Por melhor ouvinte que seja, uma conversa em que o interlocutor “engonha” só pode desanimar mesmo o mais atento. As introduções e apresentações, principalmente, podem dar muito azo a divagar e confundir os nossos leitores e ouvintes.
Por isso, antes que agarrem em si pelos ombros e receba um abano com a imprecação “vá lá, desembucha!”, aqui fica um guião para dizer o que interessa e da forma que interessa:
Quando apresenta alguém:
O quê?
É com muito prazer que vos apresento a Maria Silva, que veio hoje falar-nos de como melhorar o atendimento ao cliente na nossa empresa.
E então? (Qual é a importância disso para o nosso interlocutor?)
A Maria tem mais de 20 anos de experiência em processos de atendimento nas empresas da nossa área de negócio. Tenho a certeza de que, depois de ela nos ensinar as 5 dicas mais eficazes para gerir clientes difíceis, vamos todos passar a trabalhar mais motivados e com bons resultados.
E agora? (O que se faz a seguir?)
Vamos então passar ao início deste workshop de 2h, que vai ter uma primeira parte teórica de 45min e, depois de um intervalo de 15 min., uma parte prática para colocarem as vossas questões e treinarem alguns exemplos.
Quando apresenta algo:
O quê?
Aqui está o novo desenvolvimento que fizemos nestes últimos 5 meses. Nesta versão, usámos o vosso feedback para simplificar os menus de acesso e também aumentámos a velocidade do software.
E então? (Qual é a importância disso para o nosso interlocutor?)
Agora, os nossos colaboradores podem concluir as suas tarefas com mais facilidade, e a empresa pode poupar tempo e dinheiro.
E agora? (O que se faz a seguir?)
No final desta formação, vamos já proceder à instalação nos nossos computadores, com o apoio da equipa técnica.
Quando responde a uma pergunta:
O quê?
A nossa empresa só trabalha com equipamentos certificados e com o mais elevado desempenho, de acordo com as avaliações independentes internacionais.
E então? (Qual é a importância disso para o nosso interlocutor?)
Estas experiências anteriores capacitam-nos para conseguir assegurar-vos o retorno do investimento, mesmo antes de 3 anos de actividade.
E agora? (O que se faz a seguir?)
Tenho todo o gosto em conversar convosco sobre as vossas necessidades e preparar-vos três cenários de orçamento.
Ao dar feedback:
O quê?
Reparei que o teu relatório não foi submetido dentro do prazo acordado.
E então? (Qual é a importância disso para o nosso interlocutor?)
Isto coloca-nos em desvantagem para praticar a nossa apresentação e pode pôr em risco a reunião com o cliente.
E agora? (O que se faz a seguir?)
Preciso que termines este relatório até amanhã de manhã. Por favor, diz-me como te posso ajudar.
Ora nem mais. É a nossa vez de perguntar: como podemos ajudar?