Sabe quais foram as três pesquisas mais populares no Google, no ano passado, em Portugal? “Tempo para amanhã”, “EURO 2020” e “Sporting CP”. Interessante, não é? Esperamos que esta última não lhe traga más memórias… e aproveitamos para informar que a QA não tem preferência clubística, a não ser que nos paguem, claro!
As pesquisas no Google já são tão banais para nós como a abstenção eleitoral. Hoje em dia, perguntamos tudo ao Google e até alguém que não saiba o que é o Google vai pesquisar ao Google o que é o Google.
Mas, diga-nos: já se pesquisou hoje?
Acaso terá descoberto que a sua mãe partilhou no Facebook fotos da sua adolescência (quando não estava propriamente no seu melhor), que a Interpol anda atrás de si, ou nem sequer encontrou nada?…
Talvez seja melhor assim. Imagine que estava a candidatar-se às próximas eleições e que, ao pesquisar o seu nome no Google, descobria pela comunicação social que não é, afinal, fiel representante do povo, nem dignificante da democracia representativa, mas sim uma personalidade corrupta que só zela pelos seus próprios interesses. Não seria muito agradável – às vezes, mais vale não ter carro do que ter um que nos abandona na primeira curva.
Agora mais a sério: já se pesquisou e não gostou dos resultados? Já pesquisou a sua empresa? Ficou triste porque só encontra o seu negócio na vigésima sétima página de pesquisas? Falemos um pouco sobre isso.
Já ouviu falar em SEO?
SEO (Search Engine Optimization) consiste na optimização dos conteúdos e da estrutura de um website, para que este apareça na melhor posição possível nas páginas de resultados dos motores de pesquisa. E desengane-se se pensa que só um website de uma empresa muito conhecida, com muitos anos de mercado ou que pague pequenas fortunas consegue aparecer nos primeiros lugares da lista. Existem formas muito mais simples e baratas de fazer o seu website subir no ranking.
Aqui ficam algumas dicas:
- Identificar as palavras-chave do seu negócio. Pode tentar descobrir quais as palavras que levariam um potencial cliente a encontrar os seus serviços num motor de busca.
- Criar conteúdo relevante no seu website e certificar-se de que inclui todas as palavras-chave identificadas. Tudo o que estiver no seu website tem que interessar a quem pesquisa; por isso, imagine-se no lugar de quem está à procura de uma expressão no Google.
- Ter links internos no seu website. Não sabe do que estamos a falar? Quando está a navegar num website, a ler um texto, por vezes surge uma palavra com uma hiperligação (link) para outra página. É isso! Se recorrer aos links internos, vai conseguir gerar mais actividade no seu website e indicar ao Google a sua relevância.
- Fazer link building com links externos, ou seja, links noutros websites que estão a apontar para os seus. Experimente fazer parcerias com outras empresas, para que tenham links para o seu website e vice-versa. O Google irá considerar o seu website mais relevante se houver links externos de websites de referência, credíveis e interessantes (não descure esta parte!) a remeter para o seu.
- Tomar atenção ao tempo de carregamento da página – não deixe que ultrapasse os 3 segundos! O tempo que o seu website demora a abrir tem influência no algoritmo do motor de busca. Se for lento, será considerado menos relevante e, por conseguinte, penalizado no ranking. Pode usar esta ferramenta para medir a velocidade do seu website.
Note que as medidas adoptadas no seu website não devem ser estáticas. Tanto os algoritmos de optimização como os hábitos de pesquisa dos utilizadores estão sempre a mudar (a Google altera o seu algoritmo 500 a 600 vezes por ano), pelo que os resultados das actividades de Marketing em SEO têm que ser constantemente monitorizados para garantir que mantêm ou melhoram os resultados pretendidos.
Se quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre SEO, pode ler a opinião de especialistas ou aprender mais sobre as estratégias desta ferramenta no nosso blog. Temos noção de que talvez não tenha tempo, nem paciência, para estar constantemente a avaliar os resultados e a perceber se tem de mudar algo no site. Se ao menos houvesse alguém que tivesse…
E não é que há?
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OPINIÃO CLIENTE QA: Afonso Alturas, Storyteller
“Era uma vez um gnomo na internet. Estava perdido, não conhecia ninguém, vivia sem rumo. Sentia que estava dependente do destino, de Deus ou do acaso da natureza. Ele via todos os outros gnomos a ultrapassá-lo, via outros no topo, via-os a serem muito visitados e partilhados, enquanto ele era ignorado. Ninguém lhe ligava nenhuma e o pobre gnomo não percebia porquê. Até que um dia conheceu uma fada, que lhe explicou o que era o SEO. Com este poderoso conhecimento, o gnomo percebeu que não é a internet que dita o seu destino, mas é o gnomo que, através de técnicas de SEO, cria o seu próprio caminho. Assim, o gnomo alcançou o topo da página de pesquisas. Moral da história: não podemos estar à espera que o nosso site apareça numa boa posição se não usarmos técnicas de SEO. A nossa posição numa página de pesquisas não está dependente do acaso; nós podemos e devemos, através do SEO, dar um empurrão ao nosso site.”