O termo “modelo de negócios”, ou Business Model Generation, foi debatido durante muitos anos. A sua definição passa por descrever a lógica de criação, entrega e captura de valor de uma organização.
Em 2008, o consultor suíço Alexander Osterwalder desenvolveu a sua tese de doutoramento com base na definição concreta deste termo e compreendeu que era necessário criar algo que incentivasse a inovação, a co-criação e a prototização. Então, em conjunto com mais 200 consultores de todo o mundo, criou o modelo de negócio Canvas.
O Canvas é um modelo que permite visualizar tudo o que é relevante para o seu negócio numa única página. Está dividido em 9 áreas dentro de um quadro e ajuda a compreender a estratégia do seu negócio podendo projectar diferentes cenários para as suas ideias de negócio. Estas 9 áreas são:
SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES
O primeiro passo no desenvolvimento de um modelo de negócios é o espaço dos segmentos de clientes. Para tal, é necessária a compreensão do termo “segmento”, que se resume na definição de um nicho de clientes, e a garantia de que tudo está a ser desenvolvido na perspectiva do seu cliente.
OFERTA DE VALOR
Entende-se “valor”, neste caso, por “benefício”, sendo fundamental explicitar bem quais os benefícios que os seus produtos/serviços oferecem aos seus clientes. A determinação deste parâmetro ajuda a que se analise o seu negócio face à sua concorrência.
CANAIS
Aqui são descritos os caminhos através dos quais a sua empresa comunica e entrega valor aos seus clientes. Estes podem ser canais de comunicação, vendas e/ou distribuição de produtos e serve para que o segmento definido anteriormente conheça e avalie a proposta de valor, efectue a compra e utilize o produto. Neste bloco, conseguimos compreender a importância do posicionamento estratégico num modelo de negócios.
RELACIONAMENTO
A definição de boas estratégias de relacionamento é essencial para a retenção de clientes. Este envolvimento com o cliente gera um maior destaque da sua empresa e uma maior rentabilidade para o seu negócio, uma vez que os seus clientes se sentem mais próximos da sua marca.
FLUXO DE RECEITAS
Aqui é apresentado como o seu cliente pagará pelos benefícios que ofereceu. Existe uma série de modelos que poderá utilizar, apenas tem de decidir qual o mais adequado ao seu negócio. Por exemplo venda de produtos/serviços, assinaturas, licenças, leilão, entre outros.
RECURSOS-CHAVE
Activos fundamentais para fazer o seu modelo de negócios funcionar. Alguns exemplos de recursos são: activos físicos, como máquinas ou instalações, e activos intelectuais, como patentes, recursos humanos, programadores ou atendimento.
ACTIVIDADES-CHAVE
Devem ser apresentadas quais as actividades que devem ser realizadas de forma constante para que o seu negócio funcione. Alguns exemplos de actividades-chave são: produção de bens, resolução de problemas, gestão de plataformas, vendas consultivas, desenvolvimento de produtos, entre outros.
PARCERIAS-CHAVE
Refere-se primordialmente aos seus fornecedores. Lista outras empresas que ajudam o seu negócio a entregar valor ao seu cliente, assim como todas as tarefas ou matérias-primas utilizadas para a concretização do mesmo.
ESTRUTURA DE CUSTOS
Por último, é necessária a descrição dos principais custos que têm peso financeiro e são derivados da operacionalização do modelo de negócio. Devem ter origem nos recursos-chave, actividades-chave e parcerias-chave. Por vezes é possível que os custos de canais também sejam considerados.

Fonte: Pereira, Daniel (2017). O Analista de Modelos de Negócios.
Ilustração: Querer Além
Imagem de Arek Socha no Pixabay