Escrever: inspiração, SEO ou storytelling?
Uma das nossas máximas é não acreditar em tudo o que lhe dizem, especialmente se lho disserem demasiadas vezes.
Ouviu dizer que a escrita estava morta, que já ninguém queria ler e que só imagens e vídeos reinariam no futuro?
Pode não ser bem assim.
Uma coisa é a fachada, a montra, a primeira impressão.
Sim, estamos todos mais sôfregos de um impacto rápido e estimulante. Temos menos misericórdia com a timidez, a discrição e a demora.
Mas outra coisa é o que estamos dispostos a investigar quando queremos mesmo saber mais sobre algo, ou alguém.
Aí, vamos aos confins. Ao fundo. Ao magma. Aos antípodas.
Isto é válido para pessoas especiais.
E também o é para os seus conteúdos online.

O blog é o guarda-jóias
Sabia que, se o seu website tiver um blog com artigos longos e explicativos sobre os seus produtos, a sua opinião, ou a opinião de terceiros, mais notícias, e também curiosidades – a probabilidade de ser encontrado mais vezes, por mais indivíduos, aumenta?
Já temos experiência suficiente para dizer-lho: o número de visualizações de um website com um blog bem recheado é muito superior ao de um website nu e cru, por maiores acrobacias visuais que este apresente.
E, por mais incrível que pareça: mesmo que escreva nesse blog sem preocupações de SEO (uma técnica de marketing que consiste na optimização dos conteúdos para motores de busca), só por si, o texto vai aumentar o número de visualizações. Por isso, escreva à vontade. Não há nada mais decepcionante para quem vai atrás de uma pista do que encontrar explicações parcas, descritivos secos e conteúdos sem alma. Escreva! Invista nos detalhes! Ponha o seu coração naquilo que sabe contar melhor do que ninguém!
Transforme uma
“Blusa. Tamanho médio. Algodão. Portes de envio: +4,99€ para Portugal Continental.”
numa
“Blusa feita à mão em aldodão biológico, bordada com motivos tradicionais transmontanos, pela minha avó de 87 anos de idade. Vou contar-lhe tudo!”

Agora, duas recomendações:
- Guarde estes conteúdos longos, explicativos, minuciosos, cheios de enredo, para o sítio certo. Não de “cara chapada”, à primeira vista – mas num blogue. É lá que estão bem, para não assustarem os apressados que querem o “uau” intenso e bem arrumado do primeiro impacto com o seu website, ou com a sua página na rede social. Não se preocupe, porque quem os procurar vai encontrá-los. Os motores de busca tratam disso por si.
- Aprenda o tal SEO, ou arranje quem possa fazê-lo por si, para aumentar (muitíssimo) o número de pessoas às quais deseja chegar. Está cheio de truques, como estes ou estes. Mas compensa. Se quer divertir-se a perceber as diferenças, veja aqui o antes-e-depois deste mesmo artigo que acabou de ler 😊.
(E porque é que não optimizámos logo este conteúdo para SEO, como mandam as regras? Porque, lá está, às vezes é bom escrever só o que nos apetece, mesmo que saibamos fazê-lo da forma mais profissional, eficiente e rentável! 😊😊😊).
Quer soltar a veia de escritor(a) que há em si, sem se atormentar com problemas de estilo? Pode começar por ler esta pérola.
Precisa de ajuda para escrever (mais e melhor) e para optimizar os seus conteúdos nas pesquisas online? Veio ao sítio certo. Faremos florescer as suas histórias, com sensibilidade e bom-senso.