Consumidor mais cauteloso no pós-recessão
Um recente estudo da IGD revela que mais de metade (54%) dos consumidores do Reino Unido admitiram tornarem-se mais cautelosos no que diz respeito aos gastos no futuro, apesar da recuperação económica. As conclusões do estudo da IGD indicam que somente 5% dos consumidores prevêem voltar ao mesmo ritmo de consumo, enquanto 39% não pensam em mudar. Quanto inquiridos sobre o futuro das compras no retalho em 2012, muitos dos respondentes salientaram que farão algumas alterações. Cerca de 29% admitiu comprar mais nos discounts, 26% revelou preferência futura pelos mercados, enquanto 22% referiram que irão comprar mais online. “Os consumidores irão estar mais atentos em relação às opções a fazer no seu dia-a-dia”, admitiu Joanne Denney-Finch, chief executive da IGD. “Isto não significa que se registe uma quebra no consumo. Pelo menos metade dos inquiridos esperam ter acesso a alimentos de melhor qualidade em 2012, enquanto somente 7% são da opinião que a qualidade dos alimentos vai piorar. Assim, os consumidores mostram intenção de mudar os seus hábitos de consumo, procurando mais por menos, esperando que a produção e a distribuição continuem a oferecer mais valor”. O estudo da IGD concluiu, também, que, em 2012, 1/5 (37%) dos consumidores esperam poder comprar mais produtos locais/regionais, 34% salientam procurar mais alimentos que cumpram standards de defesa dos animais, enquanto 31% esperam ter oportunidade de adquirir mais produtos de comércio justo. “Os previsões dos consumidores nem sempre se cumprem e as companhias poderão sempre redireccionar as tendências ao responder com novas formas face às necessidades dos consumidores, refere Denney-Finch. “Este novo tempo é um desafio para a indústria, mas ao mesmo tempo uma oportunidade. Quanto mais o valor acrescentado, maior será a fidelidade do consumidor”.
Victor Jorge, Hiper Super
14 de Outubro de 2009
Imagem de Polina Zimmerman no Pexels