Como se comunica, mesmo sem falar?
Certamente terá um carinho especial por uma ou outra empresa, onde regressa sempre pela simpatia: vê um sorriso no rosto, sente sinceridade, gosta da estética agradável e sente-se convidado(a) a ficar. Haverá outras empresas às quais não regressará exactamente pelo oposto.
Muitas experiências que consideramos memoráveis (boas ou más) devem-se à primeira impressão e esta resulta, em grande parte, da comunicação não verbal.

O que é a comunicação não verbal?
A comunicação não verbal inclui expressões faciais, movimentos corporais, gestos, o tom da voz, o toque e até um simples olhar ou sorriso. Acontece sem o uso de palavras, escritas ou faladas.
Quantas vezes já deu por si a desistir de uma compra, porque um funcionário não lhe sorriu quando chegou à loja, revirou os olhos quando o questionou sobre algo ou fez um trejeito que não lhe pareceu honesto? A linguagem corporal é parte da comunicação não verbal. Sem ela, o que expressamos verbalmente perde força e veracidade.
E já se deu conta de que, seja no trabalho ou entre amigos e família, reparamos quase involuntariamente na roupa, na postura e nas expressões das pessoas com quem interagimos? Se pensarmos sobre o assunto, estes pequenos detalhes ajudam-nos a compreender as mensagens que os outros nos transmitem.
De facto, a comunicação não verbal é indissociável da comunicação verbal e pode ser o factor-chave para que o seu negócio cresça. Lembre-se: tudo comunica!

O que é a comunicação não verbal?
Se souber o significado dos pequenos gestos do dia-a-dia, poderá usá-los a seu favor, para despertar bem-estar, boa-vontade e empatia aos seus clientes.
Acenar com a cabeça e sorrir pode significar que está a gostar; arregalar os olhos pode demonstrar descrença; abanar com a cabeça lateralmente pode transmitir que está a rejeitar algo. Veja alguns exemplos de significados de gestos que, inconscientemente, fazemos:


O sorriso, a calma e a paciência dos seus colaboradores, a prontidão no atendimento e a escuta atenta (evidenciados por pequenos gestos) podem ser determinantes para a sua marca. Daí que, cada vez mais, se aposte em formações de comunicação não verbal, de acordo com as conveniências de cada empresa.
De facto, as expressões não verbais são percecionadas pelos outros e ajudam-nos a formar opiniões. Se nunca pensou neste tema, é tempo disso! Em breve estaremos a “desconfinar” e relacionar-nos bem com os outros é uma chave para o sucesso que nunca passa de moda.
Como é que podemos ajudar?
A QA é especialista na criação de relações pessoais duradouras (pergunte aos nossos clientes!).
Com os nossos serviços de aperfeiçoamento de Atendimento e Imagem, a sua empresa e os seus colaboradores também ficarão aptos a decifrar os sinais da comunicação não verbal e aumentar as suas vendas, com clientes felizes!
Se estiver a pensar em internacionalizar o seu negócio, a adaptação intercultural a costumes e hábitos diferentes precisam de treino específico: também nisso poderemos ajudar.
Contacte-nos: info@quereralem.pt!
OPINIÃO QA: Catarina

Enquanto profissional de comunicação, acredito que a comunicação não verbal tem um peso quase tão grande como a escrita ou a oralidade. Devemos, por isto, ter atenção a pequenos pormenores como a roupa que vestimos, o perfume que usamos, os gestos que fazemos com as mãos e, principalmente, com as nossas expressões faciais. Lembre-se: a comunicação de uma empresa é muito mais do que um texto bonito num website. Da próxima vez que marcar uma reunião ou atender um cliente, não se esqueça de que está a comunicar com a outra pessoa, mesmo sem dizer uma única palavra!