Sabia que quatro simples pagamentos com multibanco, como comprar um bilhete de metro, o almoço, uns ténis numa loja de desporto ou os bilhetes de cinema, permitem indentificar quase sempre a identidade do utilizador de cartão? Segundo o El País, apesar de permanecer desconhecido o número da conta, um estudo que reúne dados de compras de 1,1 milhões de pessoas revela a identidade em mais de 90% dos casos, graças à evolução da tecnologia. Um grupo de investigadores do Media Lab do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) desenhou um par de algorítmos matemáticos, explica o diário espanhol, que permitem identificar uma pessoa baseando-se nos seus hábitos de compra. Os investigadores conseguiram o apoio de um grande banco de um país da OCDE, cuja identidade é desconhecida, para aplicar os seus algorítmos a uma base de dados com as transacções de pagamentos electrónicos de 1,1 milhões de clientes em cerca de mil lojas entre Janeiro e Março do ano passado. “Uma média de quatro transacções é suficiente para identificar de forma exclusiva as pessoas em 80% dos casos”, diz o investigador do MIT e co-autor da pesquisa Yves-Alexhttps://quereralem.pt/wp-content/uploads/2021/06/Comunicacao.png de Montjoye, citado pelo matutino.
30 de Janeiro de 2015 por Rita Gonçalves, HiperSuper