A CapGemini identificou quatro perfis dos compradores online em Portugal, no estudo Digital Shoper Relevancy: os Reluctant Digital Shoppers (3%), os Value-Conscious Digital Shoppers (19%), os Socially-Engaged Digital Shoppers (63%) e os True Digital Shoppers (15%). “As percentagens variam de forma ligeira da média apurada para o conjunto de 13 países analisados neste item – de respectivamente 11%, 29%, 41% e 19% -, sem contudo alterar a ordem de representatividade de cada um dos perfis”, revela as conclusões do documento, disponíveis no site da ACEPI, associação da economia Digital. No geral, as recomendações e as comparações de preços são importantes para o consumidor português. Quando chegam a uma loja online, os portugueses gostam por exemplo de ter “ajudas visuais”, nomeadamente a possibilidade de ampliar a imagem do produto, rodar, ver pormenores. Os portugueses valorizam ainda a variedade de opções relativamente aos meios de pagamento, as possibilidades de entrega, a informação sobre as possibilidades de devolução e de reclamação.
HiperSuper, 19 de Novembro de 2014 por Rita Gonçalves