Briefing |
03-Dez-2009 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
L’Oreal, Unilever Jerónimo Martins e Modelo Continente lideram a tabela das empresas que mais investiram em publicidade em Portugal nos 10 primeiros meses do ano. O ranking traz novidades em 2009: a saída da Optimus do top 10 e a entrada da Sumol+Compal para a oitava posição. Os dados, do Mediamonitor, são relativos ao período compreendido entre Janeiro e Outubro de 2009 e foram comparados ao período igual do ano passado, pelo Departamento de Research da Nova Expressão. Nas três primeiras posições os nomes mantêm-se os mesmos, registando-se apenas a troca do primeiro e segundo lugares, entre a Unilever-JM (que até Outubro de 2009 investiu quase 132 milhões de euros em publicidade, a preços de tabela) e a L’Oreal Portugal (com mais de 154 milhões de euros investidos). Em 2008, até ao décimo mês do ano, a Unilever estava na primeira posição da lista e tinha investido 122,8 milhões de euros, enquanto a L’Oreal ocupava o segundo lugar, com o investimento publicitário a superar os 118,6 milhões de euros. As maiores novidades a apontar em 2009, até Outubro, são a saída da Optimus do top 10 dos anunciantes nacionais e a entrada da Sumol+Compal nesse mesmo ranking. Em Outubro do ano passado Optimus tinha investido em publicidade mais de 101 milhões de euros, e ocupava a quarta posição da lista. No ano corrente, entre Janeiro e Outubro, o investimento publicitário da operadora fixa-se em pouco mais de metade do valor de 2008, quase 55,5 milhões de euros. Já a Sumol+Compal que em 2008, no período em análise, ocupava a 16ª posição do ranking com mais de 44,5 milhões de euros investidos em publicidade, figura agora no oitavo lugar dos maiores anunciantes de 2009. Até Outubro a empresa investiu mais de 62 milhões de euros em publicidade.
Consulte a listagem:
AB Imagem de janjf93 por Pixabay |