HiperSuper
3 de Dezembro de 2008
Há mais homens a fazer compras nos supermercados espanhóis, de acordo com um estudo da TNS Worldpanel, que adianta ainda que o sexo masculino é responsável por 34% do crescimento no sector do grande consumo nos últimos anos e em tempos de crise converteu-se numa oportunidade.
Hoje em dia, uma em cada cinco cestas de compras (19%) são enchidas pelos homens, quando em 2000 era apenas 10%. “O homem é uma das chaves para o futuro das lojas e supermercados”, explica o director de contas da TNS Worldpanel, Hugo Liria. Segundo dados da companhia, em apenas dois anos o homem aumentou em 6% o número de compras anuais (31), com um aumento das cestas de 9,7% e o gasto anual subiu em 16%. “Em período de crise os homens continuam a comprar como dantes, até gastam um pouco mais”, afirma Liria.
A chegada do homem aos supermercados deve-se a vários factores: a ascenção do número de lares de uma só pessoa, o adiamento do casamento, aumento de divórcio, a incursão da mulher no mundo do trabalho, etc. Apenas 15% dos homens casados faz compras, mas esse número tem aumentado, refere Gerard Costa, da direcção de marketing. No entanto, o homem tem cada vez mais peso nas decisões sobre os filhos, que tem muita influência nas compras.
Quando no super ou hipermercado, o homem compra sobretudo: bebidas, leites e batidos, conservas e refeições pré-cozinhada. Nos últimos anos, aumentou os gastos em produtos de higiene pessoal e tem muito mais em conta os alimentos saudáveis. “O homem, como é principiante é muito menos sensível às ofertas de preços”, assinala. Este é um detalhe de grande importância para o distribuidor, pois não precisa de descontos para o atrair como cliente, apenas mantê-lo.