Hiper Super, 22 de Abril de 2014 às 15:32:56, por PEDRO DURÃES
O programmatic buying, transacções de publicidade digital realizadas entre computadores, deverá representar a grande maioria do investimento digital num futuro próximo, devendo quintuplicar em Portugal no espaço de quatro anos. A previsão consta de um estudo da Magna Global, da IPG Mediabrands, onde se estima que, no mercado português, o programmatic buying represente cerca de 70 milhões de dólares em 2018, quintuplicando o valor estimado de 2014, ano em que deverá totalizar os 20 milhões de dólares. Segundo o estudo, devemos assistir a um crescimento anual médio do programmatic buying de 31% até 2017 e de 38% no caso específico do Real Time Buying. “O movimento de programmatic buying a que assistimos actualmente em toda a Europa, revelado por este estudo, é já hoje uma realidade nos Estados Unidos, onde inclusivamente o programmatic buying começa a ser transversal a todas as plataformas digitais: exterior, rádio, TV. Esta será também claramente a evolução do nosso mercado. Qualitativamente estamos a falar de uma evolução sem precedentes, ao nível da precisão com que conseguiremos amplificar a comunicação, junto de targets muito segmentados”, aponta Pedro Sousa, director de digital e activação do IPG Mediabrands, que detém em Portugal as agências Initiative e UM, Reprise, Rally e Ensemble.