No último semestre, o interesse por Portugal como destino de férias disparou globalmente nas pesquisas feitas no Google, tendo a procura por referências associadas a “férias” e “Portugal” aumentado mais de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa o “segundo maior crescimento entre os destinos concorrentes”. Os dados foram divulgados ontem pelo Turismo de Portugal, segundo o qual, no período em análise, tanto o número de visitas ao site VisitPortugal como o número de fãs do VisitPortugal no Facebook triplicaram face ao período homólogo, estando esta página a alcançar em média 12 milhões de utilizadores únicos por semana.
Este reforço de notoriedade do país enquanto destino turístico na internet é o “resultado da sua primeira campanha turística realizada exclusivamente online”, defende o Turismo de Portugal em nota de imprensa. A campanha internacional, que resulta de um investimento de cinco milhões de euros, decorre em 13 mercados (Brasil, Alemanha, Espanha, Holanda, França, Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda, Itália, Dinamarca, Suécia, Polónia e Rússia) e é veiculada através do Google, YouTube, Facebook e em sites específicos de alguns mercados, conduzindo depois o tráfego gerado nestes canais para o portal VisitPortugal e as suas redes sociais.
Site VisitPortugal renovado
Também ontem, o Turismo de Portugal lançou a nova versão do site VisitPortugal, que pretende reforçar a promoção turística internacional do País no meio online e nas redes sociais, bem como aumentar a visibilidade da oferta turística das empresas nacionais. O novo portal está disponível em dez idiomas e apresenta “mais funcionalidades, um novo design, nova tecnologia e uma experiência de navegação mais intuitiva e participativa”, adianta o Turismo de Portugal. “Ao tornar possível que o utilizador comente, goste, partilhe e edite textos e imagens, obtenha informação em tempo real através de e-mail e webchat e crie as suas próprias brochuras e itinerários, privilegia a interação com o potencial turista”, acrescenta.
O novo site representa um investimento de 160 mil euros, que compara com os 900 mil euros investidos em 2004 aquando do lançamento da anterior versão da plataforma. Em breve, toda a informação sobre a oferta turística (com 11 mil registos), experiências e sugestões estarão também disponíveis nos dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets.
“O lançamento deste novo portal está inserido na estratégia de promoção de Portugal que tem como objectivo acompanhar as novas tendências de consumo no turismo, muito influenciado pela internet e pela recomendação de familiares e amigos”, explica o Turismo de Portugal.
Fonte: Marketeer, 15 de Outubro, 2013