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Turismo e Viagens

Turismo e viagens: tendências para o(s) próximo(s) ano(s)

Turismo e viagens: tendências para o(s) próximo(s) ano(s)

Algumas têm surgido nos últimos anos e prevê-se que ganhem novo fôlego em 2017, outras são consequência das movimentações dos últimos meses na indústria do turismo e que podem ter um impacto já no próximo ano ou continuarem em crescendo num futuro a médio prazo.

Turismo sustentável e responsável

As Nações Unidas declararam 2017 como o Ano Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável, com um programa de iniciativas a decorrer um pouco por todo o mundo ao longo do próximo ano. O objectivo da organização é promover “uma mudança nas políticas públicas, nas práticas empresariais e no comportamento dos consumidores” a nível global, de forma a tornar o sector turístico mais sustentável.

Para o equilíbrio da balança pesam não só as preocupações crescentes com o meio ambiente e as alterações climáticas, mas também a consciencialização do papel do turismo num crescimento económico local sustentável e inclusivo, que estimule a criação de emprego e a redução da pobreza nos destinos, assim como o respeito pela diversidade cultural, pelo património, pelas tradições e pelos animais.

A este respeito, é de recordar a decisão inédita da TripAdvisor, anunciada em Outubro, de “descontinuar a venda de bilhetes para experiências turísticas específicas durante as quais os viajantes entrem em contacto físico com animais selvagens e espécies ameaçadas que estejam em cativeiro”. Também o actor Leonardo DiCaprio anunciou em Novembro que irá transformar a sua ilha privada no Belize num eco-resort – isto dias depois de lançar um documentário sobre as consequências do aquecimento global e das alterações climáticas, Antes do Dilúvio.

Nos próximos anos, a sustentabilidade no sector do turismo deverá manter-se uma preocupação crescente entre empresas turísticas e hoteleiras, com o surgimento de cada vez mais programas e equipamentos ecológicos, mas também entre os viajantes, enquanto factor decisivo na escolha do destino, do alojamento, dos restaurantes, dos transportes utilizados ou das actividades reservadas.

Gigantes das reservas online maiores e mais diversificadas

Não se adivinham tempos fáceis para as agências de viagens tradicionais. Enquanto a quantidade de informações e ferramentas disponibilizadas online continua a dar maior independência aos viajantes (ler mais em baixo), as plataformas de reservas digitais têm cada vez mais o pé no sector (e, em breve, provavelmente o corpo todo). Entre aquisições de empresas mais pequenas, parcerias com outros grupos de peso e crescente diversificação da oferta, os gigantes online do turismo têm ramos cada vez mais frondosos e robustos.

A Airbnb, por exemplo, deixou de ser apenas uma plataforma de reservas de alojamento temporário entre particulares, para oferecer pacotes de actividades e de experiências organizados por habitantes locais, guias e listas de recomendações. Em breve, nascem pelo menos mais dois galhos neste enxerto em franca produção: reserva de voos e outros serviços.

Depois de ter adquirido a plataforma Viator em 2014, também a TripAdvisor converteu-se este ano num portal de planificação e reserva de viagens. Além de partilhar milhões de comentários e opiniões de utilizadores sobre empresas e actividades turísticas em todo o mundo, agora também permite encontrar voos e reservar actividades e alojamento em casas de férias e em cada vez mais hotéis (este ano, firmou mais uma parceria neste campo, desta vez com a Expedia, empresa-mãe da TripAdvisor até 2011).Já a Ryanair lançou o Rooms, um novo serviço de alojamento económico, numa parceria com a plataforma Booking.com e entrou no mercado dos operadores turísticos, passando a oferecer pacotes com voos e alojamento incluídos.

Viajar de forma independente e sozinho (e, cada vez mais, sozinhas)

Um estudo feito recentemente pela BookYogaRetreats.com concluiu que 51% dos mais de 300 inquiridos estão a planear viajar sozinhos nas próximas férias. A percentagem aumenta substancialmente entre os alemães (80%), britânicos (69%) e canadianos (67%) – mas a tendência parece estar a ganhar adeptos em todo o mundo.

Sem surpresas, a grande maioria dos inquiridos revelou ainda que vai programar a viagem e fazer as reservas necessárias de forma independente. Apenas 6,25% prevê recorrer a uma agência de viagens em 2017.

Entre as previsões divulgadas por vários media no sector das viagens está ainda o aumento do número de mulheres a viajar sozinhas. De acordo com a Lonely Planet, um estudo recente revelou que o número de empresas de viagens destinadas exclusivamente ao mercado feminino aumentou 230% nos últimos anos. Segundo o relatório de tendências de viagem deste ano do Euromonitor International, a Índia é um dos países onde o fenómeno tem ganho mais expressão, “suportado por iniciativas governamentais e start-ups focadas nas mulheres”.

Viajar sem bagagem

Deixar a mala em casa e alugar roupa e outros pequenos produtos no destino é outra das tendências detectadas pelo Euromonitor International, com popularidade crescente entre os jovens. De acordo com o estudo, há cada vez mais hotéis e marcas de moda a criar parcerias para corresponder à procura e start-ups a surgir neste mercado. Uma delas é a UnPack, que promete entregar uma mala com roupas, acessórios e artigos de higiene directamente no hotel. Depois da entrada nos sectores do alojamento e dos transportes, a economia partilhada parece continuar a expandir-se a outras áreas do turismo e das viagens.

Microaventuras

À medida que as viagens se vão tornando uma parte imprescindível do estilo de vida de uma fatia cada vez maior da população, também as microaventuras vão ganhando mais adeptos entre os europeus. Pelo menos é essa outra das conclusões do Euromonitor International: sem tempo para tirar muitos dias seguidos de férias, os europeus estão a procurar “escapadelas curtas mas aventureiras”.

E há cada vez mais empresas a ter isso em conta. A easyJet, por exemplo, lançou várias campanhas com aventura no ADN para destinos europeus, tanto em cidades como nos arredores, numa alternativa às clássicas escapadelas citadinas.

Também este ano surgiram em Portugal duas empresas que comercializam pacotes de viagens cujo destino é surpresa para o cliente até à véspera da partida e que têm, precisamente, como premissa devolver emoção e aventura às viagens.

Mais voos low cost na Europa

À medida que as companhias aéreas fecham os planos para 2017, sucedem-se anúncios de novas rotas em Portugal no próximo Verão. Só o Porto conta com pelo menos mais três ligações oferecidas por companhias diferentes: Amesterdão (KLM), Paris (Air France) e Dublin (Aer Lingus). Mas há mais e mais, sem contar com aquelas que sempre nos vão escapando.

A somar às novas rotas, há ainda uma companhia área low cost prestes a surgir na Europa. Ainda não tem nome nem data de nascimento (as previsões apontam apenas para “Abril de 2017”), mas sabe-se que tem pais com experiência no sector (Etihad e TUI), que a maternidade ficará em Viena, que terá casa em vários aeroportos austríacos, alemães e suíços, e que dará os primeiros passos em destinos como a Grécia, ilhas Baleares e Canárias e Espanha continental. Quanto a Portugal, saberemos em breve.

Para breve está também a oferta de lugares gratuitos na Ryanair. O prognóstico feito pelo director-executivo da companhia aérea low cost caiu que nem uma bomba de marketing na conferência da Associação de Operadores de Aeroportos, que se realizou em Londres no final de Novembro. Na “visão” de Michael O’Leary, começarão a existir tarifas gratuitas “nos próximos cinco a 10 anos”.

Voos de longo curso mais rápidos e sem escalas

A Boom Techonolgy apresentou em Novembro o primeiro protótipo do XB-1, o avião supersónico que a norte-americana está a desenvolver nos estaleiros em Denver, com o apadrinhamento da Virgin Galactic, uma das empresas na corrida do turismo espacial. Enquanto o futuro galáctico das viagens não descola, os avanços tecnológicos são aproveitados para voar mais rápido e durante mais tempo na órbita da Terra.

Um clube de fãs do Concorde – a aeronave civil mais rápida do mundo e o supersónico que operou voos comerciais durante mais tempo, até 2003 – continua a tentar devolver aos céus um dos aparelhos icónicos. Já o XB-1 promete ultrapassar a velocidade do Concorde e ligar Nova Iorque a Londres em três horas e meia. A primeira rota só deverá chegar, contudo, no início da década de 2020. Até lá, é o campeonato dos voos de longo curso que parece estar a aquecer.

Nos últimos meses, várias companhias anunciaram voos directos cada vez mais longos, permitindo ligar cidades longínquas sem recorrer a escalas. Em Novembro, a Air India começou a operar a rota directa mais longa de sempre, num voo de 15.300 quilómetros entre Nova Deli e São Francisco. Em 2018, a Singapore Airlines retoma os voos sem escalas entre a cidade de Singapura e Nova Iorque, subindo ao primeiro lugar do pódio: 16.500 quilómetros percorridos em 19 horas. Também para 2018 está marcada a estreia da primeira rota comercial regular sem escalas entre a Austrália e a Europa. A ligação operada pela Qantas vai ligar Perth e Londres em 17 horas (14.498 quilómetros).

Cruzeiros à volta do mundo

Algumas das principais empresas no sector dos cruzeiros vão inaugurar navios em 2017 e já anunciaram novidades nos itinerários oferecidos para as próximas temporadas. Para o final do ano, está também prevista a estreia do primeiro cruzeiro à volta do mundo da Viking Cruises, uma tendência em crescendo no mercado dos cruzeiros, com várias companhias a anunciarem nos últimos meses o lançamento de roteiros de circum-navegação nos próximos anos. Além da companhia norte-americana, que estreia a rota em redor do globo em Dezembro, numa viagem de 141 dias, também a MSC anunciou em Novembro o seu primeiro cruzeiro à volta do mundo, previsto para 2019.

Mais gadgets de fotografia e vídeo

O catálogo de novos gadgets e de apps de viagem não dá sinais de querer emagrecer. Antes pelo contrário. Segundo um estudo do Harris Poll, quase 80% dos jovens norte-americanos com idades entre os 18 e os 34 anos preferem gastar dinheiro em experiências do que em comprar carros ou casas. Querem ter vivências que lhes tragam boas memórias para o resto da vida e que os tornem “mais conectados com outras pessoas, com a comunidade e com o mundo”. As viagens, claro, entram aqui e a faixa etária dos millennials ganha cada vez mais peso no sector do turismo. Como, simultaneamente, há cada vez mais jovens com “medo de ficar de fora” (no inglês “fearing of mission out”, conceito que deu origem ao acrónimo FOMO) – quase sete em cada 10 dos inquiridos, segundo o estudo da Harris – a vontade de partilhar as vivências em viagem com amigos e familiares continuará a alimentar o surgimento de novas aplicações móveis, gadgets e funcionalidades nas redes sociais e aparelhos.

Enquanto a moda dos directos e das fotos e vídeos em 360º continua a inundar-nos o feed do Facebook (o New York Times, por exemplo, lançou recentemente um novo projecto e leva-nos diariamente a viajar pelo mundo em imagens em 360º), há cada vez mais empresas no sector do turismo a criar espaços e momentos próprios para as redes sociais. É o caso da Porto Bridge Climb, criada este ano para levar turistas às vistas do arco da Ponte da Arrábida, que instalou wi-fi gratuito no alto do arco para proporcionar a partilha imediata de fotos e vídeos.

Por Mara Gonçalves, Fugas Público, 27.12.2016

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Marketing Sensorial

Invoca o poder de todos os sentidos (tacto, visão, audição, olfacto, paladar) que os negócios podem despertar e estimular (através da beleza da decoração, do aroma agradável em loja, da textura dos produtos em exposição, de uma degustação cuidada, da melodia da música no local ou em suportes online) para agradar aos seus consumidores e clientes e levá-los, assim, à compra. Se já ouviu falar na importância do “ambiente em loja”, saiba que este assenta num bom Marketing Sensorial e faz toda a diferença.

Análise SWOT

As melhores decisões são tomadas quando sabemos todos os factos – sobre nós e sobre os outros. SWOT é um acrónimo curto que representa uma grande quantidade de informação que vai ser-lhe muito útil: as suas Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses), bem como as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que tem de enfrentar no ambiente que o rodeia.

Reuniões

Quando a prospecção corre de feição, o resultado desejado é a marcação das primeiras reuniões com os potenciais clientes. E há muitos cuidados a ter para preparar estas reuniões: como começar a conversa, o que dizer sobre nós, com que vestuário e aparência pessoal, em que situação (presencial, telefónica, por vídeo), que conteúdos informativos mostrar, que argumentos ter em carteira, como fazer a gestão da conversa e como cativar a outra parte até ao momento que interessa: o primeiro pedido de proposta. Deixe estes detalhes com quem sabe e gosta: nós!

Apresentações

Já sabe que não há uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Resumir em poucas palavras, imagens, sons e vídeos a excelência da sua proposta é uma mais-valia. Uma boa Apresentação Digital vai transmitir a quem a vir uma imagem de profissionalismo e criatividade que torna o seu negócio apelativo e memorável.

Prospecção

Quais poderão ser os seus futuros clientes? A prospecção assenta numa análise do mercado e da concorrência para listar nomes de empresas, cargos e contactos de pessoas concretas – que serão abordadas uma-a-uma, seja presencialmente, através de contactos comuns, por email, telefone, nas redes sociais online ou através de outras plataformas. Nessa abordagem, procura-se compreender necessidades por atender e oferecer soluções à medida. É difícil, é demorado, exige diplomacia, tacto e resistência – mas a boa notícia é que podemos fazê-lo por si.

Networking

A arte de conhecer pessoas relevantes para o seu negócio pede mais do que uma personalidade extrovertida. É preciso sentido de missão, uma pesquisa cuidadosa e os argumentos certos para identificar os melhores interlocutores. Este é o primeiro passo do caminho para fechar vendas: ter uma boa rede de contactos – algo que cultivamos constantemente.

Plano de Negócio

Não se parte para uma viagem sem uma rota em mente; por isso, não se começa um negócio sem um Plano de Negócio. Neste Plano apresentamos os cálculos de todos os custos envolvidos e fazemos uma estimativa das receitas, com prazos e prioridades associados ao seu negócio, para saber quanto e quando vai ganhar com as escolhas que fizer.

Fixação de Objectivos

Para orientar as decisões, é fundamental a formulação explícita e quantificada dos objectivos, para que se possa aferir, ao longo do tempo, se estão a ser atingidos, que desvios existem e como podem ser corrigidos. Dos tipos de objectivos de Marketing mais comuns, temos: objectivos quantitativos (volume de vendas, valor de vendas, número de consumidores e/ou clientes, quota de mercado, rentabilidade) e objectivos qualitativos (imagem de marca, satisfação dos clientes, reputação, serviço).

Posição Competitiva

Como é que a sua empresa vai responder às decisões dos concorrentes? Vai tentar apresentar um produto mais barato? Vai apostar num serviço de maior qualidade? Vai oferecer brindes, ou vai investir fortemente em publicidade?
Tudo isto depende da Posição Competitiva da sua empresa. Juntos, vamos defini-la para que o seu negócio ganhe vantagem face aos concorrentes.

Storytelling

Vamos supor que a sua empresa surgiu ao fim de mais de 20 anos de trabalho intenso na área. Vamos supor que, antes de começar a trabalhar com clientes, a sua preocupação foi aprender o máximo possível com os melhores do ramo, acumulando uma série de conhecimentos e experiências que fazem de si uma referência na área. Com muitas aventuras pelo meio! Não acha que o cliente poderá ter interesse em saber disso? Partilharmos a sua história, da forma certa ajuda criar uma conexão com os seus clientes, aproximando-os de si e – por acréscimo – dos seus produtos.

Estudo do Consumidor

Por consumo, entende-se o acto de apropriação e utilização (geralmente de carácter aquisitivo, implicando uma troca) de bens materiais ou serviços, por indivíduos ou organizações, com vista à satisfação de necessidades ou desejos. Chamamos “consumidor” ao indivíduo particular ou ao agregado familiar – que, na gíria profissional, constituem o “mercado B2C (business-to-consumer”). O estudo do consumidor é um micro-cosmos dentro do Estudo do Mercado, porque, diferentemente das organizações, os particulares compram de forma mais emotiva, exigindo uma atenção aprofundada às suas crenças, atitudes, valores, motivações e comportamentos – que podemos investigar com técnicas de pesquisa quanti e/ou qualitativas.

Estudo de Mercado

Quando falamos em “saber se há mercado para” preocupamo-nos com: quantos são, ou podem vir a ser, os indivíduos ou organizações que constituem a procura? Onde estão e como se caracterizam? Enquadram-se nos nossos interesses? Têm, por sua vez, interesse naquilo que queremos oferecer-lhes? Conhecem e utilizam os nossos concorrentes? Se sim, quais e que opinião têm deles, em comparação connosco? Que outros factores macro e microambientais afectam a sua procura? É a estas perguntas que o Estudo do Mercado procurará dar resposta.

Portfólio

Já fez trabalhos relevantes para o seu negócio, que demonstram a sua perícia e conhecimento da área? Então podemos ajudá-lo a compilá-los e expô-los – são uma óptima forma de divulgar o seu trabalho e conquistar novos clientes.

Marketing-Mix

Trata-se, sucintamente, do conjunto de decisões em torno dos chamados 4 P clássicos do Marketing: Produto, Preço, Praça (Distribuição) e Promoção (Comunicação) + os 3 P do Marketing de Serviços: Pessoas, Processos e Evidências Físicas. Em conjunto, estas variáveis vão ajudar a cumprir os seus objectivos, satisfazendo os seus clientes.

Plano de Marketing

Tomar decisões “no calor do momento” pode resultar para pilotos de Fórmula 1, mas não tanto para um negócio. Todas as actividades de marketing da sua empresa vão constar de um rigoroso Plano de Marketing, com prazos e orçamentos por objetivo e resultados esperados por acção, feito a pensar no melhor para o seu negócio.

Proposta USP

O que há no seu negócio que o torna diferente dos demais? Porque deve um cliente escolhê-lo a si em vez de optar por um concorrente? Vamos trabalhar consigo para descobrir o que torna o seu negócio único, e garantir que não passa despercebido. A isto chamamos USP (unique selling proposition, ou proposta única de valor).

Negociação

Em qualquer relação de troca de valor, todas as partes devem ficar a ganhar. Com uma boa negociação, todas as partes sentem que ficaram a ganhar. Feita por nós, a negociação irá garantir que o processo de troca de valor com a outra parte continuará a salvaguardar os interesses e objectivos do seu negócio…e ainda deixar a outra parte contente com isso.

Copywriting

Já alguma vez leu a descrição de um produto e ficou a achá-la maçuda, pouco apelativa, e até incorrecta em termos de português? Pois é, faltou um bom copywriter. O copywriting consiste num conjunto de técnicas usadas para escrever textos persuasivos para marketing e vendas. A ideia é que o consumidor leia conteúdos que o façam querer tomar uma acção especifica, como pesquisar sobre o seu produto ou registar-se para receber uma newsletter.

E-commerce

Na era em que a venda online é indispensável e integra a experiência “omnicanal”, ajudamos a escolher entre as diversas soluções, a ser encontrado nas pesquisas dos clientes, a canalizar tráfego e visitas para os locais pretendidos e a optimizar a experiência do cliente nas suas plataformas digitais – para que a compra seja memorável e se repita por muitos, longos e bons!

Blog

Trata-se de uma plataforma inspirada nos antigos diários, em que pode publicar informação mais detalhada, vídeos, imagens e links relacionados com o seu negócio, que vão tornar a sua empresa mais humana e aumentar as visualizações do seu website.

Trade Marketing

Vender bem não é só ter o melhor produto. Fisicamente ou online, os pontos de contacto com os consumidores devem ser profissionais. A sua equipa está preparada para atender os seus clientes? Sabe sorrir, escutar, falar de forma cortês e persuasiva? Tem argumentos prontos e eficazes? A sua loja é bonita, apelativa para os consumidores? A relação com os fornecedores, parceiros e distribuidores funciona? Estamos aqui para garantir que sim.

Branding

Uma marca forte e diferenciadora é o que lhe permite ter clientes fiéis, dispostos a pagar mais do que a média. Quanto mais o cliente souber associar o seu negócio a palavras, imagens, símbolos e sons que o cativem, mais se sentirá envolvido com a sua marca. Mas não pense que uma boa marca se constrói facilmente – criar uma marca tem muito que se lhe diga, e nós sabemos bem o que dizer.

CRM

Pense na sua relação com os clientes como qualquer outra relação que mantém com uma pessoa. Se essa pessoa sentir que não é importante para si, a relação arrisca-se a acabar. O CRM consiste numa estratégia que vai ajudar a conhecer, entender e antecipar as necessidades dos seus clientes, para fidelizá-los e gerar mais oportunidades de lucro – alimentando a relação. A personalização do atendimento e da comunicação é fulcral para o sucesso destes objectivos, e acontece através de um relacionamento a médio e longo prazo com o consumidor ou cliente.

Redes Sociais

Além de poder alcançar novos clientes, as redes sociais permitem que os clientes que já tem sigam o seu negócio, ficando a par de quaisquer novidades que deseje partilhar com eles: de promoções a eventos, passando por mudanças de horário ou lançamento de novos produtos. Mas têm os seus segredos! Vá por nós.

Newsletter

Para se manter na recordação e apreço dos seus contactos, é boa ideia enviar-lhes Newsletters, ou Boletins Informativos. Estes são publicações regulares com conteúdos atractivos, que detalham o que há de novo e o que está para vir no seu negócio. Se as newsletters são das ferramentas de comunicação mais eficazes em pequenos negócios, imagine em grandes.

SEO

Já alguma vez pesquisou por um negócio na Internet e teve dificuldade em encontrá-lo? É sinal de que o que procurava não estava optimizado para motores de busca. Não queremos que isso lhe aconteça! Os conteúdos e a estrutura do seu website serão criados para garantir a sua melhor posição nos resultados dos motores de busca – ajudando clientes que já o conhecem a encontrá-lo facilmente, e novos clientes a descobri-lo pela primeira vez.

Website

Hoje em dia, se quer saber algo sobre um dado negócio, o primeiro instinto é procurá-lo na Internet. Com o nosso apoio, sabe que terá um website à sua medida, que represente o seu negócio devidamente para quem o pesquise e que faça chegar os clientes aquilo que desejar transmitir-lhes.

Conteúdos

Nem só de produto vive o consumidor. Prova disso é haver tantos fãs a declarar publicamente o seu amor a marcas. Ora, não há valor emocional para o consumidor ou cliente sem conteúdos – sobre pessoas, eventos, experiências, ou simplesmente informações relevantes. Os conteúdos de qualidade são originais, dinâmicos e partilháveis. Embora possam ser diferentes conforme os alvos a atingir, as mensagens têm de ser sempre coerentes com o posicionamento da marca – algo que nós garantiremos.

Atendimento e Imagem

O profissionalismo no atendimento ao cliente é essencial, mas ninguém nasce ensinado. O nosso trabalho vai permitir-lhe a definição clara de objetivos, o estabelecimento de procedimentos para que as suas equipas lidem com as situações e a selecção, formação e motivação dos seus comerciais. Nem todos os clientes vão ser simpáticos e afáveis; alguns não estão para conversas e outros gostam de “reclamar”. Um profissional de atendimento ao cliente treinado por nós saberá como apelar aos primeiros e como acalmar os segundos.

Relações Públicas

Um diálogo tem dois sentidos. Escutar o que clientes, órgãos de comunicação, parceiros e poderes públicos e privados têm para dizer, compreendêlos, dar-lhes atenção e aceitar as suas recomendações pode abrilhantar a sua empresa e até reconquistar quem parecia perdido. Por isto, vamos garantir que as linhas de comunicação com os seus stakeholders nunca se fecham.

Publicidade

É a comunicação paga, nos media, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo de promover bens, serviços, ideias, princípios, iniciativas ou instituições. A criatividade é nossa, os louros são seus.

Design

Um visual criativo e apelativo torna qualquer mensagem mais eficaz. Tudo comunica, portanto nunca descuremos o factor estético: no escritório, na loja, no logotipo, nas brochuras e flyers, no website, nos produtos, nas embalagens… e nos sorrisos dos que gostam de ver tudo isto.

Vídeo

Há momentos, frases e testemunhos que só um vídeo consegue traduzir. É mais credível, próximo e eficaz do que quase tudo. Connosco, pode contar para a redacção dos guiões, a gravação, produção, edição, processamento e reprodução de vídeos, que vão ajudar a mostrar aos outros tudo o que o seu negócio tem para contar.

Fotografia

Será muito mais fácil escolher um restaurante com fotografias do espaço e da comida, certo? E quanto mais atractivas as fotografias, maior a nossa vontade de experimentar. Com isso em mente, a nossa equipa vai captar em imagem os momentos únicos do seu negócio – com um toque de aperfeiçoamento digital, quando necessário.

Alvos e Posicionamento

Os alvos são os nossos compradores potenciais prioritários, bem definidos por critérios geográficos, demográficos, socioeconómicos e psico-comportamentais, entre outros. O posicionamento é o conjunto de traços principais e distintivos da imagem da organização e do produto, serviço e/ou marca, que permitem ao público identificá-lo, situá-lo e diferenciá-lo dos outros no mercado (por exemplo: o mais caro, o de melhor qualidade, o mais afável, etc.). Se só pudesse dizer uma coisa sobre a sua oferta ao seu público-alvo, o que seria? Nós saberemos ajudar nesta escolha!