Toptable na Internet com 37 restaurantes portugueses de Lisboa, Porto e Algarve
Os portugueses contam com uma nova opção: um site que permite realizar reservas com alguns cliques. Os portugueses contam com uma nova opção: é o Toptable (algo como a melhor mesa, em português), um site na Internet que permite realizar reservas nos principais restaurantes de Portugal com apenas alguns cliques. Toptable (www.toptable.com), número um em serviço de reservas on-line na Europa, apresenta milhares de estabelecimentos em 14 países e recebe três milhões de visitantes únicos por mês. Chegou a Portugal há pouco mais de um ano e já conta com 37 lojas associadas – são 13 no Algarve, 16 em Lisboa e oito no Porto. O serviço é gratuito para o consumidor – quem paga são os proprietários, que destinam aos donos do site de dois a quatro euros por reserva -, e permite-lhes pesquisar e reservar restaurantes com os mais variados preços e cardápios. O acesso, simples e rápido, disponibiliza informações completas sobre o estabelecimento, como se há climatização e estacionamento, além de fornecer preços, menus, mapa com a localização e o melhor: avaliação de outros clientes que frequentaram o restaurante. Luís Costa, de 48 anos, proprietário dos restaurantes 5 Oceanos e Dom Pomodoro, ambos em Lisboa, aderiu ao serviço há pouco mais de um ano. “Acho que cada vez é mais importante perceber as novas tecnologias. É um mercado”, avalia o empresário. Embora a clientela captada através do serviço on-line ainda seja pequena – são cerca de 30 reservas mensais -, Costa enxerga de forma positiva a novidade. “É mais uma ferramenta que temos e precisamos estar em todos os nichos de mercado”.
O perfil dos clientes que utiliza o serviço é variado, explica o empresário, mas a maioria tem entre 20 e 35 anos, justamente pessoas da geração Internet.
Quem também anuncia no Toptable é Viviane Durieu, de 60, proprietária do A Travessa, em Lisboa. A empresária conta que não costuma aderir a “todas as coisas que aparecem”, mas quando foi contactada pela equipa do site, há cerca de um ano, não hesitou em aceitar a proposta. “Trabalhamos com muitos clientes internacionais e vimos no Toptable mais uma maneira de eles terem acesso ao nosso restaurante. É sempre uma divulgação boa, num sítio que funciona e é sério”. Viviane Durieu não contabilizou quantos clientes recebeu por meio das reservas desde que aderiu, mas garante que todos meses “eles aparecem”. Embora pareça ser um serviço ainda pouco conhecido e, consequentemente, pouco utilizado pelos portugueses, tudo indica que Toptable veio para ficar: as mais de sete mil opiniões de clientes reais mostram que não é preciso perder a fome com filas em restaurantes.
Público Online, 29.06.2009
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