Consumo de energéticas ascende para os 700 milhões de litros em 2012

As vendas de bebidas energéticas aumentaram 11%, para os 487 milhões de litros, valendo 3,757 mil milhões de euros, de acordo com a consultora Zenith International. A consultora antecipa que, nos próximos anos, o crescimento anual deverá ficar-se pelos 8%, elevando o consumo para os 700 milhões de litros em 2012.
“Competição intensificada, suportes de marketing e o aumento da aceitação do consumidor, assim como a fidelidade foram factores chave para o corrente crescimento”, afirmou Gary Roethenbaugh, director de Market Intelligence da Zenith. “Os fabricantes extenderam a distribuição e desenvolveram artigos mais mainstream, alcançando um maior número de grupos de consumo. O que resultou numa mudança no retalho”, acrescentou.
Os três maiores mercados em 2007 foram o Reino Unido, Alemanha e Espanha, que juntos contabilizam 56% do volume da Europa Ocidental. França foi o mercado que mais cresceu (22%), seguido da Irlanda, Dinamarca e Espanha.
As bebidas energéticas têm beneficiado da influência de grandes industriais, com a Red Bull ao comando, com 60% do consumo em volume. A Burn e Relentless, da Coca-Cola, ocupam o segundo e quinto lugar respectivamente. A Shark e Effect estão em terceiro e quarto.
As dez maiores marcas foram responsáveis por 75% do total de volume em 2007. Os produtos feitos à base de cafeína e taurina representam 74% de quota.
HiperSuper
14 de Novembro de 2008
Imagem de Artem Beliaikin no Pexels