Sempre tive como objectivo pessoal, após terminar a licenciatura, prosseguir os meus estudos e ingressar num curso de mestrado que fosse do meu interesse.

E assim foi. Depois de terminar a minha licenciatura em Gestão de Empresas, decidi aprofundar os meus conhecimentos numa área inserida nesse mundo gigante que é a gestão.  Escolhi aquela que mais me fascina e me desperta maior curiosidade: o Marketing.

Depois de alguma pesquisa por cursos e universidades, decidi continuar a minha formação no Instituto Português de Administração de Marketing – IPAM Lisboa e sonhar em tornar-me Mestre em Gestão de Marketing.

Em Setembro de 2018, dei início à minha (então) nova aventura. O IPAM recebeu-me da melhor forma e desde cedo me senti acompanhada nesta caminhada pela aproximação que existe entre alunos, professores e funcionários.

Com uma visão institucional que alia a teoria com a parte prática, o IPAM aposta na experiência dos seus docentes e na constante interacção com as empresas. No que toca às cadeiras leccionadas, para além de interessantes, os regentes são pessoas inseridas no mundo profissional e com uma abordagem recente ao mundo a que nós alunos tanto ambicionamos pertencer. De acrescentar que, em todas as cadeiras – praticamente sem excepção – são elaborados trabalhos em conjunto com marcas de renome que nos permitem pensar “outside the box” e trabalhar de mãos dadas com o mundo profissional. Alguns exemplos de projectos em que pude participar foram: a elaboração de um plano estratégico para a marca brasileira Melissa, que pretendia posicionar-se no mercado Português; a construção de um projecto inovador para a Junior Achievement Portugal; a proposta de rebranding para a marca de produtos agrícolas Herculano; e a elaboração de uma iniciativa empresarial ligada à responsabilidade social corporativa, com o apoio da GRACE – Associação Responsabilidade Social Corporativa.

No segundo ano, e a frequentar apenas uma cadeira, tive a oportunidade de estagiar no Grupo Multipessoal na equipa de Marketing e Comunicação e foi, sem dúvida, um dos grandes pontos altos do meu estágio. Durante 4 meses, pude aprender e experienciar o que até então apenas sabia na teoria. Foi um início bastante positivo da minha experiência no mundo empresarial. Posso mesmo dizer que comecei com o pé direito.

No último semestre e em conciliação com o meu estágio na Querer Além, elaborei a minha dissertação de mestrado com o título “Os Antecedentes e Consequências do Brand Love: o contexto Português”. Foi uma experiência que apesar de trabalhosa me deu grande prazer fazer – pelo desafio que é contribuir com o nosso conhecimento para uma área pela qual nutrimos carinho e respeito, como é o caso do Marketing para mim.

Hoje, sou (quase) Mestre em Gestão de Marketing e estou agradecida ao IPAM Lisboa pela experiência positiva que tive e por todos aqueles que se cruzaram comigo neste processo tão importante e enriquecedor da minha vida.

Artigo escrito por: Inês Henriques Além

Imagem de Vasily Koloda no Unsplash.