O Upload Lisboa 2014 regressa no próximo dia 4 de Outubro para apresentar e debater as mais recentes tendências do Marketing Digital. O evento, do qual a Marketeer é media partner, irá decorrer no Auditório da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). Estratégia Digital, Real Time Marketing, Social Media, Gestão de Crises, Big Data e Content Marketing serão alguns dos temas em destaque nesta 5.ª edição do Upload Lisboa, evento que se destina sobretudo aos profissionais das áreas do marketing digital e comunicação online.O evento tem já lotação esgotada, mas os interessados poderão acompanhar as conferências, ao longo de todo o dia, via livestreaming através do website do Upload Lisboa (www.uploadlisboa.com). O evento contará com a presença de Julian Cole (head of Communications Planning na Bartle Bogle Hegarty NY), Pedro Janela (fundador e CEO do WYgroup), Amber Horsburgh (estratega digital na Big Spaceship), Stephen Waddington (director europeu da área Digital e Social Media da Ketchum), Parry Malm (fundador da Howling Mad), Molly Flatt (word of mouth evangelist na 1000heads), Kwame Ferreira (director da Kwamecorp), Luís Serra (head of Strategy da comOn) e Ricardo Nunes (head of Social Media na Mindshare Lisboa).
A maior tendência que notei é que o mercado está a começar a estabilizar e os marketeers podem finalmente acompanhar a inovação que tem ocorrido nos últimos oito anos. Creio que entre 2008 a 2012 estivemos num estado de enchente, com muitas plataformas novas a entrarem em cena, e sinto que os últimos dois anos têm sido mais calmos em termos de grandes inovações.
As bases estão a ser ignoradas, eu prestaria mais atenção aos banners e ao CRM [Customer Relationship Management]. Creio que as redes sociais receberam atenção a mais e têm tido dificuldade em criar resultados para várias marcas.
Tudo acaba por voltar ao consumidor, como este está a passar pelo processo de compra. A marca deve investir onde tem mais dificuldade em converter clientes ou onde os está a perder. Se a resposta está nos canais digitais, então invista-se nesses canais.
Muitas vezes é muito mais fácil desenvolver um plano digital porque podemos analisar tudo e criar um ecossistema onde vemos o consumidor passar de touchpoint para touchpoint. Quando está tudo misturado é muito mais difícil avaliar e analisar.
Definir antecipadamente as métricas e salientar a importância dos banners para estimular o movimento.
A maior dificuldade foi compreender o ecossistema geral da marca. É um ecossistema tão profundo, tem um público realmente veemente e muito vocal online. A outra dificuldade é que tudo se move à velocidade da luz. Gostaria de ter tido mais tempo para aperfeiçoar ou aproveitar certas partes da campanha.
O meu papel foi apoiar a organização de toda a actividade da campanha. Ajudou a percebermos onde deveríamos gastar mais a nossa energia criativa. Contudo, foi um enorme esforço em equipa, várias pessoas envolvidas asseguraram-se de que seria um sucesso.
Fonte: Marketeer online, 30.09.2014