Todos andamos à procura de insight, que seja capaz de tornar diferenciadora a nossa actividade. Competindo num mercado de concorrência global, onde a replicação de produtos/serviços ou modelos de negócio é avassaladora, torna-se cada vez mais relevante encontrar e explorar ideias e oportunidades de forma a gerar valor e impactar consumidores. Neste cenário, as tendências de comportamento do consumidor oferecem alternativas relevantes face aos tradicionais métodos de market research. Na medida em que, via a utilização de diferentes metodologias sólidas – de benchmarking à recolha de informação digital, a inserção ambiental, entre outras – este tipo de informação avalia mais do que o status quo dos actuais consumidores. Através deste tipo de informação recolhida acerca do consumidor é possível criar insight accionável de acordo com evoluções, tornando-o um instrumento de gestão e marketing de médio/longo prazo mais fiável. Não só reduzindo o risco do negócio como também criando oportunidades e ideias de negócio e formas/ferramentas eficazes de marketing e comunicação para impactar os diversos públicos estudados. Permite-nos olhar para fora da nossa organização – para o nosso consumidor – de forma a construirmos ofertas/estratégias/tácticas diferenciadoras.
Quais os benefícios para o negócio em apostar em tendências do consumidor?
.1 Quando há necessidade de olhar para a “bigger picture” e a “grande ideia”. Olhando para fora da organização e para os consumidores em específico é uma oportunidade para estudar e criar conceitos inovadores. Estes conceitos, se apoiados em tendências de comportamento do consumidor, são preciosos na diminuição do risco da introdução de novos produtos e conceitos, na medida em que são baseados, primeiramente, nas suas necessidades.
.2 Quando as agências e empresas que lidam com ferramentas de marketing necessitam de insight estratégico para construir propostas de valor. Os directores de marketing e agências da área procuram diariamente novas formas de impactar os seus consumdiores. O estudo de tendências é nesse sentido benéfico ao nível da criação de planeamento estratégico sobre os quais podem assentar a gestão das suas ferramentas.
.3 Quando os planos de negócio necessitam de radicais e inesperadas hipóteses de forma a desafiar e construir oportunidades não lineares. O ponto fulcral na criação de um plano de negócios, como na criação de uma marca, é a escolha da ideia central que o irá pilotar. Esse conceito, que se quer único e verdadeiro, quer-se também relevante para os consumidores e as tendências são fontes importantes na criação dessa ideia inesperada, que depois acaba por definir os canais, ferramentas e inovação adequados à mesma.
.4 Quando se quer aumentar o nível de informação e pensamento para encorajar uma cultura de inovação dentro de uma empresa, organizando a produção de insight e a criação de ideias e propostas de valor diferenciadoras. Uma cultura de inovação dentro de uma empresa, caso não se recorram a factores externos à mesma, pode ser pilotada ou por um grupo encarregue da mesma ou fazendo da inovação everybody’s business. Em ambos os casos, a introdução de tendências do consumidor no seio de uma empresa que tem acesso a dados internos, de concorrência, consumidor, etc. poderá ser o catalizador para a criação de novos conceitos e produtos inovadores.
.5 Pilotando ou facilitando processos de inovação. Grosso modo, um processo de inovação é atingido quando se encontra uma necessidade no mercado e nos consumidores e se resolve a mesma com recurso à tecnologia, criatividade, capital humano ou outros factores. As tendências fornecem conteúdo para pilotar o processo tecnológico ou, em empresas marcadamente tecnológicas, podem encontrar os nichos e as necessidades que tornem possível a introdução de determinada tecnologia no mercado.
.6 Quando se procuram novos nichos ou segmentações para construir estratégias comerciais. A oferta de serviços e produtos de uma empresa pode também ser actualizada recorrendo a este tipo de informação. Muitas vezes, um mesmo produto ou serviço que esteja já há diverso tempo no mercado pode, à luz do estudo da evolução do comportamento do consumidor, encontrar novo fôlego se envolto num conceito que o leve a ser relevante noutros nichos.
.7 Quando se quer criar ideias e oportunidades que ressoam junto dos consumidores e são comunicadas pelos mesmos. As marcas de hoje não estão no negócio de construir mensagens mas sim no de criar conteúdo para que os seus consumidores crime e comuniquem mensagens sobre as marcas entre si. Baseando os processos de branding e advertising nestas fontes permite-nos criar conceitos e ferramentas que aumentem o empowerment dos consumidores, pois na sua essência trabalhar e pesquisar tendências é acima de tudo compreender como é que o consumidor evolui nas suas necessidades para depois construir oportunidades e ideias baseadas nessas mutações.
(Publicado na revista Marketeer, Novembro de 2010)