Apresenta-se e felicita-se o projecto inovador do Luís Lima: http://breakingmarketing.blogspot.pt/
“O Breaking Marketing & Design é um website que procura posicionar-se como trend spotter, congregando notícias, entrevistas, projectos de investigação e artigos de opinião acerca de Tendências de Design aplicadas ao Marketing e à Comunicação.
Agora que o nome do Breaking Marketing and Design foi mencionado quatro vezes em quatro frases – exemplificando o fenómeno da matraqueagem –, podemos passar, então, a responder a perguntas adicionais que julgamos importantes para a compreensão deste projecto. Estas questões também podem ser encontradas na página FAQs do site.
Como surgiu o projecto?
O “Breaking Marketing & Design – Tendências de Marketing e Comunicação” constitui a concretização prática do trabalho de investigação levado a cabo no contexto da unidade curricular de Projecto da Licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. A motivação para a execução deste projecto partiu do interesse pessoal do autor no design como ferramenta de comunicação.
Porquê este título?
O título do website pretende fazer referência às tendências, à inovação, a tudo quanto seja disruptivo ou “outside the box” (“breaking”), ao mesmo tempo que refere clara e directamente as duas disciplinas que se pretende integrar (Marketing e Design).
Marketing, Comunicação e Design: que relação?
Trata-se de uma relação estreita, umbilical, sinergética e interdependente. É algo que a se responderá de forma menos abstracta com o decorrer das publicações.
O que é uma tendência?
Tendência refere-se a uma mudança no estilo ou nos gostos, mas também se estende a processos emocionais e intelectuais que podem influenciar uma quantidade significativa de pessoas e organizações.
O que é um trend spotter?
É aquele que desenvolve a actividade de trendspotting. Ou seja, de uma forma simplificada, é quem procura obter, antecipadamente, informações sobre o que vai ser tendência.
O que é o Design?
Perguntar o que é o Design é como perguntar por que razão o céu é azul: parece simples, mas não é fácil de explicar, apesar de todos os dias nos depararmos com ele. Quando falamos em design estamos a falar sobre a relação do Homem com tudo o que o rodeia. É forma, função, estética e, sobretudo, um processo de identificação e resolução de problemas.
Como posso aplicar o Design no Marketing e na Comunicação?
É uma pergunta que, provavelmente, nunca terá uma resposta definitiva e fechada, porquanto os processos do chamado “Design Thinking” todos os dias se deparam com novos problemas para os quais encontram, todos os dias, novas soluções. Podemos dizer com uma dose razoável de certeza que as aplicações do design são tão infinitas quanto a criatividade e a evolução da Humanidade. No entanto, dentro da temática deste website podemos falar em design aplicado ao logótipo, ao produto, à embalagem, às formas de lançamento de novos produtos, ao ponto de venda, ao uniforme de colaboradores, aos anúncios publicitários, ao website e tantas outras aplicações criativas que ainda desconhecemos e que pretendemos descobrir.”
Texto: Luís Lima
Fotografia: Luís Lima