Meios&Publicidade, 24 de Novembro de 2014 às 16:17:25, por RUI OLIVEIRA MARQUES

O mercado publicitário, em Portugal, deverá crescer 10% este ano, situando-se nos 500,7 milhões de euros. As estimativas são do Omnicom Media Group (OMG) e referem-se a valores reais. O último ano em que o investimento em publicidade aumentou ao ritmo de dois dígitos foi 2004, graças à realização do Euro de Futebol em Portugal, tendo então registado um aumento de 13,7% para os 759 milhões. A partir de 2004 o mercado mostrou sinais de estagnação, até que a crise atirou o investimento para quedas dolorosas: -14,6% em 2009, -10,6% em 2011, -17,8% em 2012 e -8,8% no ano passado. A única excepção aos números negativos foi 2010, quando o investimento recuperou uns meros 1,5%. No próximo ano o mercado deverá crescer 7,9% para os 550 milhões, um nível investimento que não se via desde 2011 mas, mesmo assim, bem longe dos 806 milhões que o sector valia em 2007. Em termos de share por meio, segundo o OMG, a televisão free to air continua, distanciada a levar quase metade do bolo publicitário (47,4% em 2014), seguem-se o outdoor (11,3%), as revistas (10,5%) e a internet (9,9%). A TV por subscrição representa 7,9%, a rádio 7,3%, os jornais 5,4% e o cinema 0,3%. No próximo ano, a internet deverá passar a ser o segundo meio a captar mais investimento, conseguindo chegar aos 11,7% de quota.