A EDP é a marca portuguesa mais valiosa com um valor estimado de 2,755 milhões de euros, seguindo-se a PT e o Pingo Doce, revela um estudo da Brand Finance hoje divulgado. A EDP lidera o ranking global, apresentando um valor de marca de 2,755 mil milhões de euros e um rating de AA-, seguida da PT que apresenta um valor de marca de cerca de 1,101 milhões de euros e um rating de AA. A terceira e a quarta posição são ocupadas pelo Pingo Doce e Modelo Continente, com um valor de marca de 1,050 mil milhões de euros e 877 milhões de euros, e um rating de AA e AA-, respectivamente, seguidas da Galp Energia que ocupa a quinta posição, com um valor de marca estimado em €799 milhões e um rating AA-. O estudo dividiu-se em diversas áreas de intervenção, como o sector bancário, telecomunicações, media, distribuição e bebidas, entre outros. O estudo “Marcas Portuguesas mais Valiosas”, na sua segunda edição, foi realizado pela Brand Finance, empresa especialista em estratégia de marcas e avaliação de activos intangíveis.
Google é a mais valiosa do mundo
Já a nível global, no topo da lista das mais valiosas surge a Google, avaliada em 44,3 mil milhões de dólares (cerca de 31 mil milhões de euros). Entre as 500 marcas avaliadas, o segundo lugar é da Microsoft, que na opinião da consultora vale 42,8 mil milhões de dólares (30 mil milhões de euros), enquanto no terceiro lugar, descendo da liderança do ranking, surge a Walmart que está avaliada em 36,2 mil milhões de dólares (25 mil milhões de euros). As marcas IBM e Vodafone ocupam os respectivos 4º e 5º lugar. De referir ainda que, pela primeira vez, entra no ranking o Facebook, para a 281ª posição. A rede social de Zuckerberg é avaliada em 3.690 milhões de euros (2,595 milhões de euros). Uma posição abaixo da primeira marca portuguesa a surgir na tabela: a EDP em 280º lugar.
Fonte: Lusa / Tek