Segundo o mais recente Barómetro da Distribuição 2010, divulgado pela TNS Espanha, 71% dos compradores não foi capaz de mencionar um estabelecimento secundário para realizar as suas compras. O estudo da consultora conclui que os compradores online são muito mais fiéis do que quem compra offline, revelando que dois em cada três “e-compradores” compram sempre no mesmo site. Esta fidelidade não é, contudo, reconhecida, na compra tradicional, onde 87% dos compradores declarou possuir mais de um estabelecimento habitual, procurando os melhores preços em várias lojas. A compra na Internet tem vindo a crescer nos últimos anos e já mais de 1 em cada 10 utilizadores da World Wide Web realiza compra de produtos alimentares, perfumaria e drogaria no online. O perfil do comprador online é diferente do tradicional: o primeiro, diz a consultora, tem uma média de idade de 42 anos, enquanto a média de idade do segundo é superior em 10 anos. Por outro lado, enquanto as compras em lojas físicas são efectuadas 94% por mulheres, nas compras online essa percentagem fica mais equilibrada (homens 50,4%, mulheres 49,6%). A análise da TNS salienta ainda que o aspecto mais valorizado numa compra online é a entrega da compra ao domicílio e o estado dos produtos aquando da entrega, além da pontualidade e horário de entrega.

Hiper Super, 13 de Outubro de 2010, por Victor Jorge

Imagem de mohamed hassan no PxHere