Meios&Publicidade

A Produções Fictícias (PF) apresentou ontem, em conferência de imprensa, uma nova estrutura e estratégia. PF Agência, PF Original, PF Empresas, PF New Media, PF Júnior, PF Formação e PF Produção são os sete departamentos autónomos que, interligados, representam o novo modelo da produtora. A PF ambiciona, assim, afastar-se do vínculo meramente humorístico e ser reconhecida como uma rede criativa que, para além de produção humorística, intervém em diferentes áreas (produção juvenil, teatro, literatura), faz agenciamento de artistas e projectos, descobre novos talentos e dá seguimento a projectos que lhe são propostos por outras entidades.
Recordando que “os autores da PF já não são forçosamente humoristas”, Nuno Artur Silva, administrador da produtora, diz que é na área da ficção que quer marcar uma presença mais assídua e “singrar”. “2009 é o ano da escrita de guiões, donde serão escolhidos um ou dois que possam ser adaptados a cinema. Lançámos um desafio interno no sentido de sermos pro-activos na escrita para cinema”, revela. Em 2010 poderá haver uma entrada da PF na produção de cinema, “não sei se sozinhos ou acompanhados”, deixa escapar Nuno Artur Silva sem adiantar mais pormenores.
“As mudanças exigiam uma resposta da nossa parte o que implica um reposicionamento. Não somos só uma empresa de escrita ou produção. Somos isso tudo, uma criative network. Ter áreas de trabalho definidas para cada estrutura será a melhor forma de apresentarmos soluções e propostas que impliquem conteúdos produzidos de raíz que possam passar nos vários meios”, afirmou o administrador das Produções Fictícias.
Com uma equipa administrativa de 10 pessoas e uma vasta rede de autores associados e agenciados, neste novo modelo de organização cada departamento terá uma área de actuação específica. PF Agência promoverá autores associados e outros que sejam agenciados para projectos pontuais. PF Original ficará responsável pela criação e desenvolvimento de conceitos e pela escrita de conteúdos para os suportes tradicionais. PF Empresas fará o contacto directo com empresas e marcas comerciais, prestando serviços e apresentando serviços nas áreas de Eventos, Publicidade e Branded Content. PF Pub comunicará produtos ou marcas para as empresas. PF Formação partilhará o conhecimento dos autores da PF com novos talentos nos workshops promovidos pela produtora. E, por último, o PF New Media produzirá “conteúdos chave-na-mão” para as novas plataformas digitais como Internet e Mobile TV. Numa óptica multiplataforma, Nuno Artur Silva recorda que, apesar da televisão representar 70% do core das PF, a internet é o meio por excelência onde se encontra o seu target. Assim, a produtora tem, desde ontem, disponível um novo site em www.producoesficticias.pt, “um work in progress” agregador de todas as extensões da empresa.