O programa gratuito Media Smart, que visa ensinar crianças dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico a descodificar a publicidade, está a ser utilizado em 41 por cento das escolas portuguesas, foi hoje anunciado. Luísa Agante, docente do IPAM – The Marketing School, afirmou que esta percentagem é já muito representativa, uma vez que “os professores estão já cheio de projectos”.
O programa, acrescentou, “é uma iniciativa dos anunciantes que faz com que as crianças percebam que a publicidade não acontece por acaso”. Lançado em Portugal em 2008, este programa de literacia sobre a publicidade nos diversos meios de comunicação social fornece materiais educativos às escolas para que os professores possam ensinar as crianças a pensar de forma crítica sobre a publicidade no contexto das suas vidas diárias. Segundo Luísa Agante, que falava no âmbito do 6.º Seminário de Marketing Infantil, a decorrer hoje no Porto, é preciso ter em conta que, de acordo com estudos, “aos sete anos, as crianças já influenciam directa ou indirectamente 70 por cento das compras para o lar”. Ciente que as crianças “têm dinheiro para gastar, influenciam nas compras e são futuros consumidores, as empresas apostam na publicidade, através da promoção de eventos, divulgação dos produtos na televisão e Internet”, acrescentou.
O Media Smart é patrocinado pela indústria e apoiado pelos ministérios da Saúde e Educação, cabendo a cada uma das escolas a decisão de o usar ou não.
O especialista britânico em educação para os media David Buckingham afirmou não ter dúvidas que, aos sete anos, as crianças percebem que a publicidade na televisão tem fins comerciais, mas essa percepção da realidade já não acontece quando estão num jogo online, por exemplo. Distinguir factos de ficção, identificar e apreciar diferentes níveis de realismo, compreender melhor os mecanismos de produção e distribuição dos filmes de televisão, jogos, websites e filmes, bem como avaliar as mensagens comerciais dentro de programas são algumas das aptidões deste Smart Media.
Fonte: Lusa
- Briefing, 08 Abril 2011