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“Ligeiro recuo nas vendas a retalho”

Hiper Super
30 de Outubro de 2008

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Setembro, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e da sazonalidade, diminuíram 0,3% em termos homólogos (+1,1% em Agosto). O decréscimo do índice agregado foi determinado pela variação de -1,7% (-0,7% em Agosto) registada no comércio de produtos não alimentares que mais compensou o crescimento de 1,3% verificado no comércio de produtos alimentares (3,2% no mês anterior).

A variação mensal das vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e do efeito da sazonalidade, foi de -2,1%, dois pontos percentuais (p.p.) inferior ao verificado em Agosto. O comércio de produtos alimentares apresentou uma variação de -1,6% (-0,3% em Agosto) e o comércio de produtos não alimentares registou uma redução de 2,5% (variação nula no mês anterior).

A variação média do índice agregado nos últimos doze meses, deflacionada e corrigida dos dias úteis e da sazonalidade, foi de 0,7%, superior em 0,1 p.p. à registada em Agosto. Em Setembro de 2008, quando comparado com o mês homólogo, o emprego no comércio a retalho cresceu 1,6%, valor inferior em 0,2 p.p. Ao observado no mês anterior.

Por sua vez, o emprego no comércio de produtos alimentares apresentou uma variação homóloga de 4,0% (3,8% no mês anterior), enquanto no comércio de produtos não alimentares esta variação foi de 0,1%, valor inferior em 0,4 p.p. à verificada em Agosto. A variação mensal do emprego no comércio a retalho foi de -0,2% (variação nula em Setembro de 2007).

O comércio de produtos alimentares registou uma variação mensal de -0,3% (-0,5% em Setembro de 2007), enquanto o comércio de produtos não alimentares apresentou uma variação de -0,1% (+0,3% em Setembro do ano anterior).

A variação média dos últimos doze meses manteve-se em 2,7%, idêntica à verificada nos últimos 3 meses.

No que diz respeito às remunerações brutas, em Setembro, aumentaram 5,6% em termos homólogos (4,6% em Agosto). A variação mensal do índice das remunerações foi de -2,5%, quando em Setembro de 2007 esta variação tinha sido de -3,5%. A variação média dos últimos doze meses foi de 6,4%, 0,1 p.p. inferior à registada em Agosto.

Em Setembro, face ao período homólogo do ano anterior, o volume de trabalho corrigido dos dias úteis, registou uma variação de 0,8% (variação nula no mês anterior).

O comércio de produtos alimentares registou uma variação homóloga de 3,8%, superior em 3,4 p.p. ao verificado no mês anterior, enquanto para os produtos não alimentares a taxa de variação homóloga foi inferior em 1,1 p.p. à registada em Agosto, tendo-se situado em -1,3%. A variação mensal do volume de trabalho corrigido dos dias úteis no comércio a retalho, foi de 2,5% (1,8% em Setembro de 2007), 6,4 p.p. superior à observada em Agosto. A taxa de variação média nos últimos doze meses situou-se em 1,5%, inferior em 0,1 p.p. à registada no mês anterior.

“Sony cede ao Corão para lançar novo jogo”

Hiper Super
30 de Outubro de 2008

A Sony cede à indignação de alguns sectores do Islão e vai lançar o novo jogo LittleBigPlanet com a banda sonora alterada. O produto, concebido para a PlayStation 3, chega às lojas nacionais dia 4 de Novembro, com um preço recomendado de 69.99 euros, informa a Sony Computer Entertainment Portugal. Nuno Markl empresta a voz a um produto que permitirá aos utilizadores criarem os seus próprios níveis, jogar em grupo e compartilhar conteúdos com outros parceiros. Durante um período limitado, serão disponibilizados um fato gratuito para o Super-Homem e uma t-shirt “I Was There Week One”, ambos para o Sackboy.

Em meados de Setembro, um indivíduo muçúlmano que jogava a versão experimental enviou um comentário para o fórum da Play Station, onde argumentava que “misturar música com frases do Corão podia ser considerado altamente ofensivo para com os muçúlmanos”, numa alusão a duas frases do livro sagrado reproduzidas na banda sonora do jogo. Manzoor Moghal, do Fórum Muçúlmano, considerou que “as palavras do Corão não devem estar presentes em músicas porque as palavras são vistas como vindas directamente de Deus”.

Em reacção, a distribuidora japonesa apressou-se a efectuar “uma recolha global para garantir que não há maneira possível de ofender seja quem for”, nas palavras de porta-voz da empresa citado pela BBC Online. Foi também anunciada a decisão de adiar o lançamento mundial do LittleBigPlanet, então previsto para 17 de Setembro, e apresentadas “sinceras desculpas por qualquer ofensa que possa ter causado”, segundo a nota publicada no site oficial do jogo. A resposta do Fórum Muçúlmano não se fez esperar: felicitou a Sony “pela acção decisiva de retirar os jogos imediatamente e relançar uma nova versão que não ofende os muçúlmanos”.

Em Junho de 2007, o decano da Catedral de Manchester, Rogers Govender, considerou “altamente irresponsável” a escolha daquele lugar de culto como palco para a encenação de um tiroteio entre dois grupos armados com um saldo de mais de 100 mortos, no contexto do jogo “Resistance: Fall of a Man”, também para a Play Station 3. A Igreja Anglicana aproveitou para pedir à Sony uma “doação significativa” a organizações religiosas de caridade, e exigiu que a “cortesia, o respeito pela dignidade do sujeito, e admitir os erros quando eles são cometidos” fossem uma realidade no universo dos videojogos. A Sony apressou-se a escrever uma carta aos responsáveis da Catedral, pedindo desculpas por eventuais ofensas e garantindo que o jogo não passava de ficção científica com alvos extraterrestres. O “Resistance: Fall of a Man” vendeu mais de um milhão de cópias, pois não chegou a ser retirado do mercado, contrariando a vontade da Igreja fundada por Henrique VIII.

“Auchan aposta na Natureza”

Hiper Super”
30 de Outubro de 2008

O grupo Auchan criou uma nova área de negócio: Jumbo Natureza. A primeira loja entrou em funcionamento no Almada Fórum, com uma área de 1.700 metros quadrados, contando uma vasta oferta nas áreas pet (animais de estimação), jardim e decoração interior e exterior, rondando o investimento os 1,5 milhões euros.

De acordo com José Carreiro, director do Jumbo Natureza, “este é um conceito de loja que reúne no mesmo espaço uma vasta oferta de produtos. São cerca de oito mil referências e caracteriza-se pelos serviços inovadores que coloca à disposição do cliente. O Jumbo Natureza, a par com o Jumbo de Almada, é o mais barato, artigo a artigo, na sua zona de influência”.

Contando com 4 caixas, os 19 colaboradores tiveram cerca de mil horas de formação, existindo 8.000 referências de produtos na loja.

“Metas Starbucks até 2015”

Hiper Super
30 de Outubro de 2008

Starbucks anunciou ontem treze metas a alcançar em 2015, no âmbito do projecto StarbucksTM Shared PlanetTM. Como parte deste compromisso, a totalidade do café comprado e utilizado pela Starbucks deverá ser cultivado com responsabilidade e comercializado de acordo com princípios éticos, 100% dos copos serão reutilizáveis ou recicláveis, a empresa vai ainda reduzir significativamente a sua pegada ecológica através da conservação de energia e água, vai apostar ainda na reciclagem e na construção verde e além de aumentar as horas de serviço comunitário/ano para um milhão.

“O Programa Starbucks Shared Planet não diz respeito apenas ao facto de sermos uma empresa socialmente responsável, o que pretendemos é acima de tudo reafirmar a liderança da Starbucks no comércio do café e junto das comunidades em que estamos presentes, ” afirmou Howard Schultz, presidente e director dxecutivo da Starbucks. “Embora se tratem de metas desejáveis, são metas concretas que nos vão ajudar e desafiar para sermos uma empresa melhor. Durante este período de instabilidade económica acreditamos ter a responsabilidade de prosseguir com os nossos compromissos de forma a mantermos as comunidades com quem trabalhamos fortes. Tenho orgulho no que estamos a fazer para permanecermos fieis aos princípios que orientam esta empresa”.

Algumas metas Starbucks para alcançar em 2015

Fornecimento ético:
Comprar 100% do café Starbucks a produtores que cumpram os princípios éticos da plantação e fornecimento do café, em vez dos actuais 65%.
Investir num futuro melhor para os produtores de café, assim como nas respectivas comunidades duplicando os fundos das organizações que oferecem os empréstimos aos produtores
Impacto pró-activo na mudança climática, com a oferta de incentivos aos produtores rurais visando a prevenção do desflorestamento. Programas-piloto com a Conservation International em Sumatra, Indonésia e Chiapas, México, serão lançados em breve.

A nível ambiental:
100% dos copos Starbucks vão ser reutilizáveis ou recicláveis
25% dos copos serão reutilizáveis
Aumento da reciclagem praticada nas lojas
Até 2010, 50% da energia usada nas lojas próprias vai ter origem em fontes renováveis
Até 2010, as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa serão reduzidas através do aumento em 25% na eficiência energéticas das lojas próprias.
Redução significativa do consumo de água
Em 2010 as novas lojas próprias terão selo verde
Liderar iniciativas de protecção às florestas tropicais como solução para o problema das alterações climáticas

“Ministério da Agricultura esclarece notícias sobre produtos tradicionais”

Hiper Super
30 de Outubro de 2008

Na sequência da notícia publicada no Público, no passado dia 27 de Outubro, com o título “Especialistas alertam para falta de protecção a produtores”, o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP), vem referir, em comunicado, alguns equívocos, “por manifesto desconhecimento da regulamentação comunitária e nacional nesta matéria”.

Assim, o MADRP esclarece que “a regulamentação comunitária que estabelece as regras relativas à higiene dos géneros alimentícios prevê a possibilidade de derrogar ou adaptar determinados requisitos e as condições em que Estados membros o podem conceder” e que “esta flexibilidade concedida pela regulamentação comunitária tem como objectivo conciliar uma elevada protecção do consumidor em matéria de segurança alimentar com a salvaguarda da manutenção dos processos tradicionais.
“Neste contexto”, refere o ministério liderado por Jaime Silva, “a concessão de derrogações, enquanto excepção ao regulamento, deve ser devidamente fundamentada por forma a demonstrar que estas não põem em causa a protecção da saúde dos consumidores”.

No restante comunicado por ler-se que “a tramitação do processo de pedido de derrogações recentemente instituído pelo Despacho normativo n.º 38/2008 de 13/08, decorre directamente da regulamentação comunitária. Assim, consoante os casos, as derrogações podem ser concedidas, ao nível individual ou geral, pelos Estados-membros, num número limitado de situações ou pela Comissão Europeia a pedido destes. Por outro lado, usando da flexibilidade concedida pela regulamentação comunitária, os alimentos com características tradicionais e métodos de produção tradicional, nomeadamente os produtos protegidos (DOP, IGP, ETG) são objecto de um processo de concessão de derrogações mais facilitado”.

“Com o objectivo de ajudar os operadores na fundamentação das derrogações, o procedimento instituído pelo DN 38/2008, permite que os requerentes possam apresentar os respectivos pedidos, ao nível individual ou de forma agrupada, através dos municípios, associações sectoriais ou associações de interessa local”, refere o MADRP, salientando ainda que, “uma vez que os produtores de produtos tradicionais protegidos devem ter um ligação aos agrupamentos responsáveis gestores da menção protegida, considera-se que já existem interlocutores privilegiados com a administração no âmbito deste processo.

O comunicado termina com o ministério a concluir que “neste contexto, considera-se que o processo está limitado ao mínimo que é imposto pela regulamentação comunitária pelo que não se exige mais do a Europa exige. Agora sim existem canais apropriados para resolver alguns das dificuldades que os produtores possam encontrar na aplicação da legislação comunitária em termos de segurança alimentar”.

“Estudo: Estratégia de Obama é semelhante à Nokia e a de McCain à da Apple”

Meios e Publicidade
28 de Outubro de 2008

Um estudo da Synovate resumiu a estratégia eleitoral de Barack Obama como sendo focado no “nós”, devido à forma como o candidato democrata associa a sua pessoa a vários temas-chave. Obama é visto como alguém que estabelece uma ligação com os eleitores, sobretudo nos assuntos relacionados com a saúde, a vontade de mudança, o Iraque e a educação. Ged Parton, CEO da Synovate, em declarações ao Brand Republic refere que “Obama associa-se a vários assuntos e mostra que ele é a resposta para eles, da mesma maneira que a Nokia vende-se a si própria promovendo os seus serviços e atributos”
De acordo com o mesmo estudo, John McCain continua a ser pouco referenciado no que diz respeito à economia. Aliás, McCain parece não ter uma forte ligação com os eleitores, com excepção da guerra do Iraque. De acordo com Parton, ” A abordagem de McCain à sua própria marca é focar-se nele, na sua experiência, no seu passado militar. Esta estratégia, que é perigosa, é também usada pela Coca-Cola Light e pela Apple”. Parton acrescenta que “a estratégia é caracterizada pela confiança de falar sobre ele próprio, em vez de falar de recursos ou benefícios”. O estudo inquiriu 1700 cidadãos norte-americanos recenseados e seguiu a metodologia eNation.

“Negócio de vestuário para deficientes vence Prémio Start 2008”

Público
30.10.2008

Num concurso onde os projectos tecnológicos costumam dominar, a We Adapt diferenciou-se com um negócio que quer realmente fazer a diferença. Quando falou ao PÚBLICO antes da cerimónia final do Prémio Nacional de Empreendedorismo Start, Miguel Ângelo Carvalho estava tudo menos convencido de que a sua ideia de desenvolver e comercializar on-line vestuário e acessórios para pessoas com necessidades especiais seria a vencedora. Havia, contudo, uma certeza nas palavras do engenheiro têxtil de 39 anos: “Quer ganhemos quer não, isto vai para a frente”. Ontem à noite, receberam um ‘empurrão’, ao ganhar o Prémio Start de melhor projecto empresarial. Traduzindo em cifras, são 50 mil euros, a incorporar no capital social da empresa.
Ao querer fazer a diferença “contribuindo para a inclusão de pessoas com necessidades especiais”, a We Adapt contrariou a tendência dominante dos projectos científico-tecnológicos no concurso organizado pela Universidade Nova de Lisboa, BPI e Optimus. Afinal, estes projectos não só costumam estar em maioria (este ano representavam 21,5 por cento das 500 candidaturas) como conquistaram o primeiro lugar nas duas edições anteriores, com a Food Metric e a Stemmatters.

A história da We Adapt começou quando Miguel Carvalho, professor na Universidade do Minho, foi desafiado por uma aluna romena para ser seu orientador numa tese sobre vestuário para deficientes. A ideia acabou por o conquistar e reuniu uma equipa de mais quatro pessoas, com proveniências tão diversas como a indústria têxtil, engenharia de polímeros, electrónica, mecânica, física e psicologia. Após três anos de estudos, a We Adapt conseguiu sair do papel e tem em andamento a sua primeira colecção de roupa para pessoas com necessidades especiais. Com a vitória no Prémio Start, “os custos da primeira colecção ficam quase cobertos”, realça Miguel Ângelo, afastando a necessidade de a empresa recorrer, pelo menos para já, a crédito bancário. Em Janeiro ou Fevereiro do próximo ano, a We Adapt vai fazer um desfile para apresentar a sua colecção de 38 peças ao público português, mas, em 2010, quer já ter à venda têxteis electrónicos para reabilitação, monitorização dos sinais vitais e electroestimulação muscular.
Recorrendo à Internet para as vendas e aos correios para a distribuição, a We Adapt está a canalizar os seus esforços para entrar no mercado norte-americano – uma estreia que conta já com o apoio do programa UTEN (University Tecnhonoly Enterprise Network) e da Cisco Systems. Apesar de querer actuar num mercado de nicho, a We Adapt vê no sector um potencial enorme. Basta olhar para os números: dez por cento da população mundial tem necessidades especiais. Requerendo um investimento de 180 milhões de euros, a We Adapt espera resultados positivos de 1,6 milhões no terceiro ano de actividade.


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Marketing Sensorial

Invoca o poder de todos os sentidos (tacto, visão, audição, olfacto, paladar) que os negócios podem despertar e estimular (através da beleza da decoração, do aroma agradável em loja, da textura dos produtos em exposição, de uma degustação cuidada, da melodia da música no local ou em suportes online) para agradar aos seus consumidores e clientes e levá-los, assim, à compra. Se já ouviu falar na importância do “ambiente em loja”, saiba que este assenta num bom Marketing Sensorial e faz toda a diferença.

Análise SWOT

As melhores decisões são tomadas quando sabemos todos os factos – sobre nós e sobre os outros. SWOT é um acrónimo curto que representa uma grande quantidade de informação que vai ser-lhe muito útil: as suas Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses), bem como as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que tem de enfrentar no ambiente que o rodeia.

Reuniões

Quando a prospecção corre de feição, o resultado desejado é a marcação das primeiras reuniões com os potenciais clientes. E há muitos cuidados a ter para preparar estas reuniões: como começar a conversa, o que dizer sobre nós, com que vestuário e aparência pessoal, em que situação (presencial, telefónica, por vídeo), que conteúdos informativos mostrar, que argumentos ter em carteira, como fazer a gestão da conversa e como cativar a outra parte até ao momento que interessa: o primeiro pedido de proposta. Deixe estes detalhes com quem sabe e gosta: nós!

Apresentações

Já sabe que não há uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Resumir em poucas palavras, imagens, sons e vídeos a excelência da sua proposta é uma mais-valia. Uma boa Apresentação Digital vai transmitir a quem a vir uma imagem de profissionalismo e criatividade que torna o seu negócio apelativo e memorável.

Prospecção

Quais poderão ser os seus futuros clientes? A prospecção assenta numa análise do mercado e da concorrência para listar nomes de empresas, cargos e contactos de pessoas concretas – que serão abordadas uma-a-uma, seja presencialmente, através de contactos comuns, por email, telefone, nas redes sociais online ou através de outras plataformas. Nessa abordagem, procura-se compreender necessidades por atender e oferecer soluções à medida. É difícil, é demorado, exige diplomacia, tacto e resistência – mas a boa notícia é que podemos fazê-lo por si.

Networking

A arte de conhecer pessoas relevantes para o seu negócio pede mais do que uma personalidade extrovertida. É preciso sentido de missão, uma pesquisa cuidadosa e os argumentos certos para identificar os melhores interlocutores. Este é o primeiro passo do caminho para fechar vendas: ter uma boa rede de contactos – algo que cultivamos constantemente.

Plano de Negócio

Não se parte para uma viagem sem uma rota em mente; por isso, não se começa um negócio sem um Plano de Negócio. Neste Plano apresentamos os cálculos de todos os custos envolvidos e fazemos uma estimativa das receitas, com prazos e prioridades associados ao seu negócio, para saber quanto e quando vai ganhar com as escolhas que fizer.

Fixação de Objectivos

Para orientar as decisões, é fundamental a formulação explícita e quantificada dos objectivos, para que se possa aferir, ao longo do tempo, se estão a ser atingidos, que desvios existem e como podem ser corrigidos. Dos tipos de objectivos de Marketing mais comuns, temos: objectivos quantitativos (volume de vendas, valor de vendas, número de consumidores e/ou clientes, quota de mercado, rentabilidade) e objectivos qualitativos (imagem de marca, satisfação dos clientes, reputação, serviço).

Posição Competitiva

Como é que a sua empresa vai responder às decisões dos concorrentes? Vai tentar apresentar um produto mais barato? Vai apostar num serviço de maior qualidade? Vai oferecer brindes, ou vai investir fortemente em publicidade?
Tudo isto depende da Posição Competitiva da sua empresa. Juntos, vamos defini-la para que o seu negócio ganhe vantagem face aos concorrentes.

Storytelling

Vamos supor que a sua empresa surgiu ao fim de mais de 20 anos de trabalho intenso na área. Vamos supor que, antes de começar a trabalhar com clientes, a sua preocupação foi aprender o máximo possível com os melhores do ramo, acumulando uma série de conhecimentos e experiências que fazem de si uma referência na área. Com muitas aventuras pelo meio! Não acha que o cliente poderá ter interesse em saber disso? Partilharmos a sua história, da forma certa ajuda criar uma conexão com os seus clientes, aproximando-os de si e – por acréscimo – dos seus produtos.

Estudo do Consumidor

Por consumo, entende-se o acto de apropriação e utilização (geralmente de carácter aquisitivo, implicando uma troca) de bens materiais ou serviços, por indivíduos ou organizações, com vista à satisfação de necessidades ou desejos. Chamamos “consumidor” ao indivíduo particular ou ao agregado familiar – que, na gíria profissional, constituem o “mercado B2C (business-to-consumer”). O estudo do consumidor é um micro-cosmos dentro do Estudo do Mercado, porque, diferentemente das organizações, os particulares compram de forma mais emotiva, exigindo uma atenção aprofundada às suas crenças, atitudes, valores, motivações e comportamentos – que podemos investigar com técnicas de pesquisa quanti e/ou qualitativas.

Estudo de Mercado

Quando falamos em “saber se há mercado para” preocupamo-nos com: quantos são, ou podem vir a ser, os indivíduos ou organizações que constituem a procura? Onde estão e como se caracterizam? Enquadram-se nos nossos interesses? Têm, por sua vez, interesse naquilo que queremos oferecer-lhes? Conhecem e utilizam os nossos concorrentes? Se sim, quais e que opinião têm deles, em comparação connosco? Que outros factores macro e microambientais afectam a sua procura? É a estas perguntas que o Estudo do Mercado procurará dar resposta.

Portfólio

Já fez trabalhos relevantes para o seu negócio, que demonstram a sua perícia e conhecimento da área? Então podemos ajudá-lo a compilá-los e expô-los – são uma óptima forma de divulgar o seu trabalho e conquistar novos clientes.

Marketing-Mix

Trata-se, sucintamente, do conjunto de decisões em torno dos chamados 4 P clássicos do Marketing: Produto, Preço, Praça (Distribuição) e Promoção (Comunicação) + os 3 P do Marketing de Serviços: Pessoas, Processos e Evidências Físicas. Em conjunto, estas variáveis vão ajudar a cumprir os seus objectivos, satisfazendo os seus clientes.

Plano de Marketing

Tomar decisões “no calor do momento” pode resultar para pilotos de Fórmula 1, mas não tanto para um negócio. Todas as actividades de marketing da sua empresa vão constar de um rigoroso Plano de Marketing, com prazos e orçamentos por objetivo e resultados esperados por acção, feito a pensar no melhor para o seu negócio.

Proposta USP

O que há no seu negócio que o torna diferente dos demais? Porque deve um cliente escolhê-lo a si em vez de optar por um concorrente? Vamos trabalhar consigo para descobrir o que torna o seu negócio único, e garantir que não passa despercebido. A isto chamamos USP (unique selling proposition, ou proposta única de valor).

Negociação

Em qualquer relação de troca de valor, todas as partes devem ficar a ganhar. Com uma boa negociação, todas as partes sentem que ficaram a ganhar. Feita por nós, a negociação irá garantir que o processo de troca de valor com a outra parte continuará a salvaguardar os interesses e objectivos do seu negócio…e ainda deixar a outra parte contente com isso.

Copywriting

Já alguma vez leu a descrição de um produto e ficou a achá-la maçuda, pouco apelativa, e até incorrecta em termos de português? Pois é, faltou um bom copywriter. O copywriting consiste num conjunto de técnicas usadas para escrever textos persuasivos para marketing e vendas. A ideia é que o consumidor leia conteúdos que o façam querer tomar uma acção especifica, como pesquisar sobre o seu produto ou registar-se para receber uma newsletter.

E-commerce

Na era em que a venda online é indispensável e integra a experiência “omnicanal”, ajudamos a escolher entre as diversas soluções, a ser encontrado nas pesquisas dos clientes, a canalizar tráfego e visitas para os locais pretendidos e a optimizar a experiência do cliente nas suas plataformas digitais – para que a compra seja memorável e se repita por muitos, longos e bons!

Blog

Trata-se de uma plataforma inspirada nos antigos diários, em que pode publicar informação mais detalhada, vídeos, imagens e links relacionados com o seu negócio, que vão tornar a sua empresa mais humana e aumentar as visualizações do seu website.

Trade Marketing

Vender bem não é só ter o melhor produto. Fisicamente ou online, os pontos de contacto com os consumidores devem ser profissionais. A sua equipa está preparada para atender os seus clientes? Sabe sorrir, escutar, falar de forma cortês e persuasiva? Tem argumentos prontos e eficazes? A sua loja é bonita, apelativa para os consumidores? A relação com os fornecedores, parceiros e distribuidores funciona? Estamos aqui para garantir que sim.

Branding

Uma marca forte e diferenciadora é o que lhe permite ter clientes fiéis, dispostos a pagar mais do que a média. Quanto mais o cliente souber associar o seu negócio a palavras, imagens, símbolos e sons que o cativem, mais se sentirá envolvido com a sua marca. Mas não pense que uma boa marca se constrói facilmente – criar uma marca tem muito que se lhe diga, e nós sabemos bem o que dizer.

CRM

Pense na sua relação com os clientes como qualquer outra relação que mantém com uma pessoa. Se essa pessoa sentir que não é importante para si, a relação arrisca-se a acabar. O CRM consiste numa estratégia que vai ajudar a conhecer, entender e antecipar as necessidades dos seus clientes, para fidelizá-los e gerar mais oportunidades de lucro – alimentando a relação. A personalização do atendimento e da comunicação é fulcral para o sucesso destes objectivos, e acontece através de um relacionamento a médio e longo prazo com o consumidor ou cliente.

Redes Sociais

Além de poder alcançar novos clientes, as redes sociais permitem que os clientes que já tem sigam o seu negócio, ficando a par de quaisquer novidades que deseje partilhar com eles: de promoções a eventos, passando por mudanças de horário ou lançamento de novos produtos. Mas têm os seus segredos! Vá por nós.

Newsletter

Para se manter na recordação e apreço dos seus contactos, é boa ideia enviar-lhes Newsletters, ou Boletins Informativos. Estes são publicações regulares com conteúdos atractivos, que detalham o que há de novo e o que está para vir no seu negócio. Se as newsletters são das ferramentas de comunicação mais eficazes em pequenos negócios, imagine em grandes.

SEO

Já alguma vez pesquisou por um negócio na Internet e teve dificuldade em encontrá-lo? É sinal de que o que procurava não estava optimizado para motores de busca. Não queremos que isso lhe aconteça! Os conteúdos e a estrutura do seu website serão criados para garantir a sua melhor posição nos resultados dos motores de busca – ajudando clientes que já o conhecem a encontrá-lo facilmente, e novos clientes a descobri-lo pela primeira vez.

Website

Hoje em dia, se quer saber algo sobre um dado negócio, o primeiro instinto é procurá-lo na Internet. Com o nosso apoio, sabe que terá um website à sua medida, que represente o seu negócio devidamente para quem o pesquise e que faça chegar os clientes aquilo que desejar transmitir-lhes.

Conteúdos

Nem só de produto vive o consumidor. Prova disso é haver tantos fãs a declarar publicamente o seu amor a marcas. Ora, não há valor emocional para o consumidor ou cliente sem conteúdos – sobre pessoas, eventos, experiências, ou simplesmente informações relevantes. Os conteúdos de qualidade são originais, dinâmicos e partilháveis. Embora possam ser diferentes conforme os alvos a atingir, as mensagens têm de ser sempre coerentes com o posicionamento da marca – algo que nós garantiremos.

Atendimento e Imagem

O profissionalismo no atendimento ao cliente é essencial, mas ninguém nasce ensinado. O nosso trabalho vai permitir-lhe a definição clara de objetivos, o estabelecimento de procedimentos para que as suas equipas lidem com as situações e a selecção, formação e motivação dos seus comerciais. Nem todos os clientes vão ser simpáticos e afáveis; alguns não estão para conversas e outros gostam de “reclamar”. Um profissional de atendimento ao cliente treinado por nós saberá como apelar aos primeiros e como acalmar os segundos.

Relações Públicas

Um diálogo tem dois sentidos. Escutar o que clientes, órgãos de comunicação, parceiros e poderes públicos e privados têm para dizer, compreendêlos, dar-lhes atenção e aceitar as suas recomendações pode abrilhantar a sua empresa e até reconquistar quem parecia perdido. Por isto, vamos garantir que as linhas de comunicação com os seus stakeholders nunca se fecham.

Publicidade

É a comunicação paga, nos media, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo de promover bens, serviços, ideias, princípios, iniciativas ou instituições. A criatividade é nossa, os louros são seus.

Design

Um visual criativo e apelativo torna qualquer mensagem mais eficaz. Tudo comunica, portanto nunca descuremos o factor estético: no escritório, na loja, no logotipo, nas brochuras e flyers, no website, nos produtos, nas embalagens… e nos sorrisos dos que gostam de ver tudo isto.

Vídeo

Há momentos, frases e testemunhos que só um vídeo consegue traduzir. É mais credível, próximo e eficaz do que quase tudo. Connosco, pode contar para a redacção dos guiões, a gravação, produção, edição, processamento e reprodução de vídeos, que vão ajudar a mostrar aos outros tudo o que o seu negócio tem para contar.

Fotografia

Será muito mais fácil escolher um restaurante com fotografias do espaço e da comida, certo? E quanto mais atractivas as fotografias, maior a nossa vontade de experimentar. Com isso em mente, a nossa equipa vai captar em imagem os momentos únicos do seu negócio – com um toque de aperfeiçoamento digital, quando necessário.

Alvos e Posicionamento

Os alvos são os nossos compradores potenciais prioritários, bem definidos por critérios geográficos, demográficos, socioeconómicos e psico-comportamentais, entre outros. O posicionamento é o conjunto de traços principais e distintivos da imagem da organização e do produto, serviço e/ou marca, que permitem ao público identificá-lo, situá-lo e diferenciá-lo dos outros no mercado (por exemplo: o mais caro, o de melhor qualidade, o mais afável, etc.). Se só pudesse dizer uma coisa sobre a sua oferta ao seu público-alvo, o que seria? Nós saberemos ajudar nesta escolha!