Logotipo Pingo DoceA marca própria que transmite mais confiança aos lisboetas é o Pingo Doce/Feira Nova, reunindo o consenso entre 56,6% dos habitantes desta região. São sobretudo os inquiridos com curso superior os que mais confiam nesta marca (69,0%). Segue-se no ranking de confiança o Continente/Modelo (47,2%), o Minipreço/Dia (21,2%), o Jumbo / Pão de Açúcar (16%),o Lidl (14,9%) e Intermarché/Mosqueteiros (8%).
Este é um dos resultados do estudo “O consumo de marcas próprias na área da Grande Lisboa”, levado a cabo pela Motivação. Neste estudo foram feitas 1557 entrevistas telefónicas. O estudo decorreu entre os dias 15 de Junho e 3 de Agosto a indivíduos de ambos os sexos, entre os 18 e os 65 anos de idade, residentes na área da Grande Lisboa.
O consumo de marcas próprias no último ano aumentou para 35,1% dos inquiridos, tendo-se mantido estável para 59,6% e diminuído em 5,3% dos casos. Foi no grupo etário dos 25-45 anos de idade, entre os desempregados, nos agregados com 4 ou mais pessoas e entre os consumidores com o ensino secundário ou superior que se verificou um maior aumento no peso de marcas próprias.
Marcas mais baratas (87,9%), as marcas próprias terem cada vez mais qualidade (29,7%), a relação qualidade/preço (4,8%) e o facto de existirem mais produtos em marcas próprias (4,6%) foram as principais razões apontadas pelos lisboetas para o aumento do consumo de marcas próprias. Detergentes e produtos de limpeza (15,9%), lacticínios (15,8%), produtos de higiene pessoal e cosmética (12,8%), outras mercearias (7,9%) e óleo, azeite e margarinas (6,2%) são os produtos menos consumidos em marca própria. E os motivos prendem-se, segundo este estudo, com o facto dos consumidores estarem habituados à marca que usam (53,5%), terem falta de confiança nas marcas próprias (25,3%) e detectarem diferenças na qualidade (25,0%).
17 de Setembro de 2009
Meios&Publicidade, por Maria João Lima
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