Escolha o ambiente em que preferiria trabalhar:
Ambiente de trabalho 1
– Pedro, já acabaste de mapear a concorrência?
– Ainda não, estou a tratar disso.
– Quando prevês ter isso pronto?
– Hoje ao final do dia deve estar despachado.
– Ok, Pedro, trata lá isso e depois manda para o mail.
“Sim, chefe. Depois mando.”

Ambiente de trabalho 2
– D. Pedro, que os deuses o guardem! Como está? Já acabou de contar os cavalos de Castela?
– Ainda não, Sua Majestade Senhor Rei D. Pedro. Mas conto ter isso pronto ao raiar do dia, com a ajuda de Hermes, o mensageiro dos deuses.
– Fie-se nos deuses e não corra. Vá, despache lá isso e mande-me por fax.
“- Não puxe por mim, meu Rei. Ainda temos regicídio!”

O segundo parece mais interessante, não é?
O primeiro ambiente de trabalho é frio e impessoal, o que muitas empresas vêem como o ambiente “normal” de trabalho. No segundo ambiente, também temos trabalho mas, pese embora a ameaça de Castela, com muito mais piada.
Trabalho é trabalho, costuma dizer-se. Só que trabalho com prazer leva-se melhor.
Não é preciso conhaque! Sabe-se lá que efeitos isso poderia ter na produtividade, já para não falar na Inspecção do Trabalho e na ASAE… Basta recorrer ao humor. Esta arte pode dar um toque muito especial à sua lavoura.
Guia para humorizar a sua empresa

Passo 1
Crie espaço para o humor na sua empresa.
Pode começar por fazer piadas consigo próprio. Se o fizer, os seus colaboradores vão sentir-se mais confortáveis a fazer piadas consigo e entre si, o que resultará num ambiente muito mais saudável.
Exemplo: quando cometer um erro em frente aos seus colaboradores, veja-o como uma oportunidade e faça uma piada com a situação. Deixou cair um molho de papéis? Vocifere: “Só não cai o preço da electricidade!”
Passo 2
Crie uma newsletter interna com um toque de humor.
Não precisa de colocar o humor no organigrama, mas coloque-o na agenda.
Exemplo: partilhe a história mais engraçada do mês, aborde os seus colaboradores de forma incomum ou pregue partidas. Vem aí o São Martinho? Informe que os dispensadores de água passarão a disponibilizar água-pé – sem o álcool, e sem o pé.
Passo 3
Programe pequenas diversões para os seus colaboradores.
Exemplo: à quinta-feira quem vier mais bem-vestido ganha um bónus – sendo o bónus um pacote de favas secas e um poster da irmã Lúcia, quer sejam intolerantes a um ou ao outro.
Passo 4
Faça piadas com coisas que as pessoas controlam.
Humor e gozar com as pessoas é muito diferente. É uma linha que deve estar bem traçada, especialmente quando falamos de interacções com colaboradores com quem ainda não se tem muita proximidade. Deve tentar não rir-se das pessoas, mas sim que as pessoas se riam consigo.
Exemplo: em vez de fazer piadas com o João por ser careca, correndo o risco de ofendê-lo, faça antes piadas com o facto de ele trautear música clássica para si próprio quando está a tentar concentrar-se. Repare: João Vitorino d’Almeida seria uma boa alcunha; João Calvão seria bullying…
Passo 5
Encare o humor como coisa séria.
Trabalhar o humor na sua empresa requer mão nele. Nós estamos aqui para ajudar e teremos todo o prazer em produzir requintadas patetices para a sua empresa, sejam newsletters, eventos, discursos ou dicas para ser um chefe com mais piada.
Fale connosco, explique-nos o que procura e, entre nós, tornaremos a sua empresa tão mais divertida, que obrigará à redefinição dos critérios de “Melhor Empresa para Trabalhar”.
A menos que seja um consultório dentista… nesse caso, tenha vergonha e respeite a dor das pessoas – e páre de impingir aparelhos a toda a gente.
(Estávamos só a brincar…está a ver como resulta?)
OPINIÃO QA: Paulo Ferreirinha do Rio, Director Comercial

“O humor no trabalho potencia as boas relações. De certeza que, se lhe perguntarmos por antigos colegas, os que lhe vêm de imediato à cabeça são os bem humorados, os que começavam o dia com uma piada – fosse sobre o penteado, o futebol, ou outros colegas…! Com os clientes funciona de modo semelhante. Muitas vezes, em sede de negociação, a situação está tensa, num impasse, num beco sem saída e… de repente, uma piada com critério pode desbloquear e aligeirar o momento, proporcionando uma aproximação e até uma maior confiança. Se, como eu, trabalha na área comercial, então pode ter sempre esta anedota na manga: “qual é o melhor vendedor de enciclopédias? É um gago. Porquê? Porque, quando lhe abrem a porta, ele diz: Que… que… que… que… quer comprar, ou que-que-que-quer que leia???” Boas risadas e boas vendas!””