Há um “código simbólico de odores”, a aplicar consoante cada tipo de público, que ajuda a incrementar vendas e acima de tudo a diferenciar a marca (pelo cheiro).
Os especialistas em marketing para o retalho perceberam que perfumar uma loja com o aroma certo pode desencadear uma série oportunidades para os comerciantes e estão a apostar cada vez mais na via olfativa para atrair consumidores. É necessário compreender o poder sensorial de cada aroma para um específico segmento de público, segundo a InfoRetail, que apresenta o testemunho de Sandra Iruela, engenheira química da empresa Sandir, que desenvolve fragâncias exclusivas de acordo com a imagem de cada retalhista. Para a especialista, as tendências para o marketing olfativo passam por idealizar um “odor corporativo único que remeta exclusivamente para a marca” e que seja facilmente detetado no ponto de venda. Há aromas mais indicados para cada tipo de público. “No setor têxtil infantil, as tendências olfativas são as fragâncias de algodão doce, morango ou baunilha”, revela. Nas lojas de moda jovem, as tendências para atrair adolescentes “correspondem a aromas frescos e cítricos, mas também os doces, com tons de baunilha ou ‘gourmand’. Por outro lado, nas lojas de moda clássica, a fragância deve ser sofisticada e sedutora ao mesmo tempo, com uma nota floral combinada de madeira e um fundo ‘musk’ (almíscar)”. O fator geográfico também tem influência na escolha do aroma. A especialista deteta que “no norte de Espanha a tendência remete para odores doces provenientes dos frutos vermelhos enquanto que no sul do país a tendência aponta para os citrinos”.
Hiper Super, 15 de Junho de 2015, por Ana Catarina Monteiro