessoas, eventos, experiências, ou simplesmente informações relevantes. Os conteúdos de qualidade são originais, dinâmicos e partilháveis. Embora possam ser diferentes conforme os alvos a atingir, as mensagens têm de ser sempre coerentes com o posicionamento da marca – algo que nós garantiremos.

Atendimento e Imagem

O profissionalismo no atendimento ao cliente é essencial, mas ninguém nasce ensinado. O nosso trabalho vai permitir-lhe a definição clara de objetivos, o estabelecimento de procedimentos para que as suas equipas lidem com as situações e a selecção, formação e motivação dos seus comerciais. Nem todos os clientes vão ser simpáticos e afáveis; alguns não estão para conversas e outros gostam de “reclamar”. Um profissional de atendimento ao cliente treinado por nós saberá como apelar aos primeiros e como acalmar os segundos.

Relações Públicas

Um diálogo tem dois sentidos. Escutar o que clientes, órgãos de comunicação, parceiros e poderes públicos e privados têm para dizer, compreendêlos, dar-lhes atenção e aceitar as suas recomendações pode abrilhantar a sua empresa e até reconquistar quem parecia perdido. Por isto, vamos garantir que as linhas de comunicação com os seus stakeholders nunca se fecham.

Publicidade

É a comunicação paga, nos media, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo de promover bens, serviços, ideias, princípios, iniciativas ou instituições. A criatividade é nossa, os louros são seus.

Design

Um visual criativo e apelativo torna qualquer mensagem mais eficaz. Tudo comunica, portanto nunca descuremos o factor estético: no escritório, na loja, no logotipo, nas brochuras e flyers, no website, nos produtos, nas embalagens… e nos sorrisos dos que gostam de ver tudo isto.

Vídeo

Há momentos, frases e testemunhos que só um vídeo consegue traduzir. É mais credível, próximo e eficaz do que quase tudo. Connosco, pode contar para a redacção dos guiões, a gravação, produção, edição, processamento e reprodução de vídeos, que vão ajudar a mostrar aos outros tudo o que o seu negócio tem para contar.

Fotografia

Será muito mais fácil escolher um restaurante com fotografias do espaço e da comida, certo? E quanto mais atractivas as fotografias, maior a nossa vontade de experimentar. Com isso em mente, a nossa equipa vai captar em imagem os momentos únicos do seu negócio – com um toque de aperfeiçoamento digital, quando necessário.

Alvos e Posicionamento

Os alvos são os nossos compradores potenciais prioritários, bem definidos por critérios geográficos, demográficos, socioeconómicos e psico-comportamentais, entre outros. O posicionamento é o conjunto de traços principais e distintivos da imagem da organização e do produto, serviço e/ou marca, que permitem ao público identificá-lo, situá-lo e diferenciá-lo dos outros no mercado (por exemplo: o mais caro, o de melhor qualidade, o mais afável, etc.). Se só pudesse dizer uma coisa sobre a sua oferta ao seu público-alvo, o que seria? Nós saberemos ajudar nesta escolha!