Como motivar a sua Equipa para vender mais (e melhor)?
Todas as Empresas precisam de uma coisa principal para terem sucesso: Vendas!
E todas precisam de saber como vender mais (e melhor).
Mesmo que esteja no negócio há muitos anos, há vários pequenos pormenores que importa conhecer para poder “dar o salto” em frente.
Nesta newsletter, vamos explicar-lhe como pode ter a sua Equipa do seu lado para que a sua Empresa possa alcançar os seus objectivos.
Mesmo que a Equipa seja apenas composta pelo próprio Empresário, vale a pena ter estes conselhos em conta. Também resultará consigo!
Estabeleça objectivos de Vendas da sua empresa para a sua Equipa
Os seus colaboradores precisam de saber qual é a meta, para poderem dar o seu melhor e dosear os seus esforços.
Se estabelecer objectivos de Vendas anuais, mensais e (dependendo do negócio) semanais e fizer uma avaliação periódica da % de cumprimento desses objectivos, a Equipa ficará mais esclarecida, mais motivada e poderão, em conjunto, vibrar com as conquistas e traçar planos para conseguir o que falta concretizar.
Introduza regularmente nas conversas com a sua Equipa os temas “já cumprimos x% dos nossos objectivos”, “este mês, temos como objectivo y Euros de facturação”, “face ao ano anterior, estamos x acima (ou abaixo) do previsto” e verá que a consciência dos seus colaboradores sobre o seu contributo para a Empresa irá aumentar, com vantagens para as suas Vendas.
Premeie a sua Equipa pelos bons resultados
A sua Equipa tem toda a legitimidade para perguntar-lhe: o que é que eu ganho com isso?
Parece óbvio que, se as coisas correrem bem, cada um manterá o emprego e o ordenado – mas será que podemos fazer melhor? Podemos!
Experimente atribuir uma percentagem das suas vendas, como prémio, aos seus colaboradores. Quem mais vender, mais ganha. Pague-lhes esses prémios individuais com regularidade (por exemplo, mensal ou trimestralmente), para aumentar a motivação.
E pode fazer mais do que isso: definir que uma parte dos proveitos anuais da empresa será distribuída pelos colaboradores no final do ano.
Assim todos perceberão que contribuem para o “bolo” geral e, além do seu prémio próprio, poderão a ganhar se forem colaborativos, solidários e partilharem de uma causa comum. Assim manterá o moral elevado durante todo o ano.
Repare que não estará a gastar antes de ganhar: os prémios variam com os resultados e não lhe trazem nenhum encargo fixo. Só paga se ganhar! E a sua Equipa só ganha se vender!
Dê à sua Equipa os conhecimentos necessários para Vender bem
Vender não é fácil! Exige conhecimento e treino.
Por isso, se vai pedir à sua Equipa que venda, considere dar a devida formação – tanto no início, como ao longo da carreira.
A nossa sugestão é que comece por fazer um diagnóstico de como a Equipa está a vender actualmente. Pode contratar um serviço de Cliente-Mistério para identificar os pontos fortes e fracos e, a partir daí, montar uma formação à medida do que é necessário melhorar.
Nós podemos fazer isso por si e preparar uma formação em Vendas, juntamente com um manual de Vendas e Atendimento, que irá orientar todos os seus colaboradores – e a si próprio(a) – sobre os pequenos procedimentos quotidianos a implementar para atingirem o sucesso.
Connosco fez toda a diferença – e agora vamos partilhar esse conhecimento consigo, de Empresária para Empresári@s!
A propósito: já se inscreveu, e à sua Equipa, no webinar grátis “O Poder Da Sua Marca Pessoal”, uma oferta da nossa cliente Cristina Ferreira da Costa em parceria com a AGEIRA? É já amanhã às 14:00 via Zoom. Aproveite!
Boas Vendas e até breve!
OPINIÃO QA: RAQUEL ALMEIDA
Enquanto colaboradora da Querer Além, sei a importância de trabalhar em Equipa e de concentrar os meus esforços num objectivo definido e concreto.
Não há maior realização pessoal do que receber um feedback positivo em relação ao trabalho desenvolvido e saber que contribuí para algo maior.
Lembre-se: a sua Equipa deve estar motivada e valorizada para, assim, ser o seu maior apoio na concretização de todas as suas metas.