Uma Previsão de Fluxo de Caixa é uma maneira simples, eficaz e livre de riscos de avaliar a viabilidade da sua oportunidade de negócio e pode ser usada para destacar as suas necessidades de financiamento que pode ter de implementar. Tem como base os fundamentos do ciclo de fluxo de caixa, mas adiciona detalhes de um conjunto de variáveis. Uma análise de diferentes fluxos de caixa da empresa é denominada de Demonstração dos Fluxos de Caixa.

Desenvolver uma Previsão de Fluxo de Caixa

Corresponde à projecção mensal da movimentação de dinheiro da sua empresa. Isso concentra-se totalmente na caixa, e não no lucro e nas mudanças reais no saldo bancário da sua empresa quando ocorrem.

Primeiramente temos o saldo de caixa inicial, onde se adiciona o dinheiro proveniente dos seus clientes e se subtrai o dinheiro gasto nas operações diárias do seu negócio. Com a organização e controlo destes valores, é possível verificar quando ocorre um défice da caixa.

Usar uma Previsão de Fluxo de Caixa

A Previsão de Fluxo de Caixa permite que explore muitos aspectos do desempenho potencial de uma oportunidade. Permite também que avalie e teste a sua oportunidade.

Avaliar a oportunidade – Permite que verifique o impacto dos planos para a sua caixa. Se a oportunidade não gerar caixa, mesmo com as despesas e custos em níveis baixos, deve considerar avaliar a viabilidade da mesma ou alterar alguns componentes.

Experimentar a oportunidade – Pode modelar e avaliar diversos cenários. Poderá então considerar quais os resultados que são mais prováveis e usá-los para informar o planeamento e a gestão de riscos. Também pode identificar quais as áreas que estão a contribuir para o seu fluxo de caixa fora da sua empresa.

Financiar a oportunidade – Destaque qualquer financiamento necessário e o período para o qual este é necessário. Será um recurso-chave à sua candidatura a um financiamento, pois fornece evidências dos seus planos e requisitos. Se compreender o fluxo de caixa futuro com bastante antecedência, irá existir mais tempo para planear, explorar opções de financiamento e preparar-se para as perguntas dos financiadores.

A Análise de Previsão de Fluxo de Caixa pode guiar a sua empresa, ao permitir a verificação do impacto de diferentes abordagens e condições de uma nova oportunidade de negócio. Destaca também onde pode existir um défice de caixa.

Pressupostos – Os pressupostos são determinadas informações e/ou decisões necessárias para criar uma Previsão de Fluxo de Caixa. Apesar de se supor que sejam fixos, estes pressupostos podem ser ajustados com frequência e melhorar o fluxo de caixa.

Taxas de fluxo de caixa – Cálculos e índices adicionais para obter uma análise detalhada dos seus negócios. Podem ainda permitir identificar quais as acções e/ou fundos necessários para gerir o seu fluxo de caixa.

Pressupostos de Previsão

Para criar a sua previsão, é necessário utilizar estimativas de valores desconhecidos, como vendas ou custos. No entanto, o sucesso do seu negócio dependerá da consideração de alguns factores, como por exemplo, as condições de pagamento de despesas de capital e os prazos de crédito. Essas variáveis são conhecidas como premissas ou pressupostos.

A precisão e a utilidade da previsão dependem inteiramente desses pressupostos, pois mesmo as menores variações podem produzir resultados muito diferentes.

Ao observar as suas projecções pode sentir que, para aumentar o desempenho, precisa de vender mais ou aumentar a lucratividade. No entanto, alterar alguns dos pressupostos pode ter um impacto imprevisível.

Análise de Previsão de Fluxo de Caixa

A Burn Rate é um cálculo crucial para as suas novas oportunidades de negócio. Exprime a velocidade a que os seus negócios gastam dinheiro em despesas gerais, antes que o dinheiro comece a ser obtido através de vendas.  Calcular o burn rate oferece uma ideia de quanto dinheiro será necessário para financiar a sua oportunidade antecipadamente e quanto tempo esse investimento será retido antes de se transformar em receita e dinheiro.

O ponto de equilíbrio é o valor pelo qual o total das receitas da sua oportunidade é igual ao total dos custos. O Ponto de Equilíbrio ajuda a planear a receita e os custos da sua empresa.

Reflexão sobre o Fluxo de Caixa

Pode ajudar a desafiar as suas ideias preconcebidas. O primeiro instinto pode ser vender mais para melhorar a posição de caixa, mas, no entanto, existem outros elementos ligados aos seus pressupostos de caixa ou ao seu ciclo de caixa que podem ter um impacto maior.

Existem algumas medidas importantes que pode desenvolver para um modelo mais forte e uma imagem mais clara do crescimento:    

  • Conversar com fornecedores e clientes.  
  • Falar com consultores.  
  • Reunir dados sobre os mercados.

O Valor da Previsão

Para uma nova oportunidade de negócio, deve sempre verificar quais os custos envolvidos para a iniciar, como por exemplo, a infraestrutura, os produtos, o gasto com pessoal, entre outros. Assim é possível demonstrar como será a viabilidade do projecto.

Com uma previsão mais aprofundada do fluxo de caixa, consegue informar os seus fornecedores do seu potencial de vendas assim como a quantidade de produto que irá precisar para o ano seguinte, transmitindo mais confiança e melhores condições de pagamento.

Próximas Etapas para a Previsão

Depois da análise, é possível planear um historial financeiro da sua empresa, com mais detalhes e com melhor conhecimento.

Utilizar consultores financeiros

Considere quais das seguintes actividades financeiras seria possível implementar e quais apoiariam o crescimento da sua empresa:         

  • Organizar reuniões regulares para obter apoio para a Previsão de Fluxo de Caixa.  
  • Pedir que se desenvolvam previsões mais detalhadas com base em planos de alto nível.     
  • Procurar apoio e experiência dentro dos negócios.           
  • Desenvolver um planeamento para desenvolvimentos positivos ou negativos nos negócios. 
  • Fazer perguntas específicas e baseadas em dados.

Fonte: 10,000 Women

Ilustrações: Querer Além

Imagem de Dan Meyers no Unsplash