Briefing |
13-Out-2009 | |
É cada vez mais claro que os utilizadores de internet não se sentem atraídos por anúncios convencionais. Neste sentido, é necessário criar novas tendências e novos desafios, que consigam efectivamente “agarrar” o consumidor, apresentando uma mensagem mais apelativa e original. Uma das novas formas de atingir o consumidor é através de uma abordagem mais autêntica, o denominado ‘reality marketing’. Esta nova tendência do marketing visa criar uma peça de marketing, como um vídeo viral por exemplo, que, apesar de parecer real e genuíno, foi contudo cuidadosamente encenado. A vantagem na utilização deste tipo de técnica é a criação de um sentido de mistério e ambiguidade, que idealmente resultará numa discussão em torno do conteúdo e, ou, marca que está por trás da acção. Aqui é necessário ter em conta o perfeito equilíbrio entre a presença da marca no vídeo, que não deverá ser demasiado exagerada, sendo porém necessário que a peça de marketing conduza à própria marca. É neste perfeito equilíbrio que reside, ou não, o sucesso de uma campanha de ‘reality marketing’. Um dos exemplos deste tipo de campanha, foi o filme realizado pela Microsoft intitulado Megawoosh e que tinha por “objectivo” promover e procurar investidores para o projecto Megawoosh, o maior escorrega de água do mundo. Para tal, a Microsoft criou uma companhia fantasma – o Projekt Bureau Kammerl – que supostamente seria a construtora do escorrega. A Microsoft esperou algum tempo enquanto as discussões em torno do vídeo, e do facto de ser ou não real, disparavam na blogosfera e Twitter, para revelar que estava por detrás dessa campanha. O resultado foi as mais de 3.5 milhões de visualizações no canal Youtube. Veja aqui o video. Fonte: Brand Republic online |