Maiores anunciantes nacionais de 2009 quem sobe e quem desce no ranking

Maiores anunciantes nacionais de 2009: quem sobe e quem desce no ranking

Briefing      
03-Dez-2009
L’Oreal, Unilever Jerónimo Martins e Modelo Continente lideram a tabela das empresas que mais investiram em publicidade em Portugal nos 10 primeiros meses do ano. O ranking traz novidades em 2009: a saída da Optimus do top 10 e a entrada da Sumol+Compal para a oitava posição. Os dados, do Mediamonitor, são relativos ao período compreendido entre Janeiro e Outubro de 2009 e foram comparados ao período igual do ano passado, pelo Departamento de Research da Nova Expressão. Nas três primeiras posições os nomes mantêm-se os mesmos, registando-se apenas a troca do primeiro e segundo lugares, entre a Unilever-JM (que até Outubro de 2009 investiu quase 132 milhões de euros em publicidade, a preços de tabela) e a L’Oreal Portugal (com mais de 154 milhões de euros investidos). Em 2008, até ao décimo mês do ano, a Unilever estava na primeira posição da lista e tinha investido 122,8 milhões de euros, enquanto a L’Oreal ocupava o segundo lugar, com o investimento publicitário a superar os 118,6 milhões de euros. As maiores novidades a apontar em 2009, até Outubro, são a saída da Optimus do top 10 dos anunciantes nacionais e a entrada da Sumol+Compal nesse mesmo ranking. Em Outubro do ano passado Optimus tinha investido em publicidade mais de 101 milhões de euros, e ocupava a quarta posição da lista. No ano corrente, entre Janeiro e Outubro, o investimento publicitário da operadora fixa-se em pouco mais de metade do valor de 2008, quase 55,5 milhões de euros. Já a Sumol+Compal que em 2008, no período em análise, ocupava a 16ª posição do ranking com mais de 44,5 milhões de euros investidos em publicidade, figura agora no oitavo lugar dos maiores anunciantes de 2009. Até Outubro a empresa investiu mais de 62 milhões de euros em publicidade.

 

Consulte a listagem:

Anunciantes (Janeiro a Outubro de 2008) Anunciantes (Janeiro a Outubro de 2009) Var.
1 Unilever-JM – €122,8 milhões 1 L’Oreal Portugal – €154,2 milhões 30%
2 L’Oreal Portugal – €118,6 milhões 2 Unilever-JM – €131,9 milhões 7,5%
3 Modelo Continente – €112,8 milhões 3 Modelo Continente – €125,4 milhões 11,1%
4 Optimus – €101,3 milhões 4 Procter & Gamble – €124,3 milhões 22,8%
5 Procter&Gamble – €101,2 milhões 5 Reckitt Benckiser – €105,5 milhões 6,7%
6 Reckitt Benckiser – €98,9 milhões 6 PT – €80,6 milhões 35,3%
7 TMN – €83,9 milhões 7 Vodafone – €78,8 milhões -0,6%
8 Vodafone – €69,4 milhões 8 Sumol+Compal – €62 milhões 39,3%
9 Danone – €59,5 milhões 9 TMN – €60,6 milhões -27,7%
10 PT – €44,5 milhões 10 Danone – €60,5 milhões -12,8%

AB
Fonte: Nova Expressão

Imagem de janjf93 por Pixabay

Artigos Recentes