Através de uma parceria com o representante da tecnologia de ‘Mobile Eyetracking’, a Netsonda cria esta metodologia de avaliação que permite optimizar a arrumação dos produtos nos lineares. A tecnologia não é mais do que um “dispositivo móvel, semelhante a um par de óculos, que permite seguir, em tempo real, o movimento ocular do utilizador, enquanto este observa as prateleiras”, explica a empresa em comunicado. ‘O que viu’, ‘como viu’ e ‘por que razões escolheu’, são algumas das questões que o novo estudo da Netsonda, realizado em ambiente real de loja ou num cenário físico que o reproduza, procura responder. Assim como ajuda a perceber o que realmente capta a atenção do comprador na loja, a ordem e duração da visualização dos vários elementos e quais os que retiveram mais a sua atenção. “O objectivo é aumentar a eficácia da arrumação dos produtos no linear, medindo o impacto das cores, dos rótulos, das promoções, entre outros. Como se sabe, os compradores demoram poucos segundos a olhar e, cada vez mais, a escolha faz-se nas prateleiras. Estes óculos permitem identificar as causas do comportamento do consumidor no ponto de venda e, deste modo, optimizar a visibilidade das marcas. O impacto em vendas é directo”, explica Tiago Cabral, partner Netsonda.
HiperSuper, 17 de Novembro de 2010 às 09:00:27 por Rita Gonçalves
Imagem de mohamed hassan no PxHere