Os clientes adoram sentir que sabemos tudo sobre os melhores produtos e serviços mais recentes no mercado.

O que precisa de saber sobre o seu produto

Não se deixe apanhar desprevenido por um cliente que se disponha a pesquisar mais do que você.

Lembre-se de que se um potencial cliente lhe trouxer informação válida sobre o seu produto ou serviço que você desconheça, a sua credibilidade sofre um abalo. É seu dever ser o especialista a que os clientes recorrem para obter conselhos e informação.

Frequente sessões de formação e leia sobre os produtos

Os vendedores médios passam a resistir à formação. É por isso que permanecem médios.

Tente enviar as dúvidas que lhe surjam ao departamento de apoio ao cliente online. Veja quanto tempo eles demoram a esclarecê-las e que nível de pormenor o fazem. O que receber deles é o que provavelmente receberia um cliente a utilizar esse erviço, após uma venda.

Fale com os clientes

Preste muita atenção à forma como os seus clientes atuais descrevem a utilização que fazem do produto e aquilo que apreciam nele.

Vá diretamente à fonte: veja as coisas em primeira mão

A ideia original de muitos produtos deriva de uma necessidade que não estava a ser suprida.

Mantenha-se atento à concorrência: saiba o que enfrenta

Pelo menos uma vez por semana, faça questão de efetuar buscas online, utilizando uma lista de palavras-chave relevantes, como o nome da empresa concorrente, o nome do seu produto, etc.

Se contactar clientes que tiveram experiências passadas com os seus concorrentes, pergunte-lhes se se importariam de artilhar consigo o que pensam sobre esse produto ou serviço.

Se um novo cliente tiver acabado de deixar a concorrência para adquirir o eu produto, descubra qual foi exatamente o fator que o levou a tomar essa decisão.

Venda o que o seu produto faz
Venda o que o seu produto faz

Para facilitar a compreensão deste assunto, sugerimos a leitura de outros artigos do nosso Blog:

Fonte: Livro Técnicas de Vendas para Totós

Ilustração: Querer Além

Imagem Justus Menke no Unsplash