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Organizar uma Formacao

Organizar uma Formação

Na Querer Além queremos o seu sucesso. Neste artigo, vamos partilhar consigo as etapas que deve seguir na organização de uma acção de formação, para que se torne no anfitrião de excelência que ambiciona.

Preparação da Formação:

  1. Identificar os objectivos da formação

O primeiro passo na organização de um evento de formação é definir claramente quais os objectivos que se pretende atingir. Estes podem ser:

  • Aprofundar os conhecimentos numa determinada matéria;
  • Partilhar técnicas e ferramentas;
  • Partilhar informação;
  • Formação de equipas e criação de espírito de equipa.
  1. Definir o nome e tema da formação

De seguida, deve decidir o tema principal da formação e o seu nome. O nome deve ser identificativo do tema e deve ser simples e claro. Alguns exemplos:

  • Falar em Público – Apresentações com impacto
  • Técnicas de Comunicação Empresarial
  • Curso de Liderança e Motivação de Equipas
  1. Identificar necessidades

Procure conhecer o perfil dos eventuais formandos para poder delinear um programa que seja adequado ao evento de formação em causa e permitir os melhores desempenhos e aproveitamento. Conhecer a sua plateia pode ajudar a utilizar casos práticos com os próprios formandos. Tente responder às seguintes questões:

  • Quem são?
  • Qual a área do seu negócio?
  • Quais as principais dificuldades que sentem, no seu dia-a-dia?
  1. Estabelecer o que o evento necessita para ser realizado

4.1 Tipo de evento:

  • Formação Presencial
  • Formação Online (E-Learning)
  • Workshop – abordagem de um tema em concreto.
  • Webinar – conferência online ou videoconferência.
  • Formação Calendarizada – acções de formação calendarizadas.
  • Formação à Medida – plano de formação à medida da empresa ou do(s) participante(s).
  • Formação Certificada – conjunto de cursos destinados a participantes que pretendem obter certificações.

4.2 Duração do evento

Faça a previsão da extensão da formação:

  • Acção de Formação: no máximo, 2 semanas (3 vezes por semana).
  • Workshop: durante 1 dia.
  • Webinar: no máximo, 1h e 30 minutos.

4.3 Data e hora do evento

Quando a formação ocorre no âmbito da actividade de uma empresa, marque uma data que não coincida com outros eventos, reuniões, congressos ou seminários cuja presença seja obrigatória (A nossa sugestão: consulte o website e as redes sociais da empresa para procurar descobrir o seu calendário de eventos). Não se esqueça também de definir um prazo relativo à inscrição dos interessados (recomendamos o prazo máximo de 2 dias antes da data da formação).

4.4 Número previsto de formandos

Para eventos online e físicos, a nossa sugestão é que o número máximo de formandos por sessão seja de 30 pessoas.

4.5 Conteúdos Programáticos

Definir quais os temas que serão abordados ao longo da sessão. São os módulos e objectivos que pretende atingir com a sua formação. Por exemplo (considerando que o tema da formação é “Falar em Público – Apresentações com impacto”):

  • A gestão emocional: Como Combater e enfrentar o medo?
  • Comunicação não verbal: dinamizar a expressão corporal.
  • Como preparar, planear e desenvolver uma apresentação.
  • Técnicas de Apresentação.
  • Identificar e interagir com a audiência.

4.6 Métodos de avaliação

Antes de dar início a um evento de formação, deve definir os métodos de avaliação a ser aplicados. Procure ir avaliando os formandos em cada fase da acção, para poder perceber qual o seu grau de conhecimento e poder ir corrigindo ou implementando novos métodos de ensino para alcançar os seus objectivos.

Antes da Formação:

  1. Recolher informações sobre os participantes

Recolha de dados pessoais dos participantes. Importantes para a inscrição na plataforma SIGO e para o acompanhamento pós-formação.

  • Nome
  • Data de Nascimento
  • Documento de Identificação
  • Número do Documento de Identificação
  • Data de Validade do Documento de Identificação
  • NIF
  • Morada
  • Email
  • Contacto telefónico
  1. Inscrever os participantes na plataforma SIGO
  1. Divulgar o evento de formação

3.1 Estabelecer os canais de divulgação

Tenha em conta o conteúdo do evento de formação, bem como o objectivo final. É importante que todos os possíveis participantes estejam devidamente informados sobre qual o programa da acção, o modo de participação e ainda o calendário previsto para poderem integrar o evento de formação.

  • Redes Sociais (Facebook, Instagram e Linkedin)
  • Website
  • Imprensa (jornais, revistas e rádio)

3.2 Os prazos de divulgação devem ser:

  • Online: cerca de 2 semanas antes da data de início da formação.
  • Convites direcionados aos possíveis participantes: devem ser enviados com 10 a 8 dias de antecedência, dependendo da formalidade do evento.
  • Confirmações dos participantes: recomenda-se que seja realizada até 2 dias antes do evento. Quando possível, telefonar para confirmar se o convidado irá participar.
  1. Estratégia de Comunicação e Divulgação

A escolha das estratégias de comunicação irá depender dos objectivos e da amplitude da formação. Se os convidados já estiverem interessados e motivados a participar no evento, um simples convite será suficiente. Se for necessário mobilizar e motivar as pessoas a participar, é importante investir em acções de comunicação, que serão definidas de acordo com as características do público-alvo.

  • Partilhar imagens e flyers online alusivos à formação, especialmente em grupos de interesses afins.
  • Distribuir flyers na rua.
  • Publicar notícias na imprensa.
  • Contactar directamente (telefone ou email) possíveis interessados.
  1. Preparar os elementos de Identidade Visual

Diz respeito ao conjunto de elementos que dão coesão ao todo, padronizando as cores, estilos de fontes, tipos de alinhamento, etc. Todos os elementos que utilizar devem estar em conformidade com a identidade visual da formação.

5.1 Flyers – com a programação do(s) dia(s). Algumas dicas:

  • Deve ser claro em relação ao objectivo e ao público-alvo.
  • O título deve ser impactante e chamar a atenção dos possíveis formandos.
  • Utilizar imagens.
  • Não usar frases excessivamente longas.
  • Cuidado com o uso de cores, devem estar alinhadas com a mensagem que deseja passar.
  • Manter o layout simples para o leitor não perder o foco no que realmente interessa.

5.2 Apresentações (Powerpoints, CANVA, PREZI, etc.) – adaptadas ao tema da palestra. Algumas dicas:

  • A apresentação deve ser consistente do início ao fim.
  • Os elementos recorrentes (como logótipos ou cabeçalhos) devem estar sempre na mesma posição e com o mesmo tamanho em todos os slides.
  • Opte por escolher uma palete de cores e usar diferentes tons dessa mesma palete.
  • Menos é mais – em termos de texto e tópicos nos seus slides, pode ter mais impacto se utilizar apenas uma palavra ou frase.
  • Utilizar fotografias – são uma forma excelente de apoiar a sua história sem distrair demasiado a audiência.

5.3 Certificado de Participação – para entregar aos participantes. Os principais dados que devem constar num certificado de formação são:

  • Título/assunto
  • Carga horária
  • Data do evento
  • Conteúdos programáticos
  • Avaliação (facultativo)
  • Assinatura do palestrante/responsável

5.4 Formulário de Feedback (Google Forms, Qualtrics, SurveyMonkey, etc.) – a opinião dos seus formandos deve ser tida em conta. Algumas dicas para construir um questionário:

  • O ideal são poucas perguntas.
  • As questões utilizadas podem ser: resposta única; resposta múltipla; perguntas abertas; perguntas de escala.
  • Evitar erros gramaticais.
  • Explicar termos técnicos que possam estar presentes no questionário.
  1. Programação

Estabelecer a programação da formação, inclusive os horários ou dias previstos para cada acção de formação e as várias temáticas e actividades a realizar em cada.

  • Elaborar uma listagem detalhada de todas as sessões e actividades a realizar durante a formação;
  • Criar um cronograma do(s) dia(s) em que especifique, por horários, a sequência dessas actividades.
  • Por exemplo:
ConteúdosDataHorário
Gestão Estratégica de Pessoas01/09/202019h00 – 21h00
Employer Branding03/09/202019h00 – 21h00
Liderança de Equipas05/09/202019h00 – 21h00
Inteligência Emocional para Líderes08/09/202020h00 – 22h00
Dinâmicas de Aprendizagem e Desenvolvimento10/09/202020h00 – 22h00
Avaliação de conteúdos.12/09/202020h00 – 22h00
  1. Execução

Detalhar as actividades que deverão decorrer antes, durante e após o evento. A ferramenta mais utilizada para fazer o registo e o controlo geral da execução do evento é o cronograma de actividades, que guia e operacionaliza o projecto ao indicar as ações, os prazos e os responsáveis por cada tarefa. Já a checklist é um instrumento bastante útil para prever o detalhe das ações e dos materiais necessários em cada actividade (exemplo em Excel).

 ActividadeControlo
AntesDivulgação nas Redes Sociais.Sim
AntesRegisto dos Participantes.Sim
AntesFazer PowerPoint de apresentação.Sim
DuranteGravar a Formação.Não
DepoisEnviar Certificado de Participação.Não
DepoisEnviar Email de Agradecimento.Não
  1. Orçamento

Levantamento da verba necessária para a formação. Para fins de controlo, deve ser elaborado, mensalmente, um cronograma financeiro do evento, de modo a acompanhar os custos e o reembolso de recursos

ReceitasDespesas
Pagamento dos Formandos.Pagamento ao(s) formador(es).
Apoios.Custos de operação das acções de formação.
 Aluguer/utilização de instalações ou ferramentas para a formação.
  1. Monitorização e Controlo

Acompanhamento das acções, prazos e orçamentos previstos para verificar se tudo está a ser cumprido como planeado ou se há necessidade de reorientar e adaptar o projecto.

Durante a Formação:

  1. Receber os participantes
  • Ser cordial – agradecer a participação dos participantes e mostrar disponibilidade para ajudar e esclarecer dúvidas durante a sessão.
  • Apresentação – traje formal e confortável; uso de cores quentes como o amarelo ou o laranja, que transmitem sensações de energia e espírito positivo; unhas arranjadas; maquilhagem minimalista e polida (mulheres).
  • Ter atenção à expressão não verbal utilizada. (Ver abaixo):
Expressão Não VerbalPercepção Correspondente
Sorriso, contacto visual frequente.Simpatia e cortesia.
Acenar com a cabeça.Empatia e confiança.
Contacto visual frequente.Credibilidade.
Falar pausadamente e com volume de voz baixo, pausas moderadas (ideal para cumprimentar).Conforto e credibilidade.
Falar rapidamente, volume de voz elevado, com variações de tom (ideal para apresentações/palestras).Competência, dinâmica, mas reduz a sensação de conforto.
Cor e roupas utilizadas (adequadas).Competência e credibilidade.
  1. Controlar as presenças

Conforme os participantes vão entrando na sessão deve ter uma tabela de controlo de faltas.

  1. Definir a estratégia de comunicação no decorrer do evento de formação

Não esquecer que é importante incentivar a troca de ideias e experiências, bem como a participação e o debate dos formandos. Tal irá contribuir para uma melhor aprendizagem e permitirá novas valências.

  • Durante a apresentação, fazer questões aos participantes
  • Reservar momentos para eventuais dúvidas dos participantes.
  • Utilizar casos práticos.
  1. Gravar a Formação

Posteriormente, pode ser utilizada para divulgar nas suas redes sociais e/ou partilhar com os participantes. Mas cuidado com os direitos de imagem, não se esqueça de pedir as devidas autorizações.

  1. Estar disponível para esclarecer dúvidas

É importante o formador estar disponível para esclarecer eventuais dúvidas dos participantes. Pode optar por esclarecer dúvidas durante a apresentação ou partilhar os seus contactos (preferencialmente o email) para que os formandos possam contactá-lo).

Depois da Formação:

  1. Agradecer

A todos os participantes. Sugerimos enviar um email de agradecimento aos intervenientes e adicionar os seus contactos.

  1. Partilhar os materiais utilizados

Partilhar com os participantes o PowerPoint que utilizou durante a apresentação e outros materiais que considere relevantes.

  1. Divulgar

Feita através da compilação e preparação de notícias gerais sobre o decorrer do evento, os seus resultados e objectivos alcançados, a divulgar aos media; publicações nas redes sociais com fotografias e vídeos captados durante o evento.

  1. Obter feedback dos formandos

Geralmente em acções de formação é importante perceber o grau de satisfação dos formandos. Dê-lhes a oportunidade de fazerem a avaliação da qualidade do evento de formação e dos formadores. Pode perguntar directamente ou elaborar um pequeno formulário de feedback.

  1. Avaliar os Formandos

Através de um teste, questionário ou apresentação deve proceder à avaliação dos seus formandos.

  1. Registar a conclusão da acção de formação na plataforma SIGO

Após concluir a acção de formação deve encerrar a mesma na plataforma SIGO.

  1. Emitir e extrair o certificado de participação

Depois, por cada formando que conclua a formação com sucesso, deve emitir o respectivo certificado de participação. A plataforma SIGO disponibiliza um certificado por cada formando.

  1. Entregar os certificados de participação

No final da formação, entregue a cada participante um certificado de participação na formação.

O documento completo pode ser descarregado aqui:

Organizar uma Formação
Organizar uma Formação

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay.

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Marketing Sensorial

Invoca o poder de todos os sentidos (tacto, visão, audição, olfacto, paladar) que os negócios podem despertar e estimular (através da beleza da decoração, do aroma agradável em loja, da textura dos produtos em exposição, de uma degustação cuidada, da melodia da música no local ou em suportes online) para agradar aos seus consumidores e clientes e levá-los, assim, à compra. Se já ouviu falar na importância do “ambiente em loja”, saiba que este assenta num bom Marketing Sensorial e faz toda a diferença.

Análise SWOT

As melhores decisões são tomadas quando sabemos todos os factos – sobre nós e sobre os outros. SWOT é um acrónimo curto que representa uma grande quantidade de informação que vai ser-lhe muito útil: as suas Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses), bem como as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que tem de enfrentar no ambiente que o rodeia.

Reuniões

Quando a prospecção corre de feição, o resultado desejado é a marcação das primeiras reuniões com os potenciais clientes. E há muitos cuidados a ter para preparar estas reuniões: como começar a conversa, o que dizer sobre nós, com que vestuário e aparência pessoal, em que situação (presencial, telefónica, por vídeo), que conteúdos informativos mostrar, que argumentos ter em carteira, como fazer a gestão da conversa e como cativar a outra parte até ao momento que interessa: o primeiro pedido de proposta. Deixe estes detalhes com quem sabe e gosta: nós!

Apresentações

Já sabe que não há uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Resumir em poucas palavras, imagens, sons e vídeos a excelência da sua proposta é uma mais-valia. Uma boa Apresentação Digital vai transmitir a quem a vir uma imagem de profissionalismo e criatividade que torna o seu negócio apelativo e memorável.

Prospecção

Quais poderão ser os seus futuros clientes? A prospecção assenta numa análise do mercado e da concorrência para listar nomes de empresas, cargos e contactos de pessoas concretas – que serão abordadas uma-a-uma, seja presencialmente, através de contactos comuns, por email, telefone, nas redes sociais online ou através de outras plataformas. Nessa abordagem, procura-se compreender necessidades por atender e oferecer soluções à medida. É difícil, é demorado, exige diplomacia, tacto e resistência – mas a boa notícia é que podemos fazê-lo por si.

Networking

A arte de conhecer pessoas relevantes para o seu negócio pede mais do que uma personalidade extrovertida. É preciso sentido de missão, uma pesquisa cuidadosa e os argumentos certos para identificar os melhores interlocutores. Este é o primeiro passo do caminho para fechar vendas: ter uma boa rede de contactos – algo que cultivamos constantemente.

Plano de Negócio

Não se parte para uma viagem sem uma rota em mente; por isso, não se começa um negócio sem um Plano de Negócio. Neste Plano apresentamos os cálculos de todos os custos envolvidos e fazemos uma estimativa das receitas, com prazos e prioridades associados ao seu negócio, para saber quanto e quando vai ganhar com as escolhas que fizer.

Fixação de Objectivos

Para orientar as decisões, é fundamental a formulação explícita e quantificada dos objectivos, para que se possa aferir, ao longo do tempo, se estão a ser atingidos, que desvios existem e como podem ser corrigidos. Dos tipos de objectivos de Marketing mais comuns, temos: objectivos quantitativos (volume de vendas, valor de vendas, número de consumidores e/ou clientes, quota de mercado, rentabilidade) e objectivos qualitativos (imagem de marca, satisfação dos clientes, reputação, serviço).

Posição Competitiva

Como é que a sua empresa vai responder às decisões dos concorrentes? Vai tentar apresentar um produto mais barato? Vai apostar num serviço de maior qualidade? Vai oferecer brindes, ou vai investir fortemente em publicidade?
Tudo isto depende da Posição Competitiva da sua empresa. Juntos, vamos defini-la para que o seu negócio ganhe vantagem face aos concorrentes.

Storytelling

Vamos supor que a sua empresa surgiu ao fim de mais de 20 anos de trabalho intenso na área. Vamos supor que, antes de começar a trabalhar com clientes, a sua preocupação foi aprender o máximo possível com os melhores do ramo, acumulando uma série de conhecimentos e experiências que fazem de si uma referência na área. Com muitas aventuras pelo meio! Não acha que o cliente poderá ter interesse em saber disso? Partilharmos a sua história, da forma certa ajuda criar uma conexão com os seus clientes, aproximando-os de si e – por acréscimo – dos seus produtos.

Estudo do Consumidor

Por consumo, entende-se o acto de apropriação e utilização (geralmente de carácter aquisitivo, implicando uma troca) de bens materiais ou serviços, por indivíduos ou organizações, com vista à satisfação de necessidades ou desejos. Chamamos “consumidor” ao indivíduo particular ou ao agregado familiar – que, na gíria profissional, constituem o “mercado B2C (business-to-consumer”). O estudo do consumidor é um micro-cosmos dentro do Estudo do Mercado, porque, diferentemente das organizações, os particulares compram de forma mais emotiva, exigindo uma atenção aprofundada às suas crenças, atitudes, valores, motivações e comportamentos – que podemos investigar com técnicas de pesquisa quanti e/ou qualitativas.

Estudo de Mercado

Quando falamos em “saber se há mercado para” preocupamo-nos com: quantos são, ou podem vir a ser, os indivíduos ou organizações que constituem a procura? Onde estão e como se caracterizam? Enquadram-se nos nossos interesses? Têm, por sua vez, interesse naquilo que queremos oferecer-lhes? Conhecem e utilizam os nossos concorrentes? Se sim, quais e que opinião têm deles, em comparação connosco? Que outros factores macro e microambientais afectam a sua procura? É a estas perguntas que o Estudo do Mercado procurará dar resposta.

Portfólio

Já fez trabalhos relevantes para o seu negócio, que demonstram a sua perícia e conhecimento da área? Então podemos ajudá-lo a compilá-los e expô-los – são uma óptima forma de divulgar o seu trabalho e conquistar novos clientes.

Marketing-Mix

Trata-se, sucintamente, do conjunto de decisões em torno dos chamados 4 P clássicos do Marketing: Produto, Preço, Praça (Distribuição) e Promoção (Comunicação) + os 3 P do Marketing de Serviços: Pessoas, Processos e Evidências Físicas. Em conjunto, estas variáveis vão ajudar a cumprir os seus objectivos, satisfazendo os seus clientes.

Plano de Marketing

Tomar decisões “no calor do momento” pode resultar para pilotos de Fórmula 1, mas não tanto para um negócio. Todas as actividades de marketing da sua empresa vão constar de um rigoroso Plano de Marketing, com prazos e orçamentos por objetivo e resultados esperados por acção, feito a pensar no melhor para o seu negócio.

Proposta USP

O que há no seu negócio que o torna diferente dos demais? Porque deve um cliente escolhê-lo a si em vez de optar por um concorrente? Vamos trabalhar consigo para descobrir o que torna o seu negócio único, e garantir que não passa despercebido. A isto chamamos USP (unique selling proposition, ou proposta única de valor).

Negociação

Em qualquer relação de troca de valor, todas as partes devem ficar a ganhar. Com uma boa negociação, todas as partes sentem que ficaram a ganhar. Feita por nós, a negociação irá garantir que o processo de troca de valor com a outra parte continuará a salvaguardar os interesses e objectivos do seu negócio…e ainda deixar a outra parte contente com isso.

Copywriting

Já alguma vez leu a descrição de um produto e ficou a achá-la maçuda, pouco apelativa, e até incorrecta em termos de português? Pois é, faltou um bom copywriter. O copywriting consiste num conjunto de técnicas usadas para escrever textos persuasivos para marketing e vendas. A ideia é que o consumidor leia conteúdos que o façam querer tomar uma acção especifica, como pesquisar sobre o seu produto ou registar-se para receber uma newsletter.

E-commerce

Na era em que a venda online é indispensável e integra a experiência “omnicanal”, ajudamos a escolher entre as diversas soluções, a ser encontrado nas pesquisas dos clientes, a canalizar tráfego e visitas para os locais pretendidos e a optimizar a experiência do cliente nas suas plataformas digitais – para que a compra seja memorável e se repita por muitos, longos e bons!

Blog

Trata-se de uma plataforma inspirada nos antigos diários, em que pode publicar informação mais detalhada, vídeos, imagens e links relacionados com o seu negócio, que vão tornar a sua empresa mais humana e aumentar as visualizações do seu website.

Trade Marketing

Vender bem não é só ter o melhor produto. Fisicamente ou online, os pontos de contacto com os consumidores devem ser profissionais. A sua equipa está preparada para atender os seus clientes? Sabe sorrir, escutar, falar de forma cortês e persuasiva? Tem argumentos prontos e eficazes? A sua loja é bonita, apelativa para os consumidores? A relação com os fornecedores, parceiros e distribuidores funciona? Estamos aqui para garantir que sim.

Branding

Uma marca forte e diferenciadora é o que lhe permite ter clientes fiéis, dispostos a pagar mais do que a média. Quanto mais o cliente souber associar o seu negócio a palavras, imagens, símbolos e sons que o cativem, mais se sentirá envolvido com a sua marca. Mas não pense que uma boa marca se constrói facilmente – criar uma marca tem muito que se lhe diga, e nós sabemos bem o que dizer.

CRM

Pense na sua relação com os clientes como qualquer outra relação que mantém com uma pessoa. Se essa pessoa sentir que não é importante para si, a relação arrisca-se a acabar. O CRM consiste numa estratégia que vai ajudar a conhecer, entender e antecipar as necessidades dos seus clientes, para fidelizá-los e gerar mais oportunidades de lucro – alimentando a relação. A personalização do atendimento e da comunicação é fulcral para o sucesso destes objectivos, e acontece através de um relacionamento a médio e longo prazo com o consumidor ou cliente.

Redes Sociais

Além de poder alcançar novos clientes, as redes sociais permitem que os clientes que já tem sigam o seu negócio, ficando a par de quaisquer novidades que deseje partilhar com eles: de promoções a eventos, passando por mudanças de horário ou lançamento de novos produtos. Mas têm os seus segredos! Vá por nós.

Newsletter

Para se manter na recordação e apreço dos seus contactos, é boa ideia enviar-lhes Newsletters, ou Boletins Informativos. Estes são publicações regulares com conteúdos atractivos, que detalham o que há de novo e o que está para vir no seu negócio. Se as newsletters são das ferramentas de comunicação mais eficazes em pequenos negócios, imagine em grandes.

SEO

Já alguma vez pesquisou por um negócio na Internet e teve dificuldade em encontrá-lo? É sinal de que o que procurava não estava optimizado para motores de busca. Não queremos que isso lhe aconteça! Os conteúdos e a estrutura do seu website serão criados para garantir a sua melhor posição nos resultados dos motores de busca – ajudando clientes que já o conhecem a encontrá-lo facilmente, e novos clientes a descobri-lo pela primeira vez.

Website

Hoje em dia, se quer saber algo sobre um dado negócio, o primeiro instinto é procurá-lo na Internet. Com o nosso apoio, sabe que terá um website à sua medida, que represente o seu negócio devidamente para quem o pesquise e que faça chegar os clientes aquilo que desejar transmitir-lhes.

Conteúdos

Nem só de produto vive o consumidor. Prova disso é haver tantos fãs a declarar publicamente o seu amor a marcas. Ora, não há valor emocional para o consumidor ou cliente sem conteúdos – sobre pessoas, eventos, experiências, ou simplesmente informações relevantes. Os conteúdos de qualidade são originais, dinâmicos e partilháveis. Embora possam ser diferentes conforme os alvos a atingir, as mensagens têm de ser sempre coerentes com o posicionamento da marca – algo que nós garantiremos.

Atendimento e Imagem

O profissionalismo no atendimento ao cliente é essencial, mas ninguém nasce ensinado. O nosso trabalho vai permitir-lhe a definição clara de objetivos, o estabelecimento de procedimentos para que as suas equipas lidem com as situações e a selecção, formação e motivação dos seus comerciais. Nem todos os clientes vão ser simpáticos e afáveis; alguns não estão para conversas e outros gostam de “reclamar”. Um profissional de atendimento ao cliente treinado por nós saberá como apelar aos primeiros e como acalmar os segundos.

Relações Públicas

Um diálogo tem dois sentidos. Escutar o que clientes, órgãos de comunicação, parceiros e poderes públicos e privados têm para dizer, compreendêlos, dar-lhes atenção e aceitar as suas recomendações pode abrilhantar a sua empresa e até reconquistar quem parecia perdido. Por isto, vamos garantir que as linhas de comunicação com os seus stakeholders nunca se fecham.

Publicidade

É a comunicação paga, nos media, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo de promover bens, serviços, ideias, princípios, iniciativas ou instituições. A criatividade é nossa, os louros são seus.

Design

Um visual criativo e apelativo torna qualquer mensagem mais eficaz. Tudo comunica, portanto nunca descuremos o factor estético: no escritório, na loja, no logotipo, nas brochuras e flyers, no website, nos produtos, nas embalagens… e nos sorrisos dos que gostam de ver tudo isto.

Vídeo

Há momentos, frases e testemunhos que só um vídeo consegue traduzir. É mais credível, próximo e eficaz do que quase tudo. Connosco, pode contar para a redacção dos guiões, a gravação, produção, edição, processamento e reprodução de vídeos, que vão ajudar a mostrar aos outros tudo o que o seu negócio tem para contar.

Fotografia

Será muito mais fácil escolher um restaurante com fotografias do espaço e da comida, certo? E quanto mais atractivas as fotografias, maior a nossa vontade de experimentar. Com isso em mente, a nossa equipa vai captar em imagem os momentos únicos do seu negócio – com um toque de aperfeiçoamento digital, quando necessário.

Alvos e Posicionamento

Os alvos são os nossos compradores potenciais prioritários, bem definidos por critérios geográficos, demográficos, socioeconómicos e psico-comportamentais, entre outros. O posicionamento é o conjunto de traços principais e distintivos da imagem da organização e do produto, serviço e/ou marca, que permitem ao público identificá-lo, situá-lo e diferenciá-lo dos outros no mercado (por exemplo: o mais caro, o de melhor qualidade, o mais afável, etc.). Se só pudesse dizer uma coisa sobre a sua oferta ao seu público-alvo, o que seria? Nós saberemos ajudar nesta escolha!