Sabe que a Newsletter ainda é das ferramentas de comunicação mais eficazes?
É verdade: na QA somos fãs declaradas da newsletter.
Em todos os negócios nos quais temos trabalhado, a newsletter tem mostrado, consistentemente, ser das peças de comunicação que maior retorno gera, a curto e longo prazo (muito maior do que as redes sociais, já agora). Várias vezes recebemos novos pedidos de serviços em resposta a uma newsletter acabada de enviar.
Quem subscreve uma newsletter, quer informação e novidades: aprender algo novo, estar entre os primeiros a saber e ser estimulado(a) por conteúdos frescos e enriquecedores. Veja como!

Como preparar uma newsletter?
A newsletter consiste no envio de mensagens escritas e/ou audiovisuais a destinatários identificados, que autorizaram o contacto, com uma determinada periodicidade. Permite às empresas estabelecer uma comunicação regular com os seus clientes, colaboradores e parceiros, tanto actuais como potenciais. Sobretudo em negócios B2B, em que o tempo e a disponibilidade dos interlocutores é tão limitado, a newsletter é dos recursos de comunicação que melhor funciona, porque não é intrusiva e pode ser lida com tempo e “cabeça”.
Para enviar uma newsletter é preciso, primeiro, construir uma lista de emails (mailing list) autorizados dos destinatários. Estes emails podem ser recolhidos em formulários de subscrição em websites, passatempos, eventos ou convites em redes sociais, por exemplo. Isto significa que os contactos que recebemos são de pessoas que realmente estão interessadas no nosso negócio e querem saber mais.
Para incentivar as pessoas a subscrever a sua newsletter, pode usar alguns truques, como:
- Partilhar alguns exemplos das suas newsletters anteriores;
- Manter o formulário de subscrição simples e não intrusivo. O nome e o email podem ser suficientes;
- Oferecer algum conteúdo quando os destinatários subscrevem a newsletter. Por exemplo, um e-book, relatórios ou outras informações interessantes relacionadas com o seu negócio.

Como escrever uma boa newsletter?
Uma newsletter deve ser elaborada profissionalmente, uma vez que o planeamento dos temas, a escolha das fotografias e vídeos, a redacção do texto, a utilização de links, a gestão dos destinatários e a medição dos resultados exigem alguns cuidados para aumentar a sua eficácia.
Veja algumas dicas:
- Comece por pensar num planeamento de temas para a sua newsletter. Os conteúdos devem ter uma sequência lógica ao longo do tempo. Defina a sua periodicidade. As newsletters podem ser enviadas semanalmente ou mensalmente, por exemplo – tudo depende do que faz sentido no seu negócio.
- O que é que quem vai receber a newsletter ganha com essa informação? Pense do ponto de vista do que o Outro espera ganhar! Resista à tentação de falar só de si, do seu negócio ou daquilo de que gosta. O conteúdo deve estar relacionado com o seu negócio, mas o destinatário tem que estar no centro do seu interesse!
- Fale de Pessoas e para Pessoas. Toda a gente quer conhecer os rostos por detrás do negócio, a história, os desafios e os sucessos. E muita gente gostaria de participar da sua história também. Faça dos seus Clientes estrelas das suas newsletters.
- A newsletter deve ser directa e curta. Menos é mais.
- Crie títulos apelativos para despertar a curiosidade e vontade de ler a sua newsletter!
- Use imagens bonitas e com boa qualidade. Os olhos comem primeiro.
Após criar a sua newsletter, pode enviá-la através de plataformas como Hootsuite, e-Goi e Mailerlite, mas também de outras mais adaptadas ao mercado português e com configurações mais simples e fáceis de utilizar, como a da Capensis.
Verifique, antes do envio, se a newsletter resulta tão bem em écrans de telemóvel e tablet como no computador. E não se esqueça de ir avaliando os resultados e afinando a sua estratégia, sempre que necessário.
Veja alguns exemplos de newsletters que temos preparado:

Como é que podemos ajudar?
Os nossos serviços de Marketing e Comunicação incluem o planeamento, a escrita, o design, o envio e a monitorização dos resultados da Newsletter da sua empresa!
Nós tratamos disso: feito por nós, fica feito. Pessoalmente.
Contacte-nos: info@quereralem.pt!
DICA QA: EVA MARQUES

“As newsletters são ferramentas de marketing directo. Lembre-se disto: directo! Isto quer dizer que, idealmente, são dirigidas a uma pessoa concreta. Por isso, quando estiver a criar o seu formulário de subscrição da newsletter, não se esqueça de pedir primeiro e último nome ao subscritor! Seria mesmo uma pena que a newsletter que preparou com tanta dedicação fosse parar ao spam…
Quando direccionamos um email a uma pessoa concreta (com nome), a probabilidade de o email ir parar ao spam é quase nula! Algo tão simples como identificar o seu destinatário irá aumentar a taxa de abertura das suas newsletters instantemente. É bom saber, não é?”