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As relações pessoais são (de novo) a alma dos negócios

As relações pessoais são (de novo) a alma dos negócios

Pessoas que percebam de pessoas

Há 23 anos que dou aulas a estudantes de Marketing e confesso: quando me perguntam se os meus alunos de hoje parecem menos inteligentes ou preparados do os de há décadas atrás, eu digo logo que não. Porém, noto que têm agora menos empatia, inteligência emocional e destreza social

Não é por má-vontade: é só por falta de consciência e de treino. Como é que isto aconteceu? Convivemos menos, estamos mais fechados em casa e relacionamo-nos cada vez mais virtualmente. E não só de há ano e meio para cá. Perdemos jeito e paciência para os outros.

Se é empresário(a), poderá sentir que algo parecido sucede nas suas relações profissionais. Todos temos que lidar com pessoas que até podem ser excelentes do ponto de vista técnico, ter óptimos produtos e eventualmente um bom coração, mas têm dificuldade em lidar com os outros. Se lhe parece que estes casos se têm tornado mais frequentes, não está sozinho(a): é realmente um sinal dos tempos. Quantas oportunidades de negócio se perdem por causa disto? 

Diplomacia, tacto ou simplesmente bom-senso aplicado à vida em sociedade são qualidades que precisam da prática que advém de contactos regulares com outros seres humanos. Brevemente, o mercado estará cheio de profissionais aptos a trabalhar softwares, a programar e a tirar partido da automação, mas com muita falta de pessoas que percebam de pessoas. Essa será a competência de ouro no futuro. E é aqui que a nossa experiência entra!


Relações pessoais: a alma dos negócios

Porque valorizamos ainda as relações pessoais nos negócios? Não estamos na era digital? O futuro não se faz com algoritmos? Não é mais fácil contactar as pessoas online do que em reuniões? A comunicação não vive das redes sociais? Não se consegue persuadir audiências enormes com recursos de big data analytics? Os negócios não serão todos de base tecnológica? 

Estará o conceito de “relações pessoais” desactualizado? Nem por isso. E por duas boas razões.

A primeira razão pela qual as relações pessoais continuam a determinar o curso dos negócios é que a racionalidade humana é limitada. Os decisores, mesmo em contexto empresarial, desempatam escolhas recorrendo às emoções, aos sentidos, à aprendizagem das experiências passadas e aos exemplos dos outros. Aquilo a que gostamos de chamar “intuição” outra coisa não é que a utilização de informação que temos armazenada no subconsciente e que deriva maioritariamente – adivinhou! – das relações pessoais. As relações pessoais influenciam as decisões empresariais. 

A segunda razão para que as relações pessoais sejam (ainda) tão importantes no mundo dos negócios é que… as pessoas sentem-se sozinhas. Cada vez mais sozinhas. O mundo dos negócios nunca foi pêra doce. O digital pode ser um lugar muito frio. E a despersonalização cobra um preço alto. Portanto, não se admire se, ao telefonar, reunir, conversar cara-a-cara, sorrir, apertar a mão (ou uma “cotovelada amigável” como substituto criativo contingencial) aos seus interlocutores estiver a contribuir para humanizar o seu (o vosso!) dia. E como isso sabe bem!

É para ajudá-lo(a) a si e a essas pessoas que nós trabalhamos. Então, o que podemos fazer por si?


Somos especialistas em relações pessoais

Tudo muito bonito, mas: lidar com pessoas dá trabalho? Dá, pois! Requer conhecimentos avançados de psicologia, ciências sociais e do comportamento humano? Ajuda muito. Precisa de treino? Não conhecemos ninguém que tenha nascido ensinado em relação a isto. 

Se é excelente no que faz, mas:
a) não tem tempo para procurar novos clientes,
b) a timidez limita a sua iniciativa,
c) o seu networking é insuficiente,
d) tem pudor de ir à conquista de novos contactos,
e) não tem jeito para vender,
f) lida mal com a rejeição,
g) não tem equipa comercial, ou não obtém resultados da sua equipa comercial,
h) já fez esforços de marketing e comunicação sem sucesso,
i) a venda online não é adequada ou suficiente para o seu negócio,

então, a QA propõe-se fazer esse trabalho por si.

Chegaremos a mercados que ainda não teve oportunidade de desbravar. Além de jeito, temos interesse, persistência e resiliência para angariar novos clientes. Como profissionais de Marketing e Comunicação, sabemos optimizar uma proposta desde o início. Além de formação superior, temos boas maneiras: os seus produtos e serviços serão acarinhados com uma excelente imagem e reputação. Nós percebemos de pessoas! E vamos utilizar isso a favor do seu negócio.

Fale connosco para conhecer os nossos casos de sucesso de Angariação de Clientes e Representação Comercial (New Business) e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio.


OPINIÃO QA: RAQUEL RIBEIRO

Fazer as pessoas sentirem-se pessoas (e ficarem contentes com isso) é o princípio das relações de negócios muito bem sucedidas. O histórico ainda joga a favor das relações pessoais. É que nós, humanos, temos uns bons milhares de anos de experiência nisso!
Colocar perguntas que mostrem genuíno interesse e abertura, analisar reacções e preparar alternativas para diferentes cenários, descodificar a personalidade e o estilo de comunicação dos outros, ter disponibilidade para ouvir histórias e desabafos, dar conselhos e mostrar que se consegue preparar soluções que têm em conta as necessidades pessoais dos seus clientes, ouvir “nãos” e não desistir – sempre de cara alegre – são ingredientes trabalhosos, mas indispensáveis aos negócios, que podem e devem ser trabalhados de forma profissional.

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Por consumo, entende-se o acto de apropriação e utilização (geralmente de carácter aquisitivo, implicando uma troca) de bens materiais ou serviços, por indivíduos ou organizações, com vista à satisfação de necessidades ou desejos. Chamamos “consumidor” ao indivíduo particular ou ao agregado familiar – que, na gíria profissional, constituem o “mercado B2C (business-to-consumer”). O estudo do consumidor é um micro-cosmos dentro do Estudo do Mercado, porque, diferentemente das organizações, os particulares compram de forma mais emotiva, exigindo uma atenção aprofundada às suas crenças, atitudes, valores, motivações e comportamentos – que podemos investigar com técnicas de pesquisa quanti e/ou qualitativas.

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Quando falamos em “saber se há mercado para” preocupamo-nos com: quantos são, ou podem vir a ser, os indivíduos ou organizações que constituem a procura? Onde estão e como se caracterizam? Enquadram-se nos nossos interesses? Têm, por sua vez, interesse naquilo que queremos oferecer-lhes? Conhecem e utilizam os nossos concorrentes? Se sim, quais e que opinião têm deles, em comparação connosco? Que outros factores macro e microambientais afectam a sua procura? É a estas perguntas que o Estudo do Mercado procurará dar resposta.

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Já fez trabalhos relevantes para o seu negócio, que demonstram a sua perícia e conhecimento da área? Então podemos ajudá-lo a compilá-los e expô-los – são uma óptima forma de divulgar o seu trabalho e conquistar novos clientes.

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Tomar decisões “no calor do momento” pode resultar para pilotos de Fórmula 1, mas não tanto para um negócio. Todas as actividades de marketing da sua empresa vão constar de um rigoroso Plano de Marketing, com prazos e orçamentos por objetivo e resultados esperados por acção, feito a pensar no melhor para o seu negócio.

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O que há no seu negócio que o torna diferente dos demais? Porque deve um cliente escolhê-lo a si em vez de optar por um concorrente? Vamos trabalhar consigo para descobrir o que torna o seu negócio único, e garantir que não passa despercebido. A isto chamamos USP (unique selling proposition, ou proposta única de valor).

Negociação

Em qualquer relação de troca de valor, todas as partes devem ficar a ganhar. Com uma boa negociação, todas as partes sentem que ficaram a ganhar. Feita por nós, a negociação irá garantir que o processo de troca de valor com a outra parte continuará a salvaguardar os interesses e objectivos do seu negócio…e ainda deixar a outra parte contente com isso.

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Já alguma vez leu a descrição de um produto e ficou a achá-la maçuda, pouco apelativa, e até incorrecta em termos de português? Pois é, faltou um bom copywriter. O copywriting consiste num conjunto de técnicas usadas para escrever textos persuasivos para marketing e vendas. A ideia é que o consumidor leia conteúdos que o façam querer tomar uma acção especifica, como pesquisar sobre o seu produto ou registar-se para receber uma newsletter.

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Na era em que a venda online é indispensável e integra a experiência “omnicanal”, ajudamos a escolher entre as diversas soluções, a ser encontrado nas pesquisas dos clientes, a canalizar tráfego e visitas para os locais pretendidos e a optimizar a experiência do cliente nas suas plataformas digitais – para que a compra seja memorável e se repita por muitos, longos e bons!

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Vender bem não é só ter o melhor produto. Fisicamente ou online, os pontos de contacto com os consumidores devem ser profissionais. A sua equipa está preparada para atender os seus clientes? Sabe sorrir, escutar, falar de forma cortês e persuasiva? Tem argumentos prontos e eficazes? A sua loja é bonita, apelativa para os consumidores? A relação com os fornecedores, parceiros e distribuidores funciona? Estamos aqui para garantir que sim.

Branding

Uma marca forte e diferenciadora é o que lhe permite ter clientes fiéis, dispostos a pagar mais do que a média. Quanto mais o cliente souber associar o seu negócio a palavras, imagens, símbolos e sons que o cativem, mais se sentirá envolvido com a sua marca. Mas não pense que uma boa marca se constrói facilmente – criar uma marca tem muito que se lhe diga, e nós sabemos bem o que dizer.

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Pense na sua relação com os clientes como qualquer outra relação que mantém com uma pessoa. Se essa pessoa sentir que não é importante para si, a relação arrisca-se a acabar. O CRM consiste numa estratégia que vai ajudar a conhecer, entender e antecipar as necessidades dos seus clientes, para fidelizá-los e gerar mais oportunidades de lucro – alimentando a relação. A personalização do atendimento e da comunicação é fulcral para o sucesso destes objectivos, e acontece através de um relacionamento a médio e longo prazo com o consumidor ou cliente.

Redes Sociais

Além de poder alcançar novos clientes, as redes sociais permitem que os clientes que já tem sigam o seu negócio, ficando a par de quaisquer novidades que deseje partilhar com eles: de promoções a eventos, passando por mudanças de horário ou lançamento de novos produtos. Mas têm os seus segredos! Vá por nós.

Newsletter

Para se manter na recordação e apreço dos seus contactos, é boa ideia enviar-lhes Newsletters, ou Boletins Informativos. Estes são publicações regulares com conteúdos atractivos, que detalham o que há de novo e o que está para vir no seu negócio. Se as newsletters são das ferramentas de comunicação mais eficazes em pequenos negócios, imagine em grandes.

SEO

Já alguma vez pesquisou por um negócio na Internet e teve dificuldade em encontrá-lo? É sinal de que o que procurava não estava optimizado para motores de busca. Não queremos que isso lhe aconteça! Os conteúdos e a estrutura do seu website serão criados para garantir a sua melhor posição nos resultados dos motores de busca – ajudando clientes que já o conhecem a encontrá-lo facilmente, e novos clientes a descobri-lo pela primeira vez.

Website

Hoje em dia, se quer saber algo sobre um dado negócio, o primeiro instinto é procurá-lo na Internet. Com o nosso apoio, sabe que terá um website à sua medida, que represente o seu negócio devidamente para quem o pesquise e que faça chegar os clientes aquilo que desejar transmitir-lhes.

Conteúdos

Nem só de produto vive o consumidor. Prova disso é haver tantos fãs a declarar publicamente o seu amor a marcas. Ora, não há valor emocional para o consumidor ou cliente sem conteúdos – sobre pessoas, eventos, experiências, ou simplesmente informações relevantes. Os conteúdos de qualidade são originais, dinâmicos e partilháveis. Embora possam ser diferentes conforme os alvos a atingir, as mensagens têm de ser sempre coerentes com o posicionamento da marca – algo que nós garantiremos.

Atendimento e Imagem

O profissionalismo no atendimento ao cliente é essencial, mas ninguém nasce ensinado. O nosso trabalho vai permitir-lhe a definição clara de objetivos, o estabelecimento de procedimentos para que as suas equipas lidem com as situações e a selecção, formação e motivação dos seus comerciais. Nem todos os clientes vão ser simpáticos e afáveis; alguns não estão para conversas e outros gostam de “reclamar”. Um profissional de atendimento ao cliente treinado por nós saberá como apelar aos primeiros e como acalmar os segundos.

Relações Públicas

Um diálogo tem dois sentidos. Escutar o que clientes, órgãos de comunicação, parceiros e poderes públicos e privados têm para dizer, compreendêlos, dar-lhes atenção e aceitar as suas recomendações pode abrilhantar a sua empresa e até reconquistar quem parecia perdido. Por isto, vamos garantir que as linhas de comunicação com os seus stakeholders nunca se fecham.

Publicidade

É a comunicação paga, nos media, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo de promover bens, serviços, ideias, princípios, iniciativas ou instituições. A criatividade é nossa, os louros são seus.

Design

Um visual criativo e apelativo torna qualquer mensagem mais eficaz. Tudo comunica, portanto nunca descuremos o factor estético: no escritório, na loja, no logotipo, nas brochuras e flyers, no website, nos produtos, nas embalagens… e nos sorrisos dos que gostam de ver tudo isto.

Vídeo

Há momentos, frases e testemunhos que só um vídeo consegue traduzir. É mais credível, próximo e eficaz do que quase tudo. Connosco, pode contar para a redacção dos guiões, a gravação, produção, edição, processamento e reprodução de vídeos, que vão ajudar a mostrar aos outros tudo o que o seu negócio tem para contar.

Fotografia

Será muito mais fácil escolher um restaurante com fotografias do espaço e da comida, certo? E quanto mais atractivas as fotografias, maior a nossa vontade de experimentar. Com isso em mente, a nossa equipa vai captar em imagem os momentos únicos do seu negócio – com um toque de aperfeiçoamento digital, quando necessário.

Alvos e Posicionamento

Os alvos são os nossos compradores potenciais prioritários, bem definidos por critérios geográficos, demográficos, socioeconómicos e psico-comportamentais, entre outros. O posicionamento é o conjunto de traços principais e distintivos da imagem da organização e do produto, serviço e/ou marca, que permitem ao público identificá-lo, situá-lo e diferenciá-lo dos outros no mercado (por exemplo: o mais caro, o de melhor qualidade, o mais afável, etc.). Se só pudesse dizer uma coisa sobre a sua oferta ao seu público-alvo, o que seria? Nós saberemos ajudar nesta escolha!