A Google lançou a versão experimental do seu novo serviço Social Search, uma ferramenta que permite encontrar as informações publicadas pelo círculo de amigos de determinado utilizador, incluindo o que foi escrito em blogues e redes sociais como o Facebook ou o Twitter. Os nossos amigos colocam conteúdos nos seus blogues e nas redes sociais por onde se movem, e aquilo que o Social Search (disponível em Google Labs) vem fazer é agregar esses dados num único sítio. Ou seja, a informação já está toda online, é pública, e – com tempo e vontade – era possível recolhê-la toda. Mas com o Social Search isso passa a ser simplesmente desnecessário. Uma busca através do Google Social Search pela palavra “Caim”, por exemplo, mostra-nos, abaixo da expressão “Results from people in your social circle for Caim” [logo abaixo do índex de resultados tradicional], as considerações tecidas pelos nossos contactos acerca do mais recente livro de José Saramago. Em casos de buscas por cidades ou restaurantes, podemos perceber o que é que os nossos amigos acharam dos locais, podendo facilitar a vida aos utilizadores na altura de escolher um destino. Aquilo que a Google passará a fazer é construir um círculo social de contactos de determinado utilizador que estejam “linkados” a partir do Google Profile (uma ferramenta que permite controlar o perfil de cada um no Google), fundamental para o uso do novo serviço. Para criar ou editar o perfil, é necessário, primeiramente, entrar no Google Accounts e, em qualquer altura – a Google frisa sempre estes pormenores, temendo críticas à invasão de privacidade -, o utilizador poderá alterar ou apagar informação inserida no seu perfil. Os contactos registados no Gmail, no Google Chat, bem como os sites e blogues linkados a partir do Google Reader passarão igualmente a figurar nas buscas feitas. Marissa Mayer, vice-presidente do serviço de buscas da Google, tinha já fornecido alguns detalhes do serviço na conferência Web 2.0 de São Francisco, na semana passada. “Acredito que isto demonstra o nosso compromisso para com a inovação em pesquisas”, indicou então. A Google insistiu ainda que este novo produto é totalmente independente do acordo anunciado na semana passada com o Twitter para oferecer mensagens deste serviço de microblogging entre os resultados das suas pesquisas.
Público, 27.10.2009
Imagem de edar no Pixabay