As tendências de viagens e as novas categorias de viajantes nos próximos 10 anos é o desafio a que o InterContinental Hotels Group (IHG) procura responder no seu estudo “A nova economia das relações: das experiências de viagens as relações de viagens”, divulgado recentemente. Aqui são identificados grupos de “novos exploradores globais”, viajantes de países com crescimento acelerado, como a China e a Índia, que querem conhecer rotas já procuradas, visitar todas as atracções turísticas obrigatórias e são consumidores com elevado poder de compra. Segundo o relatório, os turistas asiáticos representarão um terço dos gastos em viagens a nível mundial em 2020.
Outras categorias de viajantes identificadas incluem famílias em evolução. O estudo indica que a indústria está a assistir ao fenómeno de famílias multigeracionais a ocuparem pisos inteiros de hotéis, por um lado, e por outro lado, ao crescimento da família com uma só pessoa, que impulsiona a necessidade de viagens independentes estimulantes.
Por sua vez, os city breaks terão tendência a aumentar para cidades “desconhecidas” ou cidades que ainda não foram construídas. Cerca de 400 cidades de média dimensão desconhecidas em mercados emergentes, sobretudo China e Índia, irão gerar 40% do crescimento económico global a partir da próxima década. Outro fenómeno referido no estudo da IHG é o desafio da indústria de viagens em equilibrar uma preferência de independência cada vez maior por parte dos hóspedes e, por outro lado, um desejo de hiperpersonalização para outros hóspedes.
O Viajante Invisível, por exemplo, representa um hóspede que pode nunca sequer interagir com o pessoal do hotel, optando por uma experiência totalmente independente, desde a reserva ao check-in no aeroporto e no hotel, e room service. Do outro lado está o Serviço Previsível, que procura ir de encontro às necessidades de um serviço personalizado e “feito à medida”, desde pessoal que pode falar várias línguas a chefs que proporcionam refeições vegetarianas a pedido, exigindo que a indústria evolua no sentido de fidelizar o cliente e construir relações duradouras.
Fonte: Ambitur