22 de Outubro de 2013 por Hipersuper
Mais de 84% dos consumidores portugueses nunca realizou uma compra online, seja por falta de hábito, desconhecimento, falta de segurança ou receio de serem burlados, ou porque preferem efectuar as suas compras em loja.
Esta é principal conclusão do estudo “Portugal 2013: Cidadãos Digitais, Consumidores Analógicos” da GfK, que analisa o comportamento e consumo da população portuguesa no mundo digital. O crescimento exponencial do fenómeno digital mudou a vida dos indivíduos – a forma como vivem, como se relacionam, como compram e, inclusivamente, a forma como interagem com as marcas. Mas, se a população portuguesa que utiliza a internet, de forma regular, está a aumentar (51% em 2013 versus 47% em 2011), assim como o número de indivíduos que já efectuou compras e transacções online (16% em 2013 versus 2% em 2011), a realidade é que população portuguesa mantém um perfil de consumo tendencialmente analógico. O estudo realizado pela GfK em Setembro de 2013 constatou que a população portuguesa se divide quase equitativamente entre os utilizadores regulares de internet (51%), que despendem em média uma hora online, e os que não utilizam este meio (49%). No entanto, no que diz respeito às compras online, 84% dos indivíduos nunca realizou qualquer compra através deste canal – sendo que, destes, 48% não o faz por falta de hábito ou por desconhecimento, 26% por falta de segurança/ receio de serem burlados e 23% porque prefere efectuar as suas compras na loja e/ou ver o produto fisicamente. Entre os 16% de portugueses que já efectuou compras pela internet, 40% cento já adquiriu roupa, calçado e acessórios, 23% viagens e/ou bilhetes de avião, 21 % livros e CD de música, 21% equipamentos de telecomunicações e 20% bilhetes para espectáculos.