Partilhamos consigo os passos que deve seguir para criar a sua estratégia de Redes Sociais para que o seu negócio obtenha as visualizações que pretende.

Ter uma estratégia de redes sociais é importante para organizar os conteúdos que vai partilhando com o seu público online e também porque permite controlar as acções que estão a ter êxito junto do seu publico e aquelas que estão a falhar.

Um conselho que lhe damos… quanto mais específico for o plano, mais eficaz será!

Como criar uma estratégia de redes sociais

Passo 1: Escolha objetivos de marketing nas redes sociais que se alinhem com os objetivos do seu negócio.

  • Defina objectivos S.M.A.R.T.;
  • Investigue quais as métricas que podem ser significativas para o seu Negócio.

Passo 2: Conheça o seu público-alvo.

Saber quem é o público-alvo do seu negócio e os seus interesses quando navegam nas redes sociais é fundamental na comunicação online. Só desta forma consegue criar conteúdo relevante que desperte nos seus potenciais clientes a vontade de gostar, comentar e partilhar as suas publicações. Não se esqueça que o seu objectivo é transformar os seus seguidores nas redes sociais em clientes rentáveis para o seu negócio.

Passo 3: Conheça os seus concorrentes.

É provável que os seus concorrentes já estejam a usar as redes sociais, o que significa que pode espreitar o que eles andam a fazer.

  • Realize uma análise competitiva;
  • Use as redes sociais para ouvir os seus clientes.

Dica: A Hootsuite é uma ferramenta de gestão de redes sociais que pode ser sua aliada. A partir desta plataforma, consegue configurar e controlar as suas publicações de todas as redes sociais que utiliza.

Passo 4: Faça uma auditoria nas redes sociais.

De tempo a tempo não se esqueça de fazer um balanço dos esforços realizados até ao momento nas redes sociais. Coloque as seguintes questões a si mesmo:

  • O que está a funcionar, e o que não está?
  • Quem está a envolver-se com o conteúdo?
  • Que redes usa o público-alvo?
  • Como é que a minha presença nas redes sociais se compara aos meus concorrentes?

Passo 5: Configure as suas contas e melhore o seu perfil

  • Decida quais as redes que vai utilizar;
  • Configure os perfis.

Dica: Utilize imagens de alta qualidade que respeitem as dimensões recomendadas para cada rede.

Passo 6: Encontre a sua inspiração

Embora seja importante que a sua marca seja única, pesquise e encontre inspiração em outros negócios.

  • Histórias de sucesso nas redes sociais;
  • As marcas favoritas nas redes sociais;
  • Pergunte directamente aos seus seguidores.

Passo 7: Crie o seu calendário de conteúdo para redes sociais

Partilhar conteúdos é essencial, mas é igualmente importante ter um plano em vigor para que as suas partilhas obtenham o máximo impacto.  

  • Defina o melhor horário para partilhar.

Passo 8: Avalie e ajuste a estratégia online, regularmente.

A estratégia nas redes sociais é um passo importante para o sucesso do seu negócio. Contudo, não deve assumir que vai acertar à primeira tentativa. À medida que começar a implementar o plano e a acompanhar os resultados, poderá descobrir que algumas estratégias não funcionam tão bem como esperava. Não desanime, rectifique e continue.

  • Reavalie, teste e faça de novo.

Para mais informações consulte o artigo completo aqui!

Fique atento aos próximos posts, com mais dicas e truques para utilizar nas plataformas digitais!

Fonte: Hootsuite

Imagem de Wokandapix no Pixabay