“Devias fazer a análise, Mário!”
Mário não gostou nada de ouvir isto. Não sendo o pior dos hipocondríacos, tinha pavor a agulhas. De uma das vezes, desmaiara e acordara com duas valentes chapadas de uma enfermeira maciça. Desde então que fugia de enfermeiras.
Mas, convinha, a coisa não andava bem. Olheiras, perda de peso, irritação… Era grave!
“Será caso para mandar para análise?”
Desde que se enrolara com Sónia, uma descarada enfermeira de contratação externa que lhe punha a bilirrubina aos saltos, que Mário vivia esmagado por um trilema.
A mulher de Mário, adepta da farmacopeia natural e desconfiada de tudo o que era vacina, afixava em post-its no frigorífico a quantidade de tempo que o marido dedicava a voluntariar-se para experiências científicas em horário pós-laboral. E já não lhe fazia as torradas de manhã. O cão de Mário ficava furioso sempre que ele chegava a casa a cheirar a formol. Mário bem tentava disfarçar, enfrascando-se em perfume, mas o bicho dobrava de reprovação ladrada. Ao serão, sentado muito composto no sofá, a enjoar da novela, Mário suspirava secretamente por brincar aos médicos. E olhava de soslaio para o Telegram, onde uma nova mensagem do número de código “112” tinha caído.
Tirar o peso de cima era mais do que uma força de expressão para Mário.
É que a análise nem sequer era comparticipada.
Até que um amigo lhe disse: “experimenta fazer em casa! Só tens de garantir que ninguém entra. Mas o resultado é igual. Trata disso e tiras esse peso de cima. Agora, adeus e continuação de uma boa tarde desportiva“.
De modo que Mário se trancou no escritório para fazer a análise – a análise SWOT.
Faz a SWOT, Mário!
SWOT é o acrónimo de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que, postas por escrito e numa representação gráfica, ajudam à tomada de decisão.
Quer ver a análise que o Mário fez sobre a Sónia?
Com um telefonema rápido à QA, Mário ficou a saber que:
As Forças e Fraquezas são as do tempo presente, enquanto as Oportunidades e as Ameaças se prefiguram no futuro;
As Forças e as Fraquezas derivam do ambiente interno (dentro da organização) e do microambiente (consumidores, concorrentes, fornecedores, distribuidores, parceiros,…), enquanto as Oportunidades e Ameaças são identificadas nas tendências do macroambiente (para as quais usamos a análise PESTEL: Política, Economia, Sociedade, Tecnologia, Ambiente e Legalidade).
No final, Mário continuou casado com a mulher, porque Sónia não lhe fazia as torradas (diga a verdade, estava à espera que a culpa fosse do Costa?…).
Mas, como acreditamos que irá fazer escrupulosamente as torradas aos seus clientes, faça a análise connosco e terá sempre um resultado positivo!
OPINIÃO QA: Sónia, Enfermeira
“Eu acho muito bem que o Sr. Mário tenha feito esta análise, porque as análises ajudam-nos sempre a ficarmos bem de saúde e, além disso, era muito feio ele ter ficado a pensar mal das enfermeiras só por causa de uma injecção mal dada! Eu, que já sou enfermeira há muitos anos, já dou injecções de olhos fechados! Mas, não sei porquê, continuam sempre a chamar-me para as festas de Halloween!… O importante é que as pessoas saibam brincar, sem maldade…”