Em 2010, Sofia Pacheco e António Pacheco criaram um blog que publicava notícias sobre a região de Fornos de Algodres, assumindo-se como “a voz serrana para o mundo”. Dado o elevado número de visualizações na web, a sua Magazine Serrano passou a ter uma versão em papel e maior actividade no digital, lançando um website e uma versão e-paper. Tendo em conta as limitações dos jornais regionais, foi essencial realizar uma pesquisa para encontrar possíveis anunciantes. A primeira parte deste estudo consistiu na caracterização do mercado da Magazine Serrano, analisando a sua área de atividade e identificando potenciais anunciantes para as versões impressa e digital. Realizámos, também, uma análise macroambiental para o negócio (tendências, ameaças, oportunidades e evolução). O estudo contou com a identificação, caracterização e evolução dos intervenientes de mercado bem como uma análise SWOT. Na segunda parte do trabalho desenvolvemos as opções estratégicas e táticas para este negócio considerando os alvos, estratégias de mercado, posicionamento e segmentação; a marca, considerando a sua identidade física e psicológica; o Marketing-Mix, destacando as variáveis produto e comunicação; e, por fim, o marketing relacional e o Customer Rlationship Managment (CRM), com enfoque nas comunidades emigradas.