17 de Novembro de 2009
Meios&Publicidade, por Ana Marcela
Niuu é o novo jornal “feito à medida” que desde ontem está a chegar aos lares alemães.O título foi criado por dois jovens empreendedores alemães, Hendrik Tiedemann e Wanja Oberhof, que argumentam ser este o primeiro jornal feito à medida na Europa. Numa primeira fase Niuu dirige-se aos estudantes, mas os empreendedores, notícia a edição online da Time, querem atingir um target mais alargado no futuro. Através de acordos de sindicância de conteúdos com 17 títulos internacionais – da Bild, ao The New York Times, ao Washington Post, passando pelo International Herald Tribune -, e conteúdos oriundos de outros 500 fornecedores, o Niuu coloca online à disposição dos subscritores uma série de artigos diversos. A partir daí o subscritor pode seleccionar os conteúdos que lhe interessam criando o seu próprio jornal, que será impresso e entregue ao domicílio no dia seguinte.Atingir uma circulação total de 5 mil exemplares nos primeiros seis meses é o objectivo, sendo que depois de Berlim está prevista a sua expansão a outras cidades alemãs e europeias. O jornal custa 1,80 euros, mas os estudantes pagam 1,20 euros.